A 135ª edição da Mostra Pecuária, Agricultura e Indústria, a Expo Rural, voltou com múltiplas atividades para conhecer o melhor do campo e das indústrias regionais que movimentam a economia da Argentina.
Sob o lema “Vivamos lo Nuestro”, a Expo Rural recebeu mais de 1.300.000 visitantes, entre presenciais e virtuais, que puderam percorrê-la, conhecer e interagir com os mais de 2.000 animais.
O evento contou com 1.382 expositores de animais e pastores de cada canto da Argentina, e ainda 400 expositores comerciais de máquinas agrícolas, caminhões 4×4, produtos e insumos para a indústria, alimentos e confecções.
Além disso, a Expo demonstrou mais uma vez porque é o local mais atrativo para o campo e para a indústria argentina.
Somente no setor agroindustrial, as operações chegaram a 2.700 milhões de pesos argentinos e 70.000 cabeças foram vendidas em 27 leilões, somando um total de 8 bilhões na venda de gado vivo.
Graças à plataforma virtual www.exporuralvirtual.com.ar foi possível a adesão de milhares de pessoas de diferentes províncias e mais de 15 países – entre eles, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai, Estados Unidos e Espanha – fazendo da mostra um verdadeiro encontro mundial que se consolidou após a pandemia.
“Este ano, transações muito importantes foram geradas no âmbito da Expo Rural”, celebra o Diretor Comercial da La Rural, Carlos Solanet.
“Temos orgulho de contribuir com este evento para que produtores de todo o país continuem crescendo e mostrando o melhor da nossa genética para o mundo”, acrescenta.
O evento contou ainda com atividades pensadas para toda a família aproveitar estas férias de inverno. Mais de 62.000 meninos e meninas desfrutaram da fazenda ao ar livre, do pomar, da leiteria demonstração, do museu gaúcho e das cavalgadas curtas.
Além disso, quem veio à Expo Rural 23 pôde percorrer o Passeio Federal com a participação de 14 províncias, o espaço dos artesãos, e compartilhar a ampla proposta gastronômica ao ar livre.
O Tribunal Central esteve cheio todos os dias, reunindo o maior número de pessoas para desfrutar das diferentes manifestações, exposições, júris e espetáculos.
A Expo Rural 2023 se reafirmou como centro de negócios agropecuários com o desenvolvimento da Rodada de Negócios organizada pela Agência Argentina de Investimentos e Comércio Internacional.
Durante dois dias, foram realizadas 180 reuniões entre 80 empresas argentinas dedicadas ao setor de alimentos e bebidas e 8 empresas importadoras de países da região e da Europa com o objetivo de divulgar e expandir as fronteiras da indústria nacional argentina.
Da mesma forma, foram realizadas 48 palestras, seminários e jornadas de treinamento com 1.000 participantes, para um intercâmbio técnico-comercial entre profissionais do setor.
Este ano uma das novidades foi a Feira “Corazones Abiertos” para Empreendedores Sociais. O evento paralelo reuniu 17 mil visitantes em um dia, para conhecer o propósito de 28 fundações e organizações não governamentais (ONGs). Também pela primeira vez foi realizado um encontro inter-religioso para promover o diálogo e a paz.