Anúncio
Início Feiras de Negócios Feiras mostram que mercado do hidrogênio e de captura de carbono estão...

Feiras mostram que mercado do hidrogênio e de captura de carbono estão em alta no Brasil

Anúncio

Terminou na semana passada, no Expo Mag (RJ) as edições 2024 das feiras Hydrogen Expo South America e Carbon Capture South America, realizadas pela Interlink Exhibitions.

Os eventos são dedicados a apresentar novas tecnologias e soluções, catalisando o debate em torno do desenvolvimento da cadeia produtiva do hidrogênio como alternativa econômica e ambientalmente viável no processo de descarbonização da indústria brasileira e internacional.

Com mais de 70 empresas nacionais e internacionais participantes e uma extensa programação de conteúdo, os eventos atrairam mais de 3.000 profissionais do setor.

“Registramos um aumento significativo no número de expositores e de visitantes de quase 30% com relação à edição do ano passado, o que comprova o avanço desse setor de um ano para o outro”, diz Cassiano Facchinetti, Managing Director da Interlink.

Anúncio

São dois eventos em um, que formam uma plataforma exclusiva para colaboração e troca de ideias com o propósito de acelerar a transição energética para um futuro descarbonizado e mais sustentável.

“As feiras reúnem a iniciativa privada e o poder público com a indústria, para juntos discutirmos os desafios atuais para a implementação desses projetos e as propostas necessárias para tornar o Brasil um protagonista nesse setor”, completa.

Outro ponto destacado por Facchinetti foi a geração de negócios e parcerias entre as empresas presentes.

“Por reunir oferta e demanda, ou seja, de um lado fornecedores de soluções em tecnologias e equipamentos para a produção, distribuição, armazenagem e exploração do hidrogênio e, do outro, grandes indústrias que precisam fazer a transição energética e descarbonizar suas operações, o evento é uma ferramenta estratégica para a geração de negócios e parcerias comerciais”, acerescenta.

A próxima edição dos eventos já tem data marcada: 11 e 12 de junho de 2025, no Centro de Exposições Expo Mag, no Rio de Janeiro.

Winston Fritsch, ex-secretário de Política Econômica no Ministério da Fazenda e curador emérito do Centro Brasileiro de Relações Internacionais, foi o keynote speaker do primeiro dia do evento, discutindo a produção de hidrogênio como forma de energia sustentável e a transição energética como um processo gradual.

Abrindo os trabalhos do segundo dia da Hydrogen Expo South America, a CEO e fundadora da CELA (Clean Energy Latin America) Camila Ramos, trouxe números que traduziram o potencial do hidrogênio.

Outro painel do dia abordou a questão do hidrogênio aplicado ao transporte. O presidente AHK Rio e Managing Director da MAN Energy Solutions Brasil, Jens Hüren, trouxe mais informações sobre a indústria de mobilidade e a produção de carbono, bem como possíveis soluções para a substituição do hidrogênio cinza pelo hidrogênio com baixo carbono. 

As etapas necessárias para o desenvolvimento da indústria do hidrogênio foram tema da participação do diretor de P & D da Tupy e integrante do Comitê de Hidrogênio da SAE Brasil, André Ferrarese.

Representando a perspectiva das montadoras no processo de descarbonização, o head de novos negócios de hidrogênio da Hyundai Motors, Anderson Suzuki, reforçou a preocupação com a emissão de carbono e o avanço do aquecimento global.

A montadora apresentou no evento o Nexo, veículo movido a hidrogênio, que estará em exposição no Brasil pela primeira vez.

A Hyundai também expandiu suas soluções em hidrogênio para além dos veículos de passeio, incluindo caminhões, ônibus, bondes, equipamentos especiais, embarcações, geradores de energia e mobilidade aérea avançada.

 Para abordar o papel do hidrogênio no segmento de ônibus, o engenheiro de desenvolvimento de produto da Marcopolo, Gustavo Giusti apresentou dados sobre os caminhos necessários para a descarbonização do transporte coletivo com hidrogênio.

