A energia solar é a 2ª maior fonte de energia no Brasil, ultrapassou a fonte eólica (gerada pela força do vento), com 17,4% de participação na matriz energética do país.
O Brasil é o 6º maior produtor de energia solar do mundo, ficando atrás apenas da China, Estado Unidos, Japão, Alemanha e Índia segundo dados da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).
Ainda de acordo com dados da Associação, o Brasil tem cerca de 500 mil usinas de energia solar instaladas, na grande maioria no Nordeste e Minas Gerais.
Mas agora Santa Catarina irá ganhar outra grande geradora de energia limpa, o Expocentro Balneário Camboriú assinou neste mês o contrato para a construção da maior usina em telhado do estado.
De acordo com Djalma Berger, gestor do Expocentro, este será um marco para o setor de energia renovável.
“Com esta obra, reafirmamos nossa preocupação e compromisso com o meio ambiente. Esta é mais uma iniciativa que temos em busca da sustentabilidade e do Selo Verde”, afirm.
Serão instalados 4 mil painéis solares, ocupando 25 mil metros quadrados de telhado, com uma capacidade de 2,75 MW, o equivalente para abastecer cerca de mil residências.
A obra será dividida em duas etapas, na primeira serão instalados 1080 painéis solares, que irão gerar 0,75 MW e na segunda etapa 2.920 painéis solares, que irão gerar 2 MW.
O investimento total da obra será de 5 milhões, com um retorno do investimento em até 5 anos. Nesta primeira etapa, o projeto irá suprir a demanda atual do Expocentro.
Vale ressaltar que na construção do Expocentro foram usados equipamentos que reduzem o consumo de energia, com iluminação em LED, captação e reuso de águas da chuva e uso de dispositivos que reduzem o consumo de água.
Com este projeto, o Expocentro Balneário Camboriú torna-se uma das empresas catarinenses líderes em capacidade instalada de energia limpa.