O Conselho de Administração da Fiera Milano, organizadora de eventos multinacional e gestora de venues, aprovou nesta semana os resultados consolidados até 30 de junho de 2024.
Nos primeiros seis meses de 2024, o Grupo Fiera Milano registrou aumento nas Receitas e no EBITDA e uma melhora significativa no Lucro Líquido das atividades contínuas em comparação a 2023.
As principais feiras no calendário do semestre tiveram ótimas performances. Os congressos apresentaram um desempenho positivo que superou as expectativas, prevendo para 2024 um crescimento de dois dígitos em relação ao ano anterior.
Na segunda parte do semestre, começou na arena ao ar livre do centro de exposições em Rho, a série de concertos internacionais, denominada Fiera Milano Live.
“Os primeiros concertos tiveram a presença de mais de 150.000 pessoas. Esta iniciativa marca o início do novo negócio de entretenimento previsto pelo Plano Estratégico 2024-2027”, aponta o Diretor-Geral da Fiera Milano, Francesco Conci.
“Sempre alinhada ao Plano, a Fiera Milano continua seu compromisso com a expansão da atividade congressual, com o objetivo de atrair novas conferências internacionais para Milão”, completa.
Nesse sentido, a Allianz MiCo foi escolhida como local para sediar, em 2027, o ESC Congress, o maior congresso de cardiologia do mundo, que receberá mais de 30.000 participantes.
“Além disso, graças também à aceleração do negócio de serviços e aos resultados promissores das atividades internacionais, com o Brasil obtendo desempenhos além das previsões, estamos confiantes de poder melhorar as estimativas dos resultados esperados para 2024”, aponta.
“Prevemos, de fato, alcançar no final do exercício um resultado posicionado na parte alta da orientação de Receitas e EBITDA previamente comunicada, além de uma melhoria na Disponibilidade Financeira Líquida”, acrescenta.
RESULTADOS ATÉ 30 DE JUNHO DE 2024
Nos primeiros seis meses de 2024, as Receitas Consolidadas totalizaram 144,4 milhões de euros, um aumento de 12,2 milhões de euros em comparação com os primeiros seis meses de 2023.
No período, foram realizadas 37 feiras (22 na Itália e 15 no exterior, 24 diretamente organizadas e 13 hospedadas) e 67 eventos congressuais (dos quais 26 com área de exposição anexada), totalizando 836.415 metros quadrados ocupados.
As Receitas do setor operacional Atividades de Feiras Itália nos primeiros seis meses do ano foram de 119,4 milhões de euros, apresentando um incremento de 9,2 milhões de euros em comparação com o primeiro semestre de 2023.
Nos primeiros seis meses do ano, foram realizadas 22 feiras na Itália. Em janeiro, a Fiera Milano organizou a primeira edição da Milano Home, um novo formato de feira dedicado ao mundo da habitação e decoração para casa.
O mês de fevereiro viu o retorno das manifestações dedicadas ao setor de moda, incluindo a Milano Unica, com 508 empresas expositoras e um aumento de 27% em relação à edição de fevereiro de 2023, obtendo uma participação total de 5.886 empresas visitantes (+11%).
Em março, destaque para a Mostra Convegno Expocomfort (MCE), ponto de referência para as tecnologias mais inovadoras de climatização e eficiência energética. Estiveram presentes em Rho mais de 1.300 expositores e 121.000 visitantes, com mais de 30% provenientes do exterior.
O mês de abril viu a edição recorde do Salone del Mobile: 370.824 presenças, 53,9% do exterior e mais de mil expositores de 35 países.
No mês de maio, ocorreu a Transpotec Logitec, o principal evento na Itália para logística e transporte rodoviário, que foi realizado em simultâneo com a NME-Next Mobility Exhibition. As feiras registraram a presença de mais de 33.000 operadores profissionais de 62 países.
INTERNACIONAL
No primeiro semestre de 2024, as receitas do setor operacional “Atividades Feirísticas no Exterior” foram de 4,3 milhões de euros, um aumento de 1,4 milhões em comparação aos 3,0 milhões de euros do primeiro semestre de 2023.
O aumento é principalmente devido à presença da feira Exposec no Brasil e à mostra de arte contemporânea Investec Cape Town Art Fair (ICTAF), organizada pela subsidiária sul-africana.
No Brasil, também ocorreu pela primeira vez a Fruit Attraction São Paulo, uma das principais feiras internacionais do setor de frutas e vegetais, que encerrou sua primeira edição com 12.000 visitantes e reuniu mais de 100 expositores de 15 países diferentes.
Também foi a primeira edição no Brasil para a feira Esquadria, organizada conjuntamente pela Fiera Milano e NürnbergMesse, voltada principalmente para soluções para janelas, portas, fachadas e estruturas correlatas.
Ambas as feiras obtiveram resultados significativamente superiores às previsões. Durante o segundo trimestre de 2024, a atividade também retomou na China, onde ocorreram 11 feiras.
Entre as mais importantes: CDIIF – Chengdu International Industry Fair, GITF International Tour Guangzhou, Chinafloor Domotex Shanghai, Let China Guangzhou e International Fastener Show China.
