A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) tem trabalhado para expandir a inserção internacional das empresas brasileiras e consolidar a imagem positiva do agro nacional.
No primeiro trimestre de 2022, a ApexBrasil apoiou a participação de mais de 300 empresas em 15 feiras internacionais de alimentos e bebidas realizadas em 12 países, com volume de negócios fechados de US$ 800 milhões e US$ 3,7 bilhões projetados para os próximos 12 meses.
Segundo o gerente de Agronegócios da ApexBrasil, Márcio Rodrigues, o agro brasileiro está cada vez mais presente nos grandes eventos globais.
“Há uma confiança maior do importador com relação ao Brasil, que foi fortalecida durante a pandemia”, aponta.
“Além disso, há o reconhecimento global da qualidade e sustentabilidade dos nossos alimentos e bebidas, fazendo com que a demanda mantenha-se aquecida”, completa.
Por meio das ações de promoção comercial da ApexBrasil e dos seus parceiros setoriais no primeiro trimestre do ano, as empresas brasileiras tiveram acesso a uma ampla agenda de feiras.
Elas foram:
– World Coffee Dubai e Specialty Coffee Expo, em Boston, dois importantes eventos para o seguimento da cafeicultura;
– ISM Cologne, na Alemanha, a maior mostra de doces e snacks do mundo;
– Winter Fancy Food e SIAL America, duas feiras do setor de alimentação realizadas em Las Vegas;
– PRODEXPO, maior e mais importante feira de alimentos da Rússia;
– Vinexpo America, uma mostra do setor de vinhos e bebidas, realizada em Nova Iorque;
– Natural Products Expo West, na Califórnia, especializada em alimentação orgânica e natural; – – FOODEX Japan, uma das mais relevantes feiras de alimentos na Ásia;
– International Food and Drink Event (IFE), principal evento para profissionais de alimentação do Reino Unido;
– International Production and Processing Expo (IPPE), realizada em Atlanta, com foco em processos inovadores para a indústria alimentícia, principalmente de carnes, aves e ovos;
– Global Pet Expo 2022, para o setor de animais de estimação.
Os grandes destaques ficaram para a Gulfood, realizada de 13 a 17 de fevereiro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e a Seafood Expo North America, realizada entre 13 e 15 de março, em Boston, nos Estados Unidos.
No total, 114 empresas participaram da maior feira do setor de alimentos do Oriente Médio, com US$ 362 milhões de negócios fechados in loco e outros US$ 3 bilhões projetados para os 12 meses posteriores.
Já no evento norte-americano, foram negociados US$ 411 milhões, com projeções de outros US$ 452 milhões.
O Brasil também teve destaque em áreas que estão expandindo sua participação no mercado internacional. É o caso do setor de frutas.
A Fruit Logistica Berlim 2022, a maior feira do setor de fruticultura no mundo, organizada entre 5 e 7 de abril, contou com a participação de 45 empresas, que contrataram US$ 5 milhões e alinhavaram outros US$ 48 milhões em negócios futuros.
E ainda há muito por vir. Em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a ApexBrasil programou para 2022 o maior calendário de feiras de alimentos e bebidas já ofertado para os empresários brasileiros, 41 no total.
Além das 15 feiras já realizadas, as empresas brasileiras terão acesso a mais 26 eventos internacionais até o fim do ano.