Refrigeração e climatização estão no dia a dia das pessoas, nas casas, no transporte público, nos supermercados e no comércio, mas é com as altas temperaturas que a importância desses recursos é literalmente sentida.
O aumento da demanda de consumo, entretanto, leva ao questionamento sobre impactos no planeta. Sustentabilidade foi, justamente, o tema transversal entre os expositores da FEBRAVA 2023.
O principal evento do setor AVAC-R, realizado na última semana, reuniu mais de 25 mil profissionais e ocupou uma área de 50 mil m ², no São Paulo Expo
A FEBRAVA foi uma grande vitrine de inovação, trazendo uma série de lançamentos com foco em eficiência energética e tecnologias para facilitar o controle e acompanhamento operacional em soluções residenciais, comerciais e industriais.
“Tivemos um público muito engajado e ávido por conhecer as novidades após um hiato de quatro anos de realização da feira”, avalia Ivan Romão, gerente da FEBRAVA.
“O entusiasmo também pôde ser visto nos expositores com soluções sustentáveis e que possibilitam maior conectividade por meio de ferramentas digitais e conexão via wi-fi”, completa.
Além dos espaços dedicados nos estandes, o Conecta Club, área exclusiva disponibilizada pelos organizadores, recebeu expositores e compradores para reuniões de negócios.
Foram contabilizadas 130 rodadas, com 94% dos participantes com expectativas de gerar negócios nos próximos 6 meses.
A feira é estratégica para o mercado nacional que reúne 320 mil profissionais e tem expectativa de movimentar R$ 40 bilhões neste ano, segundo dados da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA).
ILHAS TEMÁTICAS
Ao todo, foram seis. Duas delas, estreias: a Ilha de Tratamento de Águas, que contou com a participação de órgãos certificadores; e a Ilha do Instalador, com palestras técnicas.
Sobre a Ilha de Tratamento de Águas, o coordenador Charles Domingues, presidente do Comitê Nacional de Tratamento de Águas (CNTA – ABRAVA), disse: “o programa de tratamento de águas como um todo era um ator coadjuvante.
Com o passar do tempo, com equipamentos, performance e atualmente a eficiência energética, chegamos à conclusão de que deveríamos abrir um caminho para falar de águas no processo e a ilha temática colocou o tratador de águas como protagonista”, explicou Charles Domingues.
Já sobre a Ilha do Instalador, Deivi Homem, um dos coordenadores, ressaltou que “é uma conquista dos instaladores do Brasil que acompanham a FEBRAVA. Tivemos muitas palestras de profissionais que são reconhecidos na área,”
Os outros espaços temáticos foram: Ilha da Cadeia do Frio, Ilha do Ar-Condicionado Automotivo, Ilha do SENAI e Ilha de Formação Profissional FATEC.
CONGRESSOS E ENCONTROS
Eventos simultâneos organizados pela ABRAVA também reforçaram a jornada de conexões e atualização profissional, com 170 horas de conteúdos em apresentações sobre os temas que estão impactando o AVAC-R.
Neste sentido, foi realizado o XVIII Congresso Brasileiro de Refrigeração, Ar- condicionado, Ventilação, Aquecimento e Tratamento de ar (CONBRAVA).
O Congresso abordou em mesas redondas assuntos como eficiência energética, qualidade do ar, fluido refrigerante e tratamento de águas.
“A 22ª edição da FEBRAVA promoveu intensa interação da indústria com o público, não somente com belos estandes muito bem estruturados, mas também com as renovadas Ilhas temáticas”, avalia o presidente-executivo da ABRAVA, Arnaldo Basile.
“O sucesso da FEBRAVA se caracterizou fortemente com inúmeras inovações tecnológicas, com 76 delas premiadas com o Selo Inovação, por uma comissão especialmente constituída para avaliá-los”, completa.
Palestras, networking e novas tecnologias pautaram a realização do XXIII Encontro Nacional de Projetistas e Consultores (ENPC), promovido nos dias 11 e 12 de setembro.
Outra atração, o Dia de Treinamento movimentou workshops sobre ESG no setor e normas regulamentadoras (NRs).
Durante a FEBRAVA também aconteceu o IV Encontro Nacional de Mulheres do Setor AVAC-R, com palestra sobre Empreendedorismo com Chieko Aoki, fundadora e presidente da rede Blue Tree Hotels.
Ainda: Tatyane Luncah, empresária e CEO da Escola Brasileira de Empreendedorismo (EBEM) e mediação de Priscila Baioco, presidente do Comitê Mulheres da ABRAVA.
Painéis com Marta Livia Suplicy, presidente do Conselho Superior Feminino (CONFEM) da FIESP, Karen Cristina Pegorari, responsável pelo desenvolvimento do Programa Elas na Indústria e Joana Canozzi, vice-presidente do Comitê de Mulheres e diretora de marketing da ABRAVA também integraram a programação.
MOSTRA SELO DESTAQUE INOVAÇÃO FEBRAVA 2023 E PRÊMIO NELSON BAPTISTA
Como forma de destacar as soluções mais inovadoras para os diferentes segmentos do AVAC-R, os organizadores promoveram o Selo Destaque Inovação FEBRAVA 2023, em que um comitê especializado selecionou os projetos.
Ao todo, 76 produtos de 28 empresas foram reconhecidos e sinalizados nos estandes, além de ganharem uma mostra em área exclusiva no espaço expositivo.
As marcas que tiveram produtos premiados foram:
– ACQUABIOS, Danfoss, Elgin, Sicflux, Ecoquest, Embraco, Mayekawa Mycon, Suryha, Ziehl – Abegg, Chemours, Conforlab, Deltafrio, Indústrias Tosi, Powermatic, Every Control Solutions;
– Fujitsu, Mercato, Parker, NEO Estech, Copeland, RAC Brasil, Coel, Full Gauge, Slic, Tecumseh, Texa, Trox e Ludufix.
Realizada pela primeira vez, o prêmio Nelson Baptista foi criado em homenagem ao profissional que dedicou 45 anos de sua carreira ao crescimento do setor e ao fortalecimento da FEBRAVA.
A premiação teve três categorias:
Na de Expositor Destaque FEBRAVA 2023, a Elgin recebeu a maioria dos votos dos visitantes por atendimento, organização do espaço e apresentação dos produtos.
Em Eficiência na Captura de Leads FEBRAVA 2023, a RAC Brasil foi a vencedora na apuração do sistema da RX, voltado ao registro de visitantes no estande.
Personalidade FEBRAVA 2023, o reconhecimento foi para Cida Contrera, publicitária e proprietária da Contrera Comunicação, pela atuação durante todo o ciclo do evento.
“O evento cresce a cada edição e o público do AVAC-R corresponde com engajamento e presença”, comentou Lucas Pimentel, gerente de marketing da RX.
A 23ª edição da FEBRAVA já tem data para acontecer. Será de 9 a 12 de setembro de 2025. Mais informações em https://www.febrava.com.br/.