Em 2018, o mercado brasileiro de combustíveis registrou o segundo ano seguido de crescimento, com 125 bilhões de litros vendidos, numa curva ascendente que deve continuar. É nesse cenário positivo que acontece a 14ª edição da ExpoPostos & Conveniência – Feira e Fórum Internacional de Postos de Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência & Food Service. O evento, organizado pela GL events Exhibitions, será realizado entre os dias 13 e 15 de agosto no São Paulo Expo.
Refletindo o ânimo do setor, a feira reúne os principais representantes de distribuição e revenda de combustíveis, equipamentos e lojas de conveniência para apresentar novidades, produtos, serviços, tecnologias e soluções voltados ao mercado.
Este ano, a ExpoPostos & Conveniência terá uma área de exposição no mínimo 40% maior do que a apresentada em 2017, determinando a maior edição em sua história. O evento espera receber mais de 170 marcas nacionais e internacionais e deve propiciar R$ 180 milhões em negócios gerados. A expectativa é de que, ao longo de três dias, o evento receba 21 mil visitantes qualificados, sendo 91% decisores diretos.
“Não existe evento parecido no Brasil ou na América Latina. Isso torna a ExpoPostos & Conveniência a única plataforma de negócios a atender o setor por completo. Já temos hoje a presença das principais distribuidoras de combustíveis e lubrificantes confirmadas”, explica Marcelo Marino, diretor da GL events Exhibitions. “Este ano, a feira já registrou 39% a mais de expositores presentes pela primeira vez no evento, mais um importante indício da consolidação da ExpoPostos & Conveniência como ambiente ideal para a realização de negócios, troca de experiências, relacionamento e atualização.”
Panorama animador
Publicado no início de maio, o Anuário 2019 da Plural (Associação Nacional das Distribuidoras de Combustíveis, Lubrificantes, Logística e Conveniência) revela índices animadores para segmentos englobados na ExpoPostos & Conveniência.
Em 2018, as vendas de etanol hidratado cresceram 42,1%, atingindo 19,4 bilhões de litros. Outro destaque foi o aumento da comercialização de GNV: 12,3%, alcançando 2,2 bilhões de m3. O ano foi igualmente favorável para o segmento de lubrificantes, que atingiu 1,299 bilhão de litros, um aumento de 2,9% em relação ao ano anterior, e para as lojas de conveniência, que tiveram um incremento de 1,5% no faturamento total.
A Plural é uma das realizadoras da ExpoPostos & Conveniência, ao lado da ABIEPS (Associação Brasileira das Empresas de Equipamentos e de Serviços para o Mercado de Combustíveis e de Conveniência) e da Fecombustíveis (Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes).
A organização do evento confirmou o apoio de importantes patrocinadores, entre eles a Souza Cruz e o Mercado Pago, que adquiriram as cotas Máster e Silver, respectivamente. O Mercado Pago, gateway de pagamentos do Mercado Livre, pretende ampliar a presença e a gama de possibilidades para postos e lojas de conveniência. “Estamos otimistas com o fortalecimento de alguns segmentos como a indústria de meios de pagamento e áreas de negócios internacionais”, afirma Marcelo Marino, diretor da GL events Exhibitions.
Em debate, oportunidades e desafios
Paralelamente à área de exposição da feira, acontece o Fórum Internacional de Postos e Serviços, Equipamentos, Lojas de Conveniência e Food Service. Durante três dias, o encontro reunirá especialistas, executivos de associações e representantes do governo para uma agenda intensa de debates.
A programação contempla apresentações sobre temas variados que vão discutir, por exemplo, a evolução do varejo de conveniência, o mercado brasileiro de lubrificantes, as operações nas revendas na América Latina, tecnologias que impactam o setor e as perspectivas políticas e econômicas. As palestras serão ministradas por profissionais de destaque e os painéis serão conduzidos por importantes formadores de opinião, tanto do poder público quanto da iniciativa privada.
Em pesquisas realizadas na mais recente edição da ExpoPostos & Conveniência, 94% dos espectadores do Fórum classificaram os temas abordados como “bom” ou “ótimo” e recomendaram a participação no encontro.
O evento também terá espaço para palestras técnicas, apresentadas pelos expositores na Arena do Conhecimento. “Variedade e qualidade são características já associadas à ExpoPostos & Conveniência”, comenta Marcelo Marino. “A responsabilidade é enorme”, afirma o diretor da GL events Exhibitions. “Afinal, apoiamos o desenvolvimento de um setor que já conta com mais de 42 mil postos e mais de 8 mil lojas de conveniência espalhados pelo Brasil”.
Serviço
Data: 13 a 15 de agosto
Horário: das 13h às 21h | Fórum: das 8h30 às 13h30
Local: São Paulo Expo