Entre os dias 22 de setembro a 1 de outubro acontece a Expocruz, em Santa Cruz de La Sierra, Bolívia. A feira multisetorial é reconhecida como uma das mais completas na América Latina.
O evento atrai, anualmente, um público de variados países e com diversos perfis, incluindo empresários, investidores e políticos.
Nesta edição, após três anos sem participar da feira, o Brasil retorna com o apoio da ApexBrasil, do Consulado-Geral do Brasil em Santa Cruz de la Sierra e do Departamento de Promoção Comercial do Itamaraty.
A participação brasileira acontece no Pavilhão do Brasil, que se destaca como o maior espaço da feira. No local, estão presentes representantes de empresas brasileiras de pequeno e médio porte que querem se inserir no mercado boliviano e instituições ligadas ao comércio exterior.
Além da perspectiva de exportação para a Bolívia, o evento possibilita a conexão com outros países que também visitarão o espaço.
Um ponto de destaque da presença do Brasil em ocasião da feira será o Fórum Empresarial Brasil-Bolívia 2023, que acontecerá no dia de hoje.
Organizada pela ApexBrasil, pelo Consulado-Geral do Brasil em Santa Cruz de la Sierra e pela Câmara de Comércio Boliviana-Brasileira (CAMBOBRA), a programação abordará diversos temas acerca dos desafios, oportunidades e perspectivas da relação comercial entre o Brasil e Bolívia.
Entre os convidados, estão:
– O embaixador do Brasil em La Paz, Luís Henrique Sobreira Lopes; o Cônsul Geral do Brasil em Santa Cruz, o embaixador Francisco Luz;
– O vice-governador de Santa Cruz de la Sierra, Mario Aguilera Cirbian; representantes dos governos estaduais de Mato Grosso e Rondônia;
– A diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Paula Repezza; a presidente da CAMBOBRA, Priscilla Castelli; e a presidente do Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata), Luciana Botafogo.
A ida do Brasil à Expocruz também incluirá rodadas de negócios, organizadas pela Cámara de Industria, Comercio, Servicios y Turismo de Santa Cruz (CAINCO), e missão empresarial com a presença de empresas brasileiras de diversos setores.
A presença do Brasil será uma grande oportunidade de fortalecer, ainda mais, a relação comercial com a Bolívia.
Em 2022, as exportações brasileiras para o país bateram o recorde histórico, totalizando mais de US$ 1,8 bilhão.