Faltando ainda alguns meses para 34ª edição, que acontece de 3 a 6 de novembro, o Festuris Gramado vem registrando números históricos na comparação com suas maiores edições.
A feira de negócios turísticos está, inclusive, expandindo sua área de exposição dentro dos pavilhões do Serra Park para atender à crescente demanda do mercado.
A comercialização de espaços está cerca de 30% superior a 2019 – última edição antes da pandemia -, podendo ser a maior edição de todos os tempos do evento.
De acordo com os organizadores, o volume atual de vendas para exposição no Festuris deve ser comemorado e indica a recuperação da cadeia do turismo.
Nas duas últimas edições, a feira não parou e se adaptou às restrições impostas pela pandemia.
O Festuris foi a primeira feira de turismo a ser realizada na América Latina durante a pandemia, servindo de modelo para outras feiras e eventos.
“A demanda está muito alta, tanto que estamos ampliando a feira para ter novos locais de vendas que hoje não existem”, destaca o CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello.
“Marcas importantes que não participaram das últimas edições estão retornando para a feira de modo geral, incluindo companhias aéreas, destinos internacionais e outras marcas do turismo brasileiro”, completa.
Enquanto o turismo internacional ainda retoma em ritmo mais leve, o reaquecimento do mercado brasileiro é puxado pelo turismo interno.
Entre os expositores confirmados no Festuris até o momento, nota-se o surgimento de novos destinos que buscam promover suas belezas e atrativos ao trade.
“Quem pregou que feiras presenciais iriam acabar estava muito enganado. O ser humano vai levar muitas gerações para se robotizar”, diz a CEO do Festuris, Marta Rossi.
“A tendência é que tenhamos muitos eventos daqui pra frente e o crescimento das feiras que possuem um formato diferenciado”, projeta
Diante do crescimento da feira neste ano, a ampliação também se dará no sentido de reposicionar alguns segmentos.
Um exemplo é o do Espaço Luxury, que estará em uma área maior e ampliará também a presença de buyers e expositores de diferentes procedências.
Além disso, layouts estão sendo repaginados, trazendo estilos de espaços adaptados à nova economia.
Em paralelo a isso, a aposta do Festuris será em mais experiências dentro da feira, networking qualificado entre os participantes e conteúdo através de mentorias e capacitações.
“Hoje os eventos não podem acontecer apenas para buscar informações e fortalecer o relacionamento, mas sim para poder ter experiências e vivências relacionadas aos destinos e produtos que estão sendo apresentados”, afirma Zorzanello.
“Nesse ponto, provocamos inclusive que os expositores se apresentem de uma forma diferente explorando a criatividade”, finaliza.