Os visitantes assistiram mais de 1.600 eventos realizados durante os 14 dias desta edição da Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo), que culminaram com mais de 517 mil pessoas e saldo positivo de expositores e convidados.
O evento foi realizado entre 19 de abril e 2 de maio, nos pavilhões da Corferias, localizado em Bogotá, na Colômbia.
A 34ª edição do FILBo foi marcada por emoções trazidas pela possibilidade de voltar a ouvir as palestras, participar das oficinas, das sessões de autógrafos e, sobretudo, de ter um reencontro – tema central desta edição.
A presença massiva foi, sem dúvida, o ponto de atenção de expositores, convidados, parceiros e organizadores. Esta versão da Feira Internacional do Livro de Bogotá permitiu que milhares de seguidores se aproximassem de seus autores, ouvissem suas experiências pessoais em torno da criação literária que transcende fronteiras.
“A Feira Internacional do Livro de Bogotá é o evento mais esperado pelos leitores e visitantes, que responderam ao chamado para se encontrar novamente”, disse Emiro Aristizábal, presidente executivo da Câmara Colombiana do Livro.
“Para o setor editorial, o que se viveu nestes 14 dias é muito significativo porque conseguimos reativar a nossa economia. Nossos convidados nos surpreenderam agradavelmente com palestras de primeira classe e nossos visitantes com uma participação inédita na FILBo”, completou.
Graças à aliança institucional da FILBo, gerada com a Prefeitura de Bogotá, através do Ministério da Educação, do Ministério da Cultura, Recreação e Esportes e do Instituto Distrital de Artes (Idartes) e Biblored, pela primeira vez a FILBo teve a Pavilhão “Ler para a Vida”, onde foram realizadas mais de 90 atividades, entre lançamentos, oficinas para meninos e meninas e conversas com autores e personagens.
Da mesma forma, as livrarias e universidades da cidade acolheram mais de 50 atividades da FILBo que contaram com a participação de autores de grande relevância da Colômbia e de outros países.