Com a pandemia do coronavírus, o mundo praticamente parou e a economia foi um dos setores mais afetados. Para não quebrar, muitos comerciantes estão vendendo seus produtos através do e-commerce. E no setor de artesanato não foi diferente. As feiras, que eram o sustento de diversas famílias, foram todas canceladas sem data de previsão para voltarem a funcionar e a solução encontrada por um grupo de empreendedores foi se reinventar e transformar a feira presencial em virtual.
A Patchwork Design, feira que acontece há 21 anos, este ano será feita virtualmente em uma plataforma de marketplace, de 27 de julho a 1º. de agosto e passará a se chamar “Patchwork Arte e Design em Casa”, pois vai englobar outras áreas do artesanato e não só o patchwork. Será a primeira feira virtual de artesanato do país.
Zeca Medeiros, produtor do evento, diz que a ideia foi uma forma de continuar apoiando os artesãos que nesse momento estão procurando alternativas para vender seus produtos.
“Como o público não pode sair de casa e o artesão tem produtos em estoque que precisa vender, a feira virtual é a solução ideal porque atinge um público bem maior do que a feira presencial. Pessoas de todo o Brasil vão poder participar”, explica.
Além das lojas virtuais que vão oferecer diversos produtos, a “Feira Patchwork Arte e Design em Casa” terá também outras atrações como oficinas gratuitas de artesanato, palestras, exposições de bonecas de pano e de arte têxtil contemporânea, além de sorteio de brindes.
As exposições
A exposição “Têxtil Design” vai mostrar uma retrospectiva dos últimos 11 anos da “Contemporâneo – exposição internacional de arte têxtil”, com trabalhos de artistas americanos, quenianos, canadenses, brasileiros e japoneses mostrando que a arte têxtil com design moderno foi reconhecida como parte das artes visuais e apresentada em galerias de arte e museus de vários países.
Já a exposição “Boneca de Pano é Gente” é uma homenagem a boneca/gente “Emília” que este ano completa 100 anos. Criada por Monteiro Lobato, Emília é a personificação dessa fantasia no inconsciente coletivo do brasileiro a partir dos 40 anos, afirma Zeca Medeiros, produtor do evento. “Objeto que alimenta fantasias infantis em milhões de lares mundo afora e acompanha o homem há milênios, a boneca povoa até mesmo o inconsciente de adultos”, conclui.
O executivo acredita que a feira virtual veio para ficar. “Os custos são menores, atinge um público bem maior, o artesão não precisa ter gastos com deslocamento e transporte do seu produto e o público pode visitar cada estande com calma e ainda desfrutar de oficinas, palestras e outros atrativos no conforto do seu lar”, finaliza Zeca Medeiros.
SERVIÇO:
Feira virtual Patchwork Arte e Design em Casa – venda de produtos, oficinas online e palestras.
De 27 de julho a 1º. de agosto
Informações e inscrições de expositores: www.patchworkarteedesign.com.br