A exposição, organizada pelo Instituto Martius-Staden de Cultura Alemã mostra desde o primeiro desembarque de imigrantes alemães no Estado de São Paulo que ocorreu em 1827, no porto de Santos e o primeiro assentamento oficial em Santo Amaro em 1829, hoje, um bairro da cidade de São Paulo. A exposição consta de 50 painéis com fotografias, ilustrações, dados, documentos e textos, apresentando os primeiros colonos e suas ocupações iniciais, os empreendimentos trazidos pelos imigrantes, as experiências religiosas, a vida comercial e aspectos sobre educação saúde e vida cultural até 1930.
A mostra apresenta ainda acontecimentos ocorridos durante a Primeira Guerra Mundial, a Revolução de 1924 e a expansão rumo ao interior do Estado.
Feita inicialmente para ser instalada no BallinStadtAuswanderermuseum Hamburg – Museu da Emigração de Hamburgo – agora foi traduzida ao português. Este museu é um dos mais importantes da Alemanha no que tange à emigração europeia. Patrocinada pelo Instituto Robert Bosch e pela Fundação Visconde de Porto Seguro a exposição abriga mais de 50 painéis.
A pesquisa empreendida por José Eduardo Heflinger Júnior em arquivos europeus contou com o apoio da Swiss International Air Lines, da Köhler Stiftung de Munique, do professor Gilberto Calcagnotto (Hamburgo) e de João Luis Scholl.
Serviço:
EXPOSIÇÃO SOBRE A IMIGRAÇÃO ALEMÃ NO BRASIL
OU (EMIGRAÇÃO ALEMÃ PARA O BRASIL)
Data: 12 a 25 de julho;
Horário: das 11h às 19h
Local: Espaço São Bento – Centro Cultural Beneditino de Sorocaba – Largo de São Bento, 144 – Centro – Sorocaba
Site: www.fundacaolamf.org.br