Com palcos que recebem grandes nomes da música sertaneja e as principais disputas de rodeio do País nas arenas, a Festa do Peão de Barretos começa no próximo dia 17 de agosto.
O evento, que se estendendo até dia 27, traz atrações diárias em um Parque do Peão que totalizará mais de 260 horas de entretenimento.
Chegando à sua 68ª edição como o maior espetáculo do gênero na América Latina, deve receber em torno de 900 mil visitas ao longo dos 11 dias no complexo.
O evento impacta diferentes setores da região. Para se ter uma ideia, são criados cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos para a Festa acontecer, de acordo com Os Independentes.
A FESTA
O evento – além de celebrar a música e sediar as finais dos campeonatos nacionais de rodeio e o tradicional Barretos International Rodeo – é ainda reconhecido por manter viva as tradições.
“A Festa do Peão de Barretos tem o dever e o objetivo de enaltecer a cultura sertaneja e movimentar a economia da região”, diz Hussein Gemha Junior, presidente de Os Independentes.
“Procuramos oferecer uma estrutura completa para que o evento agrade a todos, inclusive as crianças, as famílias, os competidores e todo o público presente”, completa o organizador.
As atrações musicais vão se apresentar em cinco palcos: Estádio, Amanhecer, Raízes, Culturando e Camping (exclusivo para os hóspedes do local).
O evento conta com uma grade de shows diversa. Entre os mais de 100 shows que estão nos dois palcos principais – Estádio e Amanhecer – estão:
– Chitãozinho & Xororó, Jorge & Mateus, Zé Neto & Cristiano, Bruno & Marrone, Luan Santana, Ana Castela, Simone Mendes, César Menotti & Fabiano, Zezé di Camargo & Luciano;
– Clayton & Romário, Hugo & Guilherme, Boate Azul com Gian & Giovani e Edson & Hudson, Matheus & Kauan, Eduardo Costa, Mari Fernandez, Fernando & Sorocaba;
– João Bosco & Vinicius, Maria Cecília & Rodolfo entre muitos outros.
Também vão se apresentar artistas de outros gêneros como Alok, Pedro Sampaio, Dennis, Lozanello, Open Farra, Malifoo, Menos É Mais e outros.
COMPETIÇÕES ESPORTIVAS
A Festa do Peão ainda tem as aguardadas competições esportivas que colocam o Brasil no calendário mundial do rodeio.
Os maiores atletas do país e também competidores dos Estados Unidos e do México desembarcam na Capital Nacional do Rodeio em busca do título de campeão do evento. ]
No total, mais de 600 competidores devem passar pelas disputas barretenses.
Na Hípica do Parque são realizadas as classificatórias das provas cronometradas (Três Tambores, Team Penning e Ranch Sorting) e no Estádio de Rodeio acontecem as finais dos principais campeonatos do país.
Em 2023, a Festa sedia a final da PBR Brasil (17 a 20/08), a final da Liga Nacional de Rodeio LNR (21 a 23 e 26/08) e o Barretos International Rodeo (24 a 27/08).
O campeonato internacional completa 30 anos e engloba as modalidades rodeio em touros, cutiano, sela americana, bareback, três tambores e team penning.
O treinador norte-americano criador do método doma racional, Monty Roberts, também vai participar do evento pela primeira vez.
Ele traz apresentações na arena e uma clínica demonstrando seus métodos aberta ao público que estiver no Parque do Peão.
TRADIÇÃO
A tradição e a cultura sertaneja são enaltecidas no evento. Para preservar essas raízes, a Festa do Peão traz o Concurso da Queima do Alho.
A disputa culinária acontece na programação desde 1956 e preserva os sabores da comida típica do estradão boiadeiro.
Neste ano, 20 comitivas de diferentes regiões do país participam do concurso, que será realizado no dia 20 de agosto, a partir do meio-dia, no Rancho Ponto de Pouso, dentro do Parque do Peão.
No concurso, as comitivas de cozinheiros montam seus apetrechos e fazem o “fogo de chão” para preparar o prato composto por arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne seca e carne de churrasco.
