Realizada na semana passada, a 4ª FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, o maior encontro da indústria latino-americana, atraiu grande visitação ao São Paulo Expo.
O interesse do público se deve ao fato de o evento ter reunido mais de 1.100 marcas expositoras de 37 países que trazem para a capital paulista o que há de mais inovador em tecnologias e soluções em equipamentos e máquinas para todos os segmentos da indústria.
O evento é uma iniciativa da ABIMAQ – Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos, organizado pela Informa Markets.
“O Brasil hoje tem vantagens comparativas em vários setores e o que dá essa vantagem são as máquinas e os equipamentos”, explica o presidente-executivo da ABIMAQ, José Velloso.
O país sempre teve uma indústria de máquinas e equipamentos muito forte, sendo um dos principais setores da indústria de transformação e um dos que mais exporta.
“Na FEIMEC, é possível encontrar a Indústria 4.0, equipamentos para automação, machine learning, máquina ‘conversando’ com máquinas, ou seja, toda a tecnologia de ponta seja para a agricultura, para a logística e outros”, afirma.
“Ainda hoje nos impressiona a velocidade com que o evento cresceu em apenas quatro edições. Começamos em 2016, com menos de 20 mil metros quadrados, e hoje o evento ocupa 80 mil metros quadrados!”, acrescenta o executivo.
Velloso destaca nesta edição o importante volume de negócios realizados, com as empresas confirmando terem realizado muitas vendas de máquinas nesses cinco dias de evento.
“Ficou evidente que muitos compradores esperaram para fechar seus negócios aqui, na FEIMEC, porque aqui é possível ver os concorrentes, as melhores tecnologias e fazer as melhores escolhas”, conclui o presidente-executivo da ABIMAQ.
ATRAÇÕES
Tradicional atração da FEIMEC, o Demonstrador da Indústria 4.0 foi um dos destaques do evento. A ação ocupou uma área de 224 m².
Por meio de clusters com soluções tecnológicas, empresas, startups, universidades e centros de pesquisa apresentaram tecnologias e inovação que atendem diversas necessidades do setor.
Já o Parque de Ideias foi um espaço destinado a conteúdos de relevância sobre o setor industrial, para a atualização profissional dos participantes.
Nesta edição, o ambiente contou com o apoio de renomados players do setor, como o SENAI, FUNDEP, VDI-Brasil e Capital Upgrade.
“A iniciativa promoveu mais de 25 horas de debates em torno de temáticas relevantes para as empresas e a divulgação de cases de sucesso na indústria em todo o país”, disse a gerente de marketing da FEIMEC, Giselle Leme.
Uma das atrações da FEIMEC, a Ilha Soldagem & Corte, reuniu milhares de pessoas que participaram da programação de palestras e interagiram com as empresas que participaram da ação.
O coordenador da Ilha, Marcelo Ricci, que também é proprietário da WELD Soluções em Soldagem, afirma que o evento como um todo superou as expectativas de todos os envolvidos da área da soldagem.
ARENA DE INTRALOGÍSTICA E MOVIMENTAÇÃO DE CARGA
Novidade na FEIMEC, a Arena de Intralogística e Movimentação de Carga, uma área de mais de 1 mil m² com equipamentos, exposição de marcas e conteúdo atual e diferenciado, focando em diversos setores da economia como:
– Indústria 4.0; Agronegócio; Alimentos e Bebidas; Atacadistas; Varejistas; Exportação e Multimodalidade, entre outros, abriu espaço para a interação da indústria com a logística.
A visitação foi intensa, com certeza passaram mais de 15 mil pessoas entre executivos, industriais e estudantes.
SENAI E PREMIAÇÃO
Na edição 2024 da FEIMEC, o SENAI levou ao evento a Unidade de Conectividade. Segundo os coordenadores da atração, mais de 12 mil pessoas visitaram a unidade móvel.
A escola móvel é equipada com tecnologias de ponta, tais como Wi-Fi6, Antena de Satélite para a internet em áreas remotas, equipamentos 5G e outras para que, de forma itinerante, leve o conhecimento e treinamento prático, preparando os estudantes para os desafios do mundo digital.
A unidade também apresentou uma série de cases em que as tecnologias são aplicadas para que os estudantes entendam o impacto da conectividade.
Já o FEIMEC Tech, iniciativa para promoção e disseminação de conteúdos voltados à tecnologia aplicada na indústria, abrigou a primeira edição do Prêmio Startup da Indústria.
Nele participaram as startups expositoras, patrocinadas pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE).
Cada uma das dez concorrentes teve cinco minutos para apresentar seus cases aos dois julgadores:
– Claudio Goldbach, palestrante internacional e fundador do Brazilian Indtechs in Germany, e a jornalista especializada em indústria, Karina Pizzini – ambos hosts do podcast Boteco 4.0.
“É um reconhecimento da tecnologia dentro da maior feira da indústria da América Latina”, disse Túlio Duarte, COO da Harbor, vice-presidente do ecossistema ACATE e apresentador do prêmio.
Dez startups fizeram as suas apresentações e o vencedor foi a Harbor e seu sistema de inteligência industrial Livemes que oferece informação em tempo real para diretores industriais tomarem decisões rápidas.
Estima-se que o Brasil perca R$ 73 bilhões por ano devido à paralisação de máquinas no ambiente industrial.
“Nossa ferramenta aumenta a produtividade e diminui a falta de disponibilidade. Estou muito feliz por ganhar o prêmio”, finalizou a analista de Marketing da Harbor, Erica Bonsenhor.
Crédito da imagem: Divulgação /f14fotografia_informamarkets_feimec