A Expo Abióptica, maior evento óptico da América Latina, acontece entre os dias 10 e 13 de abril de 2018 (de terça a sexta feira), no Transamérica Expo Center, em São Paulo. A 16ª edição reunirá importantes marcas nacionais e internacionais e deve atrair centenas de empresários, executivos, lojistas e outros profissionais do segmento. “A expectativa é aumentar em 10% o valor de negócios gerados na exposição em relação ao ano passado. Além disso, espera-se mais de 13 mil visitantes e mais de 16 mil visitações” destaca Bento Alcoforado, presidente da Associação Brasileira da Indústria Óptica – Abióptica.
Entre as novidades, estão atrações como o Eyewear Brands – um espaço dedicado as marcas Premium que estão disponíveis hoje no mercado mundial, onde os visitantes terão acesso aos principais óculos e marcas referência em luxo, moda e modernidade; o Eyewear Fashion – voltado para inovação, trará desfiles das principais marcas do mercado brasileiro e tendências mundiais; e o Abióptica 20 anos – espaço voltado à história do setor óptico e ao lançamento do livro “Abióptica 20 anos”. Neste ano, haverá ainda o lançamento do Prêmio Visionários da Óptica, que reconhecerá em 2019 o profissional, a empresa e jovem talento do segmento óptico.
Esta edição contará ainda com um aplicativo inédito que trará facilidades para os visitantes e tornará a participação mais eficiente para fechar negócios. Entre elas, uma planta interativa que traçará rotas de um expositor para outro; lembretes de palestras e outros acontecimentos da exposição; e notícias em tempo real sobre tudo o que está acontecendo no evento. Para obter o aplicativo, acesse a loja de aplicativos do celular e procure por Expo Abióptica 2018.
Como em todos os anos, a Expo Abióptica vai oferecer muitas oportunidades de capacitação para os profissionais do setor, com temas indicados pelos próprios associados, em pesquisa realizada pela Abióptica. Assim, as tradicionais palestras do Saber Abióptica abordarão assuntos relacionados à marketing, vendas, gestão de pessoas, motivação e tendências. Também haverá apresentações de Painéis de Discussões com debates sobre mercado, envolvendo importantes players do setor; já o Espaço Saúde Ocular da Fundação Abióptica disponibilizará uma prestação de serviço com ações e orientações relacionadas aos cuidados com a visão.
Clube Abióptica de Benefícios
No entanto, a grande novidade será o lançamento do Clube Abióptica de Benefícios. A iniciativa é uma plataforma de serviços que oferecerá vantagens aos micro e pequenos varejistas, como descontos em produtos ópticos e outros inúmeros serviços, tais como planos de saúde, passagens aéreas, hospedagem, locação de veículos, entre outros. A adesão pode ser realizada durante a Expo Abióptica e o empresário já poderá sair usando os benefícios. A meta, durante a exposição, é cadastrar cerca de sete mil empresas do varejo óptico. “Além de oferecer muitos benefícios, a intenção é aproximar a Abióptica dos mais de 23 mil pontos de vendas espalhados pelo Brasil e fortalecer a relação entre todos os elos da cadeia óptica”, destaca Bento Alcoforado.
Campanha 2018
Para este ano, o evento abordará o tema “A hora é agora” – uma referência ao mercado óptico que nos últimos meses recuperou seu crescimento e vem somando números positivos de forma acelerada.
Segundo Alcoforado, 2015 e 2016 foram anos de inúmeras dificuldades para a economia brasileira e no setor óptico não foi diferente. “No entanto, o faturamento cresceu 7,4% em 2017, na comparação com o ano anterior, e as vendas totalizaram R$ 21,04 bilhões. Foi o primeiro aumento desde 2015”, conta. Ainda sem projeção oficial, a associação espera crescimento torno de 5% no faturamento do setor para 2018.
Serviço:
Local: Transamerica Expo Center
Data: 10 a 13 de abril
Horário: das 13h às 21h, de terça a quinta-feira. Sexta-feira, das 13h às 19h.
Site: www.expoabioptica.com.br