Ainda em 2021 e em parceria com a WTorre, o Grupo Baumgart anunciou novos projetos para a região de 600 mil m² onde está localizado o Expo Center Norte (ECN).
Além do centro de exposições, a área conta com os shoppings Lar Center e Center Norte, e o Novotel Center Norte. Na época o grupo disse que pretendia utilizar este espaço para a construção de prédios comerciais e residenciais, lojas, restaurantes, hospital e uma Arena Multiuso.
Nesta semana foi dia do Grupo atualizar o andamento das obras, bem como o seu planejamento e detalhes por meio de uma coletiva de imprensa.
“O momento do mercado é positivo. O Expo Center Norte é uma parte importante de projeto muito maior que deve se estender ao longo dos próximos 10 anos”, explicou Paulo Ventura, Diretor do ECN.
O masterplan apresentado começa com investimentos no que chamam de âncoras do projeto, como é o caso da Arena, que teve sua construção anunciada e conta com a parceria da WTorre.
A Arena terá capacidade para um público de até 25 mil pessoas e estará apta para receber eventos esportivos, shows e etc. O segundo investimento será a modernização do Shopping Center Norte, que levará dois anos e iniciará pelo erguimento de um deck park.
Na sequência o investimento será no Shopping Lar Center, com uma obra que pretende transformar a área da praça de alimentação, elevando suas ofertas gastronômicas.
Para o Expo Center Norte o trabalho será em duas etapas. A primeira, que já teve início, é melhorar os serviços para expositores e visitantes. A segunda etapa será transformar o ECN em um equipamento mais moderno.
No mês de janeiro também teve início no ECN uma nova operação de A&B com a AR Fast Food, especializada em grandes eventos.
Como representante de grandes marcas como McDonald’s, Bob’s, Patroni e Giraffas, a AR Fast Food presta serviços com foco em pratos rápidos e grande escala, desde a Praça de Alimentação, passando por serviços para estandes, restaurantes e serviços diversos para sala, como coffee break, almoço, coquetel, jantar etc.
De acordo com Ventura, a escolha desta empresa se deu graças a capacidade que ela tem de atender um volume grande de clientes em curto espaço de tempo.
O Pavilhão também já sofreu algumas mudanças e intervenções para simplificar e colaborar com fornecedores, expositores e visitantes. As que estão em andamento – e as que estão por vir – são:
– Remoção dos hidrantes entre o pavilhão branco e azul;
– Remoção dos sanitários que estavam localizados no centro dos pavilhões. Eles agora foram para as laterais, aumentando a oferta de 320 para 620 unidades em 2024;
– Nivelamento do piso dos pavilhões;
– Implantação de estruturas metálicas aéreas que estarão disponíveis a partir de abril de 2023. Serão, ao todo, mais de sete mil pontos distribuídos ao longo dos Pavilhões Vermelho, Verde, Branco e Azul, com capacidade de até 50kg cada
– A reforma em andamento inclui retirada de paredes e 24 colunas em espaços estratégicos para melhora no fluxo e visibilidade nos pavilhões;
– Mudança nos nomes dos pavilhões: Vermelho A e B, Verde A e B e Branco A e B;
– A área de credenciamento será alterada e as entradas receberão 2 túneis de led que criarão uma nova experiencia;
– O acesso aos restaurantes também será melhorado para oferecer uma melhor fluidez;
– Toda a área de praça de alimentação ficará no mezanino;
– instalação de divisórias com isolamento acústico em 2024, que serão instaladas entre os Pavilhões, o que possibilitará o uso individual e simultâneo dos espaços por diferentes eventos, ampliando a modularidade do Expo.
A capacidade dos pavilhões, após a instalação da divisórias em 2024, será para 4 eventos simultâneos. A instalação de mais uma divisória no meio do pavilhão, que dará ao ECN a capacidade de 7 espaços, ainda não possui uma data prevista.
“Tudo isso aumenta a qualidade da área ofertada, melhora a circulação e a comercialização de áreas. Terá um impacto nas feiras já deste ano”, celebrou Ventura.
Conectividade
Com a retomada dos eventos a partir de 2022, após um momento de pausa do setor, as demandas por avanço na conectividade aumentaram, juntamente com a tendência de digitalização das experiências, que voltaram ao modelo presencial.
Nesse sentido, uma novidade que chega ao Pavilhão são os novos pacotes de conectividade para visitantes, expositores e promotores, que visam universalizar a digitalização para todos os participantes dos eventos realizados no Expo Center Norte.
O objetivo é fomentar o uso da tecnologia e redes para criar experiências cada vez mais conectadas e imersivas, entregando aos realizadores de eventos a possibilidade de se conectar ainda mais com seu público-alvo.
As entregas poderão ser contratadas em pacotes que iniciam em conexão de até 2 horas para visitantes, conexão sem intervalos para expositores, além de projetos personalizados on-demand.