O Expo Guadalajara, o centro de feiras e exposições mais importante do México, apresentou nesta semana o seu relatório bimestral de atividades em 2024.
A venue prevê superar os 42 bilhões de pesos em impacto econômico até o final do ano, número que representa um crescimento de 17% em comparação com 2023.
O preside da venue, Luis Isaías Salazar Ramírez, disse que o centro de eventos trouxe um impacto econômico significativo para Jalisco, já que em 2023 foram 36 bilhões de pesos oriundos dos diferentes eventos organizados no local.
Ele especificou que, em 2022, o centro de feiras teve um impacto econômico de 26 bilhões de pesos e, para 2024, a meta é aumentar esse impacto econômico com a realização de eventos próprios, bem como novas exposições, congressos e convenções.
O Expo Guadalajara obteve resultados positivos nos primeiros cinco meses de 2024. No mês de abril, houve um total de 34 mil visitantes, entre os quais se destacam:
– 7 mil da Expo Joya; 5 mil da Codestética; 6 mil da Solar Storage; 9 mil da Tlaqueparte e 3 mil do K-Fest.
Em maio foram 54.329 visitantes, destacando-se:
– Expo Moto com 14 mil; a Expo Espiritualidade com 10 mil; o Vive la Conco (evento de quadrinhos, anime e cosplay) com 13 mil; a Expo Cerveza Guadalajara com 7.500 e a Expo Sport Fitness com 9 mil.
Para o mês de junho, a Expo Guadalajara espera 52.500 visitantes, com destaque para o EBIO, que recebeu 30 mil visitantes.
Enquanto isso, para julho, o recinto espera 57.500 participantes, com destaque para os 23 mil da Intermoda e 12 mil da Confitexpo.
No restante do ano, serão realizadas nove novas exposições na venue, além de 15 novos congressos e convenções que anteriormente não tinham o Expo Guadalajara como sede.
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
O centro de exposições concretizou três novas alianças estratégicas e agora oferecerá aos visitantes serviços de transporte executivo e passeios turísticos. As alianças são:
– Empresa SINFIN: transporte executivo.
– Observatório Tecnológico do CUCEA: para obter os impactos econômicos dos eventos.
– Encore: fornece os serviços audiovisuais da Expo Guadalajara.
– Montecolino México: concede subsídio às empresas que utilizarem carpete sustentável em seus eventos. Uma vez terminada a exposição, ele é aproveitado em implementos como lixeiras e divisórias.
A sustentabilidade é inclusive um dos pontos focais da venue e o projeto com a Montecolino já teve início. As primeiras exposições a utilizarem esses carpetes foram a Intermoda, com 25 mil metros quadrados, e a Expo Mueble, com 43 mil metros quadrados de carpete reciclável.
Alguns dos eventos de destaque que acontecerão nos próximos meses são: Feira Industrial de Jalisco; 11º Congresso Internacional de Dermatologistas; Intermoda; Expo Móvel Internacional de Verão; Feira Internacional do Livro (FIL), entre outros.