A FESPA Digital Printing 2024 bateu todas as marcas e cravou sua posição de principal feira de impressão digital e maior centro de geração de negócios do setor no continente.
Os números positivos são resultado de um forte trabalho dos times de APS Eventos e FESPA e de um mercado vibrante e sedento por novidades.
As primeiras metas foram alcançadas meses antes da feira abrir suas portas no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo.
O mais expressivo foi o aumento em mais de 20% na área de exposição, além de recordes absolutos em novos expositores e taxa de renovação dos espaços ainda durante a feira.
Foram 24.080 visitantes únicos passaram pelos corredores da FESPA Digital Printing, que segue como a feira que apresenta o público mais qualificado.
Essa visão é reforçada pelos próprios expositores, que relataram uma estimativa de geração de negócios na faixa de R$ 185 milhões.
“Quebramos todos os recordes em mais de 11 anos de FESPA no Brasil e mostramos aos líderes da indústria que nosso mercado é inovador e repleto de caminhos”, celebra Alexandre Keese, diretor comercial da APS Eventos Corporativos.
“Só temos a agradecer a todos que fizeram parte de mais um projeto espetacular. Saímos mega satisfeitos e com todos os pensamentos voltados em como podemos novamente surpreender em 2025”, completa.
Keese destaca também o posicionamento da FESPA brasileira na relação com as feiras ao redor do mundo.
“Nós já somos há muitos anos a FESPA que registra o maior público por metro quadrado entre todas. Agora, somos também por 2 anos consecutivos a feira com o maior número de visitantes como um todo”, aponta.
Neil Felton, CEO da FESPA, esteve no Brasil e ficou impressionado com o trabalho realizado peloa time da APS.
“Outro ponto interessante de destacar é ver os profissionais preenchendo todos os espaços de conhecimento buscando entender quais são as próximas oportunidades”, disse Felton.
Sucesso nas últimas edições, a Ilha da Sublimação teve casa cheia em absolutamente todas as palestras e bateu novos recordes de participantes.
Com curadoria do diretor da Print Center, Felipe Soares, a Ilha da Sublimação contou com o patrocínio de Adespan e BC Sublimação.
O Espaço 3D FAB LAB evoluiu e condensou novos tópicos da impressão 3D e como ela se adequa ao mundo da impressão digital e comunicação visual. Impressoras produziram modelos o tempo todo, em projetos do time do Universo da Criatividade, liderado por Rodrigo Dinardi.
As palestras da Arena Maker atraíram atenção para novos materiais e até uma área prática foi criada pelo time da VP Máquinas e seus parceiros: Art Clean Neon, Cristal & Cores, MMS Plásticos, PH Printers e Sinteglas.
Emoção, competição e adrenalina deram o tom na segunda edição do CAMBEA SuperFast. O mega torneio de envelopamento foi promovido com maestria por Marcelo Souss e todo o time da Alltak na FESPA Digital Printing 2024.
O espaço ficou repleto de profissionais durante os quatro dias, resultando em uma grande festa. Na competição, a aplicação foi feita em elementos automotivos e decorativos, como portas e janelas.
Estreia na FESPA Digital Printing 2024, a Fábrica de Camisetas atraiu mentes interessadas em compreender como a impressão digital têxtil vem evoluindo nos últimos anos.
O projeto mostrou a criação de uma camiseta em poucos minutos, passando por sua impressão, cura, dobra e empacotamento.
O líder do Busca Têxtil, Henri Kanj, orientou os presentes. A iniciativa contou com o fundamental suporte de Brother, Dekken, Mecolour, Camiseta Feita de Pet e Camisetas Rápido.
A FESPA Digital Printing 2024 reuniu também todo seu time de FESPA Experts passando orientações diretamente aos visitantes; outro destaque foi o Print Live, espaço exclusivo usado por líderes do setor para transmissões e gravações.
SUSTENTABILIDADE
Antes da feira, materiais foram lançados pela APS para educar o setor e levar maior consciência sobre métodos e processos.
Durante a feira, a FESPA Digital Printing contou com o valioso suporte dos membros do Projeto AME (Atendentes Muito Especiais), que novamente ajudaram em áreas como recepção e atendimento ao expositor.
Outra ação foi o apoio ao Projeto Circule um Livro, da Abigraf e Ibá. Na entrada da feira, os visitantes doaram livros para a iniciativa que roda o Brasil com o objetivo de desenvolver a leitura.
É importante destacar também que todo o material usado durante a FESPA Digital Printing é enviado para uma cooperativa de reciclagem, dando origem a novos materiais.
Dessa forma, a feira se posiciona ao lado do pensamento ESG e atinge mais da metade dos ODS da ONU.
Em 2025 a temática dá um salto e terá como visão principal “Inspiração que gera negócios”. A feira ocorrerá de 17 a 20 de março de 2025, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Muitas marcas globais já renovaram, ainda durante a feira, seus espaços para a FESPA Digital Printing 2025.