A tradicional disputa é uma forma de homenagear o peão de boiadeiro, que movimentou a economia da região e fez a Festa do Peão de Barretos ser a potência que é hoje.
Outra atração é o Concurso do Berrante, que acontece com a Queima do Alho e reúne competidores de diversas regiões do país.
Além disso, para valorizar a cultura brasileira, o evento conta com o palco Culturando, que é uma referência de preservação e difusão cultural para o público.
Na programação estão apresentações de grupos de catira e orquestra de cordas caipira, samba e pagode, festival de dança, música country, covers e muito mais.
Neste ano, o palco vai receber cerca de 150 atrações, representando mais de 80 cidades de 15 estados do país.
Já o Palco Raízes é exclusivo para a música caipira – reunindo artistas amadores e profissionais -, apresentações de danças típicas e declamações de versos caipira.
Garantindo a diversão de toda a família, o Parque está mais do que preparado para receber as crianças.
A principal atração para os pequenos é o Rancho do Peãozinho, que ocupa uma área de 35 mil metros quadrados, com várias opções socioeducativas ao longo do evento.
No espaço conta com os rodeios em Carneiros e Júnior; escolha da Rainha e Mister Peãozinho; Festival Barretos Kids e muito mais.
O público também pode conhecer a minifazenda e o minizoológico, além de participar de muitas brincadeiras voltadas às crianças.
Ainda e o mais importante: todas as atrações contam com o auxílio de monitores.
Os ingressos para a 68ª Festa do Peão de Barretos estão à venda através do site oficial do evento e, também, pelo site: https://barretos.totalacesso.com/
ACESSO POR RECONHECIMENTO FACIAL
Com o objetivo de oferecer um evento cada vez melhor e mais seguro, a organização adotou uma nova tecnologia de reconhecimento facial para o controle de acesso em alguns setores.
A solução utiliza algoritmos de Inteligência Artificial para verificar a identidade de uma pessoa com base em suas características faciais únicas.
O acesso via reconhecimento facial neste primeiro ano de implantação ocorrerá para credenciais, passaportes e setores, como camarotes, áreas vips e premium.
“Buscamos as principais novidades para garantir o sucesso do evento em seus mais diferentes aspectos”, diz Jeronimo Luiz Muzetti, diretor financeiro de Os Independentes.
“A tecnologia tem nos ajudado a melhorar a experiência do usuário e também garantir um evento cada vez mais seguro”, completa.
A tecnologia e os equipamentos de reconhecimento facial para controle de acesso tornaram-se uma tendência para grandes eventos.
Com ela, é possível diminuir consideravelmente o tempo de filas, garantir melhor fluidez do público nos espaços dos eventos, bem como garantir mais segurança para os organizadores.
Além disso, o uso desta tecnologia contribui para a segurança do usuário, pois se apoia na redução de fraudes e roubos de identidade, além de prevenir a falsificação de documentos.
Todas as portarias externas e internas do Parque do Peão estarão habilitadas para o acesso por reconhecimento facial.
COMO FAZER O CADASTRAMENTO DA BIOMETRIA FACIAL PARA A FESTA DO PEÃO DE BARRETOS
Quem adquiriu ingressos para Área Vip, Camarote Arena Premium, Camarote da Gente, Camarote Open Super Bull, Pista Gold, Pista Prime e Stage Prime deverá baixar em seu smartphone o aplicativo Barretos Setores.
Para entrar no app, é necessário utilizar ou criar uma conta usando os mesmos dados do comprador do ingresso.
Em seguida, o cliente tira uma foto de seu rosto (selfie) para cadastrar a biometria facial. Já para o setor Parque | Rodeio | Show, o acesso ocorrerá via QR Code dinâmico.
Para isso, é necessário baixar o app Barretos Ingressos, acessar utilizando os mesmos dados cadastrados na compra e baixar o QR Code que deve ser apresentado na entrada por meio do smartphone.
A organização do evento orienta os clientes a baixar os aplicativos Barretos Setores e Barretos Ingressos antecipadamente e efetuarem os respectivos cadastros antes de ir ao evento.