HIDROGÊNIO E A INDÚSTRIA

Um dos painéis mais concorridos reuniu executivos de empresas de grande expressão na economia internacional que debateram o atual posicionamento da indústria brasileira para o uso de hidrogênio e PtX, especialmente a Neo-Industrialização

Diretora executiva da ABIHV (Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde), Fernanda Delgado, e o diretor executivo de Transição Energética e Sustentabilidade da Petrobras, Maurício Tolmasquim, destacaram a necessidade de acelerar a corrida pela indústria de hidrogênio verde e os esforços da Petrobras na produção de hidrogênio de origem fóssil.

Já a gerente geral de Otimização e Comercialização de Energia da Vale, Juliana Chagas, enfatizou as oportunidades para o hidrogênio nas cadeias de mineração e siderurgia e os investimentos da empresa em outras opções energéticas. 

Participantes do painel que discutiu hidrogênio e indústria, o diretor de sustentabilidade do Porto de Suape (PE), Carlos Cavalcanti, e o country manager da Fortescue, Luiz Viga, analisaram o potencial do Nordeste para a produção de energia renovável barata.

O DESAFIO DO MARCO REGULATÓRIO

Vários especialistas discutiram a importância das políticas públicas e dos incentivos para desenvolver a indústria de hidrogênio no Brasil. Entre eles:

– A diretora de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Hidrogênio (ABH2);

– Danielle Valois, o deputado federal e presidente da Comissão Especial de Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde;

– Arnaldo Jardim, o diretor do Programa da Secretaria de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, Gustavo Henrique; a CEO da ABIHV, Fernanda Delgado;

– A presidente executiva da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEÓLICA), Elbia Aparecida,

CCS TECH SUMMIT 2024

A Carbon Capture Expo South America criou um espaço para destacar as iniciativas bem-sucedidas de empresas e indústrias na busca pela descarbonização e transição energética.

O segundo e último dia do CCS Tech Summit 2024, evento de conteúdo da CARBON CAPTURE EXPO South America, foi marcado por um evento significativo para o futuro da energia sustentável no Brasil.

Representantes de órgãos públicos do Brasil e Noruega oficializaram um memorando de entendimento entre a EPE e a Innovation Norway, órgão do governo norueguês para fomento e desenvolvimento de parcerias internacionais e negócios, com foco no desenvolvimento de soluções inovadoras para a captura de carbono, que reforça o compromisso mútuo com a sustentabilidade.

Durante a cerimônia de assinatura do acordo de colaboração, Mette Tangen, Cônsul Geral da Noruega, enfatizou a prioridade da descarbonização no setor de petróleo e gás e a importância da captura e armazenamento de carbono (CCS).

“A CCS é uma das cinco prioridades do Consulado Geral da Noruega no Brasil. Agradecemos à Innovation Norway por promover esta colaboração com a EPE,” afirmou Tangen.

Para a diretora da CCS Brasil e curadora do CCS Tech Summit, Nathália Weber, o evento terminou com saldo positivo em termos de networking e negócios.

“Na primeira edição, em 2023, tivemos painéis que trouxeram a academia, indústria, governo, sociedade de maneira geral para uma conversa um pouco mais introdutória”, afirma.

“Agora, vemos uma maturidade muito maior dessas instituições no tema CCS, então precisamos de escala. Por isso, este ano, temos um evento maior, com mais painelistas e dois dias inteiros de debates com foco nas grandes questões institucionais que são exatamente as que estão travando o avanço do desenvolvimento das tecnologias de CCS”, completa.

A também diretora da CCS Brasil, Isabela Morbach, analisou o momento do país em relação à descarbonização.

“Na comparação com outros países, não estamos atrasados na descarbonização. Ao contrário, somos um país de matriz energética limpa. Isso nos dá menos senso de urgência”, diz.

“As empresas ficam muito dependentes dessas regulações saírem, seja para o CCS, para o Hidrogênio e para a Eólica Offshore. Então, estamos em um momento de muita negociação e se tivéssemos mais pressão como outros países têm, talvez já tivéssemos o Projeto de Lei aprovado, finaliza.

Serviço:

HYDROGEN EXPO South America / CARBON CAPTURE EXPO South America 2025

Quando: 11 e 12 de junho de 2025.

Onde: Centro de Exposições Expo Mag, Rio de Janeiro (RJ).

Site: https://hydrogenexpo.com.br/

Anúncio

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile