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Expo D. Pedro encaminha ações para se tornar cada vez mais sustentável

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A sigla ESG surgiu em 2005, a partir da publicação Who Cares Wins, resultado da parceria entre Pacto Global da ONU e Banco Mundial.

E a implementação de práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança (ESG) avançou entre as empresas brasileiras no último ano.

De acordo com o estudo “Panorama ESG 2024”, realizado pela Amcham Brasil, 71% das organizações adotaram ou iniciaram ações pautadas pelo conceito. Do ano passado para cá, indica a pesquisa, a aderência foi ampliada em 24%.

A preocupação em cadeia com a sustentabilidade e a responsabilidade social também engloba o setor de eventos, que busca aprimorar-se aos fundamentos ESG.

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E neste sentido, o Expo D. Pedro, em Campinas, também vem buscando se adaptar às boas práticas da sigla por meio de uma diretoria executiva preocupada com o meio ambiente e a sociedade.

“De alguns anos para cá, observamos que a pauta ESG se tornou prioritária em grandes empresas e temos buscado alinhar as práticas do conceito em nosso cotidiano para atendê-las”, afirma Marceli Oliveira, superintendente do Complexo Expo D. Pedro.

Como reflexo desta preocupação, o espaço vem aprimorando seus equipamentos internos, desde a opção pelo uso de climatizadores evaporativos, ao invés de ar-condicionado.

O Expo aponta que essa ação, por exemplo, representa maior saudabilidade ao ambiente, combinada com economia significativa de uso de energia elétrica.

Outraas ações são a utilização de água de reuso nos sanitários, como forma de minimizar o gasto de água do espaço.

Nas práticas de governança pareadas ao conceito ESG, o Expo D. Pedro ampliou a participação de mulheres em cargos de liderança, a inclusão e a diversidade em suas equipes administrativas.

“A isso acrescentamos o desenvolvimento de boas práticas de gestão de pessoas”, reforça Marceli Oliveira.

A perspectiva para este ano, segundo a executiva, é a adoção de políticas para utilização de energia verde, com modelo gerador a partir de fontes renováveis, como vento, água e biomassa.

O Expo D. Pedro espera com esse alinhamento às práticas ESG conquistar um espaço ainda maior no mercado de eventos junto às empresas do sistema B, certificadas nas boas práticas ESG, e a grandes players que tem essa preocupação como propósito de sustentabilidade empresarial.

O COMPLEXO

Um dos maiores espaços multiuso para eventos do interior de São Paulo, o Expo D. Pedro tem estrutura planejada para feiras, reuniões corporativas, religiosas, formaturas, palestras, congressos, conferências internacionais e shows.

O Complexo também ampliou sua atuação para a realização de casamentos.

Os espaços modulares no Centro de Convenções se adaptam a eventos de pequeno, médio e grande portes. O Centro de Exposições tem 7 mil m2 de área totalmente horizontal.

A versatilidade do espaço, a segurança, a localização no Parque D. Pedro Shopping e a comodidade de acesso pela Rodovia D. Pedro I, são grandes atrativos do Complexo.

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