Está chegando a maior feira de música do país, a EXPOMUSIC 2015 que será realizada entre os dias 16 a 20 de Setembro no Expo Center Norte. O tradicional evento do setor chega a sua 32ª edição concentrando mais de 1.000 novos produtos, apresentados por 300 marcas, permitindo uma “degustação” das novidades durante um passeio pelos estandes. Entre as opções, há instrumentos musicais; equipamentos eletrônicos; acessórios; tecnologias e equipamentos de áudio, vídeo e para montagem de palcos; iluminação profissional; e softwares, hardwares e aplicativos para o desenvolvimento de plataformas musicais.
Promovido pela Francal Feiras e Abemúsica, é a expressão de todo universo musical. Tem importância significativa no crescimento desse mercado e conta com a presença de toda a cadeia da indústria num mesmo espaço gerando expectativa nos empresários da música, que têm na EXPOMUSIC uma perspectiva otimista para impulsionar as vendas e potencializar seus negócios.
Nesta edição, lojistas, compradores corporativos, artistas amadores e profissionais, escolas, instituições religiosas e público final se encontram neste que é o quarto maior evento profissional da música no mundo, que inova em suas ações em 2015 a fim de atrair um maior número de visitantes e manter a vocação de formar novas gerações de músicos. Somados, esse público deve totalizar cerca de 55 mil visitantes.
Nos dias 19 (Sábado) e 20 (Domingo) o evento estará aberto ao público em geral, mediante a compra de ingresso. Nesses dois dias várias atrações irão passar pela 32ª Feira Internacional da Música, como shows e pocket-shows, workshops, sessões de autógrafos com músicos renomados e sorteio de instrumentos. Há ainda a programação do Music Hall, palco oficial do evento que oferece shows com endorses de empresas expositoras, bandas, cantores, escolas de música e novos talentos.
Como parte do projeto de incremento do setor de prática musical no Brasil, o presidente da entidade entende ser necessário investir no crescimento e fortalecimento de compradores e do próprio mercado consumidor, que tem na EXPOMUSIC uma excelente oportunidade. E lutar para a redução dos impostos e o incentivo do ensino da música nas escolas, uma obrigatoriedade curricular desde 2011.
A posição que ocupa entre os principais eventos do setor no mundo, e a responsabilidade por movimentar até 40% dos negócios realizados pela cadeia musical ao longo do ano resultaram em novas atrações na edição deste ano, voltadas tanto para profissionais como público final, entre palestras, oficinas, shows, exposições e sorteios.
Este ano, em parceria com a Faculdade Souza Lima, será realizado um workshop nos dias 16 e 17, cujo tema central é “Gestão de Negócios da Música”, ministrado pelo advogado, empresário e produtor musical, Luiz Augusto Buff.
Muitos músicos afirmam que a melhor maneira de aprender música é na prática. Pensando nisso, a EXPOMUSIC, em parceria com o Conservatório Souza Lima, realiza Workshows ministrados por quatro profissionais que, por meio de pocket shows, ensinam técnicas vocais, de guitarra, baixo e bateria. O evento acontece no dia 18 , no Auditório – Hall de Entrada, e começa às 14 horas com o guitarrista Ciro Visconti; e segue com o professor de técnica vocal, Rodrigo Grecco, às 15h30; o baterista Thiago Vilela, às 17 horas; e encerra às 18h30, com show do baixista Caio Pamplona.
Palestras Profissionais dirigidas a lojistas, músicos e professores de música acontecerá nos dias 16, 17 e 20, no Auditório – Hall de Entrada, reunindo temas atuais e relevantes para o setor, bem como apresentação de novas técnicas e conteúdos que contribuem com o aprendizado. Os destaques ficam por conta das presenças de Viviane Louro, professora e referência em educação musical para deficientes, que debate a “Inclusão Musical para Pessoas Especiais” no dia 16, às 14 horas; e do guitarrista do Megadeth, Kiko Loureiro, que aborda o tema “O que a gente precisa saber para viver de música no Brasil”, no dia 20, às 12 horas.
No dia 16 será apresentada a palestra “Como Maximizar os Resultados com Técnicas Poderosas de Vendas e Fechamento” com Jaques Grinberg Costa, consultor, escritor, empresário, palestrante especializado em Coaching de Vendas e gestor de equipes de vendas de grandes empresas. Os temas principais giram em torno do processo e técnicas de vendas, e administração do tempo.
