A organização da EXPO RETOMADA, evento que abriu a agenda de eventos-teste do Governo do Estado de São Paulo na última semana, em Santos, concluiu, no último dia 27, mais uma fase de protocolos com a retestagem de 463 participantes para a Covid 19.
O procedimento fez parte da consolidação dos protocolos de biossegurança aplicados antes, durante e após o evento, que recebeu 1.309 visitantes únicos, não simultâneos e 245 profissionais envolvidos na montagem, (dados atualizados), todos testados antecipadamente e negativos para covid, nos últimos dias 21 e 22 de julho, no Santos Convention Center.
Os voluntários para os novos testes puderam escolher entre três locais para a retestagem: os pavilhões do EXPO Center Norte, São Paulo EXPO, na capital, ou o próprio Santos Convention Center, que sediou o evento, na baixada.
Entre os 463 retestados, apenas 3 testaram positivo para covid, sendo dois em São Paulo e um em Santos – um cadastrado como visitante e dois cadastrados como equipe de montagem ou staff do evento.
O resultado representa apenas 0,64% das pessoas que circularam no evento.
Para o diretor da Rede Feiras e um dos idealizadores da EXPO RETOMADA, Fernando Lummertz, os números não são preocupantes.
“É uma fração muito pequena, próxima de zero. Se somarmos os testes aplicados na fase anterior com os da retestagem, esse número final é de 0,5%, o que nos tranquiliza e nos faz acreditar que, com o avanço da vacinação na população adulta que comparece aos eventos de negócios, poderemos assumir em definitivo que participar desses eventos é totalmente seguro”, afirma.
“Além do mais, é importante lembrar que o fato de termos aplicado o teste em todos os participantes durante os dois dias de evento é um indicativo seguro de que, todos que lá estiveram, enquanto estavam lá, não estavam com o vírus”, complea.
Na opinião de Paulo Octávio Almeida, diretor da Live Marketing Consultoria e também idealizador da EXPO, a pequena fração de testes positivos reflete a situação atual de vacinação em ambas as cidades.
“Se já estivéssemos próximos dos 90% de vacinados, nós não teríamos nem esses casos”, defende.
Outro aprendizado, segundo P.O. Almeida, é o cuidado redobrado para as pessoas que trabalham em eventos.
“Os visitantes do evento demonstraram alta consciência em respeitar os protocolos demonstrados. A maioria dos positivos foi de pessoas que, de alguma forma, participaram da montagem. Esses dados nos informam que, pelo que observamos, os visitantes, de forma geral, estão tomando as devidas precauções. Mas quem trabalha com eventos precisa tomar precauções adicionais, tanto nas dependências do evento como fora delas”.
Os dados coletados nesta retestagem já foram encaminhados à Secretaria de Saúde de São Paulo.
A organização da EXPO RETOMADA fará, ainda, um acompanhamento detalhado de todos os participantes do evento por duas semanas, com o objetivo de gerar um relatório com informações técnicas para municiar o Governo do Estado e atestar a possibilidade de retomada segura dos eventos de negócios, desde que cumpram todos os protocolos desenvolvidos para o setor.
De maneira proativa, os organizadores irão contatar os participantes e, por meio de autodeclaração, monitorar o estado de saúde relacionado à pandemia.
Nos dois dias da EXPO RETOMADA, o uso obrigatório de máscaras, planta baixa do evento desenhada para respeitar o distanciamento, capacidade reduzida, tecnologia para aferição de temperatura à distância, acesso por QR Code, catracas eletrônicas automáticas e dispensers de álcool gel espalhados por todo o evento fizeram parte dos protocolos adotados.
A EXPO RETOMADA teve acompanhamento e fiscalização pela Secretaria de Saúde Estadual, Municipal, Vigilância Sanitária, entre outros órgãos.