Maior polo pesqueiro industrial do Brasil, Itajaí (SC) recebe a segunda edição da ExpoMAR, de 09 a 11 de julho, no Centreventos Luiz Henrique da Silveira.
O evento reúne Congresso Internacional da Pesca, Seminário de Maricultura, Simpósio Catarinense de Piscicultura, Feira de Negócios, Corredor do Sabor e Cozinha Show.
O credenciamento é gratuito mediante inscrição no site: https://expomar.com.br/inscricao.
Os números expressivos da primeira edição – cerca de 2.500 inscritos, mais de 50 empresas expositoras, 18 horas de conteúdo e 55 palestrantes nacionais e internacionais– sinalizam que a ExpoMAR 2024 será ainda maior.
Entre as principais novidades está a inclusão da piscicultura no eixo do evento, que ganhará um dia a mais de programação para englobar o setor.
Ainda: a ampliação da área da feira em 40% e a aposta na gastronomia para apresentar a diversidade da produção pesqueira catarinense.
Nesta segunda edição o foco é o incentivo ao aumento do consumo, com o lançamento da Semana do Pescado 2024 e ações focadas em preparo que mostrem a versatilidade e as opções saudáveis e nutritivas a base de pescados.
O consumo brasileiro é de aproximadamente 10k/hab ano, mas a projeção mundial é de dobrar esse consumo
“Santa Catarina é o quinto maior produtor de peixes cultivados do Brasil, com mais de 56.100 toneladas e um amplo mercado a ser explorado”, diz o presidente da ExpoMAR, Altemir Gregolin.
“Com a inclusão do segmento da piscicultura na ExpoMAR, vamos ampliar a pauta da programação e atrair também a cadeia de suprimentos, nutrição, sanidade, biossegurança, genética, entre outros”, completa.
Fornecedores de tecnologias para o setor, como aeradores, tanque-rede e alimentadores automáticos, vão estrear na Feira de Negócios.
DAS ÁGUAS À MESA
A Feira de Negócios apresentará as novas tecnologias disponíveis no mercado da pesca, maricultura, piscicultura e logística.
Para isso conta com a participação dos principais players, fornecedores da cadeia de suprimentos, prestadores de serviços, indústria (da produção ao processamento) e empresas de tecnologias.
Além da geração de negócios, o espaço oportuniza network com tomadores de decisão e atualização das inovações dos setores.
Paralelo ao Congresso e à Feira de Negócios, haverá ainda duas atrações ligadas à gastronomia, que prometem atrair o público externo e também a rede varejista:
– ‘Cozinha Show’, que trará chefs para mostrarem como explorar a diversidade de frutos do mar da costa catarinense;
– ‘Corredor do Sabor’, com exposição e venda de produtos de empresas que produzem e processam pescados.
“Este ano o evento incorpora o varejo de bairro e food service, passando a gerar negócios também na ponta, mantendo-se como uma grande vitrine de toda a riqueza produzida pela pesca catarinense”, explica a CEO da ExpoMAR, Eliana Panty.
Para fechar a programação será servida “a maior paella do Brasil”, conforme adianta Agnaldo Hilton dos Santos, presidente do SINDIPI.
O tradicional prato espanhol com frutos do mar será preparado no encerramento do evento, no dia 11 de julho.