Palco oficial do evento, o Music Hall surgiu com a missão de incentivar o estudo da música, inspirar novos talentos, dar apoio à disseminação dos benefícios musicais para o desenvolvimento pessoal e mostrar sua importância como ferramenta de inclusão social. Tradicionalmente, participam da programação endorses indicados por expositores, cantores, bandas, instrumentistas, orquestras, escolas de música e novos talentos. Para está edição irá contar com 18 apresentações, dez no Sábado e oito no Domingo, com destaque para a banda Detonator e As Musas do Metal, às 17 horas do dia 19, e Ytallo Bezerra, que homenageia o pai, Bezerra da Silva, ao lado da Banda Favela e do cantor Dom Paulinho, às 11 horas do dia 20.
Neste ano foi realizado o concurso via internet Music Hall #NovosTalentos, dando oportunidade para duas bandas se apresentarem no palco Music Hall. Por meio de vídeo publicado no Youtube e inscrito no site da feira, os primeiros 200 participantes se submeteram a uma comissão julgadora formada por integrantes das promotoras. Foram selecionados 20 para voto popular, pelo qual duas bandas se sagraram vencedoras: Tequila Honey (Belo Horizonte/MG) e Rebotte (São Paulo/SP). A banda mineira de Hard Rock se apresenta no dia 19, às 12 horas. Já a paulistana, que agradou ao público com seu metal bruto e carregado, toca no dia 20 de Setembro, no mesmo horário.
A partir desta edição, o evento será palco para um novo espaço, intitulado Hall da Fama, que renderá tributos a estilos musicais de todos os tempos e instrumentos que ficaram marcados na história da música pela sua originalidade. Na primeira realização, o Rock é lembrado por meio de uma galeria de instrumentos tão famosos quanto seus intérpretes, que ficam expostos e disponíveis para visitação do público da feira todos os dias.
Um dos maiores ícones da música brasileira de todos os tempos, o sambista Bezerra da Silva, será homenageado por meio da exposição 10 Anos de Saudade Bezerra da Silva, um espaço exclusivo montado dentro na feira vai relembrar a história de vida e artística do “embaixador dos morros e favelas”, e expor um dos Discos de Ouro que o cantor recebeu ao longo da carreira. Todos os dias, a partir das 15 horas, a exposição também terá a ilustre presença de Ytallo Bezerra, filho do sambista, para sessões de autógrafos em função do lançamento de um CD com canções inéditas de Bezerra da Silva. Já às 16 horas, Ytallo reúne amigos e convidados para uma roda de samba, seguindo a informalidade característica das reuniões em botecos. Para prestigiar as atrações, já estão confirmados alguns nomes da música e do samba, como Os Prettos, grupo Façanha, Adriana Ribeiro e o cantor Vinny.
A musicalização infantil e a cultura educacional pela música caminham lado a lado com os negócios do setor, e ganham atenção especial dentro em um espaço, intitulado Musicalização Infantil – Oficinas de Iniciação Musical, onde crianças podem experimentar os instrumentos junto a profissionais e despertar o gosto pelo estudo de sons e harmonias. O espaço funciona nos dias 19 e 20 de Setembro e conta com a parceria da Jog Vibratom, expositor da feira que cede uma variedade de instrumentos musicais modelo Orff, e da Faculdade e Conservatório Souza Lima, que coordena as atividades pedagógicas com dois professores especializados em inicialização musical.
Com a campanha “A música quer você”, a Abemúsica abre espaço para 2.847 alunos de 58 escolas públicas para visitarem a feira com o intuito de estimular o estudo da música e o contato de criança e jovens com instrumentos musicais.
Nos dias 19 e 20, ao adquirir o ingresso da feira, o visitante deve preencher um formulário para concorrer a dezenas de instrumentos, acessórios, equipamentos, entre outros brindes oferecidos pelos expositores. Os sorteados serão anunciados ao vivo no Palco dos Sorteios, a partir das 17h00.
Serviço:
Local: Expo Center Norte
Data: 16 a 20 de Setembro de 2015
Dias 16 a 18 – feira aberta exclusivamente para negócios
Dias 19 e 20 – Aberta para o público mediante a compra de ingresso
Horário: Dias 16, 17 e 18 das 13 às 21 horas
Dia 19 das 11 às 21 horas
Dia 20 das 11 às 19 horas
Ingressos: Na bilheteria da feira R$ 25,00
Como comprar: diretamente na bilheteria do evento a partir do dia 19 de setembro ou pela Internet www.aloingressos.com.br
*Ingressos ou convites não garantem acesso ao Music Hall. A atração é gratuita, porém, restrita à capacidade do auditório.
Promoção e Organização: Francal Feiras
Patrocínio: Abemúsica – Associação Brasileira da Música
Apoio: I-Música – Instituto Abemúsica pela Educação Musical
Informações pelo telefone: (11) 2226-3100
www.expomusic.com.br
Twitter: @feiraexpomusic
Facebook: Feira Expomusic
Google +: Expomusic
Instagram: Expomusic