O 34º Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado já alcançou um crescimento médio de 150% em relação ao evento de 2021.
Em comparação a julho do ano passado, o Festuris já ultrapassou 140% na comercialização dos espaços e 155% na receita bruta.
O Festuris está agendado para 3 a 6 de novembro, em Gramado, com a solenidade de abertura acontecendo no Palácio dos Festivais no dia 3.
Dias 4 e 5 (sexta e sábado) as atividades são concentradas no Serra Park, já no domingo, dia 6, os participantes retornam aos seus destinos.
Neste ano, a estimativa é de atrair mais de 12 mil participantes, 2.500 marcas em exposição, 40 destinos internacionais e mais de 90 horas de conteúdo.
EXPANSÃO DA FEIRA
Na visão dos CEOs Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, o Festuris 2022 será o maior e melhor já realizado.
Tendo a sustentabilidade como um dos pilares do Festuris, os pavilhões receberão nova nomenclatura: Pavilhão Araucária (acesso 1)e Pavilhão Hortênsia (acesso 2).
Uma das novidades é que o evento teve sua área física ampliada em cerca de 2 mil metros (Pavilhão Hortência), utilizando completamente os dois pavilhões do Serra Park.
Zorzanello pontua que o Festuris segue priorizando o fortalecimento da segmentação na feira de negócios.
Além da feira geral, do espaço Green Experience, do espaço Business & Innovation, haverá o retorno do espaço Wedding, assinado pelo curador e conceituado cerimonialista César Serra.
O espaço LGBT+ foi ampliado, conta com expositores inéditos e apresentará uma área de conteúdo, conforme adianta o curador Del Hay.
ESPAÇO LUXURY
O conceituado espaço Luxury foi ampliado e teve seu layout remodelado. O segmento estará localizado no Pavilhão Hortênsias, com credenciamento exclusivo, e contará com marcas como:
Tap, Teresa Perez, Club Med, Casa Hotéis, Seychelles, Buenos Aires e Norwegian, segundo o curador do espaço, Marcelo Zingalli.
TURISMO GASTRONÔMICO É PROTAGONISTA
Outra grande novidade da 34ª edição do Festuris, o espaço Food & Drinks Experience. De acordo com a organização, a proposta é apresentar aos participantes do evento a herança gastronômica da região, assim como de alguns destinos internacionais.
“Será uma enorme imersão em aromas e sabores, com experiências incríveis”, pontua Zorzanello. Além disso, Marta enfatiza a importância de unir os negócios à gastronomia.
“Estamos falando sobre identidade, pertencimento e experiência que o segmento gastronômico nos proporciona, isso tem tudo a ver com a essência do turismo”, justifica.
No espaço, também serão oferecidas aulas show e os expositores farão a comercialização e a demonstração de produtos e pratos especiais.
CONTEÚDO
Importantes nomes do turismo e do empreendedorismo estão no rol de palestrantes do Meeting Festuris neste ano.
Com a temática “Ressignificando o Turismo”, a área de conteúdo do evento, que ocorre na manhã dos dias 4 e 5 de novembro, no Pavilhão Hortênsia, oportunizará uma intensa imersão em conhecimento a partir dos cases apresentados.
A curadora de conteúdo, Luciana Thomé, destaca que o objetivo da programação é fomentar a atividade crítica, instigar a interrogação, a curiosidade e contribuir para o desenvolvimento da inteligência geral como uma capacidade para tratar problemas específicos.
Para capacitar o mercado dos negócios como um todo, a organização neste ano traz painelistas de diferentes frentes de trabalho.
Sendo assim, podem participar profissionais da área de Turismo como agentes, guias e operadores de viagens, empresários de áreas que trabalham direta ou indiretamente com o segmento (Trade), estudantes e público geral que queira aprender.
Quem adquirir o ingresso para o Meeting possui acesso à feira geral, que ocorre à tarde, tem acesso às Mentorias, mediante agendamento prévio via app. acesso às experiências e toda a programação paralela.
O participante receberá um E-book exclusivo do conteúdo das palestras e certificado digital.
Até o dia 13 de setembro o ingresso de 1º lote custa R$299,00, após essa data, o valor será de R$399,00. Inscrições em www.festurisgramado.com/meeting.
APP FESTURIS
O Festuris terá um novo aplicativo para esta edição para facilitar a experiência do participante e expositor no evento.
A plataforma será interativa, proporcionando engajamento do público no pré-evento e no conceito de segunda tela durante o Festuris.
Uma das principais funções é que ele será uma rede social do evento tendo, portanto, a possibilidade de os usuários realizarem postagens, curtidas e comentários.
De maneira fácil e dinâmica, será possível também acessar a programação completa do evento, aos perfis dos palestrantes e mentores.
Na ferramenta, os participantes poderão agendar reuniões com expositores de toda a feira, garantindo organização e efetividade nos encontros, sendo assim, criando sua agenda no próprio App.
O aplicativo estará disponível para download nos sistemas Android e IOs a partir de 15 de setembro