Os 21 fabricantes brasileiros de produtos odontológicos que participaram da IDS 2023 (International Dental Show), entre os dias 14 e 18 de março, em Colônia, na Alemanha, fecharam negócios da ordem de US$ 1,2 milhão com clientes internacionais.
Além disso, as empresas realizaram 1.264 contatos com potenciais compradores, parceiros e distribuidores de diversas partes do mundo.
Com isso, além dos negócios fechados in loco, foi aberta a possibilidade de geração de cerca de US$ 11 milhões em vendas nos próximos 12 meses.
Os fabricantes brasileiros de produtos odontológicos fizeram parte do pavilhão organizado pelo BHD (Brazilian Health Devices).
O BHD é o projeto setorial da ABIMO – Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
A edição de 2023 representou a volta do projeto a feira depois de 3 anos em função da pandemia, explica Larissa Gomes, gerente de projetos e marketing internacional da ABIMO.
“Estar presencialmente no evento, possibilitou um contato mais próximo entre as fabricantes e os distribuidores já ativos”, comenta a executiva.
“Mesmo com um movimento aquém do que vimos nos anos anteriores, a feira proporcionou bons negócios para as nossas associadas”, completa.
Em 2022, o Brasil exportou US$ 126 milhões em produtos odontológicos, valor 20,67% superior ao registrado no ano anterior e, para Paulo Henrique Fraccaro, superintendente da ABIMO, que também esteve na feira para acompanhar a comitiva nacional este número com certeza irá crescer em 2023.
“Foram mais de 20 empresas mostrando seus produtos – já reconhecidos como inovadores e de extrema qualidade – a um mercado mundial. Estar na IDS permite, ao empresário, mensurar, analisar e comparar seu portfólio aos comercializados mundo afora”, finaliza.