A 47ª edição da tradicional Feira Internacional do Livro de Buenos Aires resultou em US$ 273.5 mil em negócios fechados e expectativas para os próximos 12 meses para as editoras brasileiras.
O evento, que este ano aconteceu entre os dias 27 de abril e 15 de maio, contou com uma delegação de empresas nacionais apoiadas pelo Brazilian Publishers (BP).
O BP é o projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a ApexBrasil.
Fizeram parte da missão na capital argentina as editoras Mil Caramiolas, Global, Girassol, Revista Internacional Destaque Nordeste, Callis e Edusp.
Rayanna Pereira, analista de Relações Internacionais da CBL, representou o Brazilian Publishers no estande promovido pelo projeto.
O espaço sediou reuniões entre editores brasileiros e profissionais do mercado literário de outros países, além de receber as visitas do:
– Embaixador do Brasil na Argentina, Reinaldo José de Almeida Salgado; do adido cultural da Embaixada do Brasil, Hayle Gadelha; e do diretor geral da Fundación El Libro, instituição que organiza o evento, Ezequiel Martínez.
Neste ano, alguns dos principais destaques da programação brasileira no evento ficaram por conta da participação de autores.
No dia 6 de maio, Itamar Vieira Junior apresentou seu romance “Torto Arado”, publicado no Brasil pela Todavia (2019) e na Colômbia pela Tusquets (2022).
Já as autoras Prisca Agustoni e Marília Garcia participaram do Festival Internacional de Poesia nos dias 28 e 29 de abril. O autor Bernardo Carvalho também esteve presente na Feira, entre os dias 5 e 8 de maio.
“A participação brasileira na Feira de Buenos Aires é uma oportunidade imperdível de reforçar nossa parceria comercial com mercados editoriais de toda a América Latina”, exalta Sevani Matos, presidente da CBL.
“Os resultados obtidos com a venda de livros e direitos autorais na edição deste ano demonstram a qualidade da literatura brasileira e sua crescente popularidade em outros países. Já estamos animados e ansiosos pelos próximos eventos que nos aguardam este ano”, conclui.
BOGOTÁ E LONDRES
As edições deste ano da Feira do Livro de Londres e dos dias profissionais da Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo) aconteceram entre os dias 18 e 20 de abril.
Ao todo, dez empresas participantes do Brazilian Publishers marcaram presença, gerando um total de US# 318.300 mil, entre negócios fechados e expectativas.
As editoras Letras do Pensamento, Girassol, Rua do Sabão, Biblioteca do Exército, Global, Unesp e Callis representaram o Brasil em Londres.
As empresas foram acompanhadas por uma delegação da CBL formada por Sevani Matos; Fernanda Garcia, diretora-executiva; Karine Pansa, diretora da CBL e presidente da International Publishers Association (IPA); e Ana Claudia Paiva, analista de relações internacionais.
A participação brasileira no evento literário gerou US$ 175.300 mil para as empresas, entre negócios fechados e expectativas para os próximos 12 meses.
Em Bogotá, o mercado literário brasileiro foi representado pelas editoras Mil Caramiolas, Mais Ativos/Mais Amigos, Global, Revista Internacional Destaque Nordeste e Callis.
A participação nos dias profissionais do evento resultou em USD 143 mil para as empresas brasileiras participantes, também entre negócios fechados e expectativas.
Realizada anualmente desde 1971, a Feira do Livro de Londres é reconhecida como um dos maiores eventos do mercado literário mundial.
Na edição deste ano, um dos maiores destaques da participação brasileira foi a assinatura do contrato que tornou a CBL a nova Agência Brasileira do ISNI (International Standard Name Identifier), responsável pela emissão do número de identificação global usado para registrar todas as obras de um criador de conteúdo.
O contrato foi assinado pela presidente da CBL, Sevani Matos, e pelo presidente da ISNI-IA, Michael Healy.
Outros destaques do Brasil ficaram por conta da participação de Karine Pansa na cerimônia de abertura do Sustainability Lounge e do painel “Global Outlook and Value of the Publishing Industry” (Perspectivas Globais e Valor da Indústria Editorial), sobre desafios e oportunidades do mercado de livros no mundo digital.
A missão brasileira em solo britânico incluiu também uma visita da delegação da CBL à Embaixada do Brasil em Londres e da presença de Sevani Matos e Fernanda Garcia em uma palestra a respeito do futuro da proteção de obras intelectuais diante do avanço de ferramentas de Inteligência Artificial.
Já o estande brasileiro, organizado pelo Brazilian Publishers, promoveu a venda de livros e sediou reuniões profissionais entre editores nacionais e internacionais.
De acordo com Sevani Matos, a participação brasileira nos eventos foi fundamental para estreitar laços comerciais entre o mercado literário do Brasil e do mundo.
“Retornamos das feiras literárias de Londres e de Bogotá! São dois importantes eventos no nosso calendário internacional, com o sentimento de dever cumprido”, afirma.
“Além do resultado da venda de livros e direitos autorais, o networking realizado durante os dias 18 e 20 de abril com profissionais do livro do mundo todo prometem ampliar cada vez mais a presença da literatura brasileira no exterior futuramente”, finaliza.