CONGRESSOS
Os resultados foram muito positivos para o setor operacional Congressos, com receitas em crescimento de 8,6% e 67 eventos congressuais hospedados no primeiro semestre de 2024, dos quais 26 com área expositiva anexa.
O aumento deve-se principalmente ao incremento das receitas dos eventos que já ocorreram no semestre anterior, incluindo o Salone del Risparmio, Salesforce e AWS Summit, além de um maior número de eventos não recorrentes.
RELATÓRIO FINANCEIRO SEMESTRAL
O EBITDA consolidado do semestre totaliza 54,6 milhões de euros, com uma variação positiva de 13,0 milhões de euros em comparação com o valor registrado no mesmo semestre do exercício anterior (41,6 milhões de euros).
A variação reflete o já citado desempenho favorável das receitas e os resultados contabilizados pelo método da equivalência patrimonial, principalmente relacionados à joint venture de controle conjunto com o parceiro Deutsche Messe AG, em relação às atividades na China e à associada Fiere di Parma.
A margem EBITDA % registrou um aumento de 31,5% no primeiro semestre de 2023 para 37,8% no primeiro semestre de 2024, também graças a uma gestão eficiente dos custos.
O EBIT do semestre totaliza 28,7 milhões de euros em comparação com 16,2 milhões de euros no primeiro semestre de 2023.
A variação positiva de 12,6 milhões de euros reflete principalmente o desempenho do EBITDA, parcialmente compensado por maiores amortizações do direito de uso das atividades em locação devido à reavaliação monetária.
A gestão financeira apresenta um saldo negativo de 3,8 milhões de euros contra um valor negativo de 5,1 milhões de euros em 2023. A variação positiva de 1,3 milhões de euros é decorrente principalmente da gestão de tesouraria relacionada aos investimentos de liquidez.
O Resultado Líquido do período das atividades contínuas totaliza 22,6 milhões de euros (crescimento de 13,4 milhões de euros em relação aos 9,2 milhões de euros no primeiro semestre de 2023).
O Resultado Líquido do período das atividades descontinuadas diminuiu em relação ao ano anterior, pois em 2023 havia um ganho de capital não recorrente de 16,5 milhões de euros decorrente da operação Tuttofood.
O Resultado Líquido do período apresenta um lucro de 22,6 milhões de euros em comparação com um lucro de 25,7 milhões de euros no primeiro semestre de 2023.
PREVISÃO DE EVOLUÇÃO DA GESTÃO
Na segunda metade de 2024, o Grupo continuará a execução da estratégia de crescimento delineada no Plano Estratégico 2024-2027, concentrando seus esforços em quatro dimensões estratégicas fundamentais:
– Fortalecimento do portfólio de feiras, a expansão das atividades congressuais, a transformação em um fornecedor de serviços integrado e o desenvolvimento do negócio de entretenimento.
À luz dos resultados positivos obtidos das feiras concluídas no semestre, que registraram melhorias significativas em comparação com as edições anteriores, e graças à visibilidade das performances esperadas das feiras programadas para o restante do ano, o Grupo expressa uma confiança renovada nas perspectivas futuras.
Os resultados dos congressos superaram as expectativas, projetando um crescimento de dois dígitos em relação ao ano anterior.
Além disso, o robusto crescimento dos serviços e os resultados promissores das atividades internacionais, com o Brasil obtendo performances acima das previsões, juntamente com a redução dos custos energéticos, reforçam ainda mais o otimismo para o futuro.
Em consideração a essas evidências, o Grupo acredita que pode melhorar as estimativas anteriores, prevendo para 31/12/2024 a obtenção de um resultado posicionado na parte alta da orientação de Receitas e EBITDA, em particular:
- Receitas no intervalo de 250-255 milhões de euros (em comparação com o intervalo anterior de 245-255 milhões de euros)
- EBITDA no intervalo de 70-75 milhões de euros (em comparação com o intervalo anterior de 65-75 milhões de euros)
SUSTENTABILIDADE
A sustentabilidade está no centro da visão estratégica da Fiera Milano e é uma característica distintiva de seu perfil corporativo.
Definir uma proposta de sustentabilidade integrada em seu modelo de negócios tornou-se hoje um critério qualificante para atrair e hospedar grandes eventos itinerantes, configurando-se como uma vantagem competitiva distinta no panorama internacional de eventos.
Por esse motivo, a Fiera Milano, sob a liderança e coordenação do Comitê de Sustentabilidade, elaborou uma estratégia de sustentabilidade integrada no Plano Estratégico 2024-2027.
O plano de sustentabilidade integrado incorpora 30 objetivos quantitativos, cada um dos quais habilita uma das quatro dimensões-chave da proposta de valor.
Entre estes, alguns, a serem alcançados até 2027, se destacam pelo seu impacto significativo:
- Redução das emissões de CO2 Escopo 1 + Escopo 2 em pelo menos -60% em relação a 2023;
- Aumento da porcentagem de energia elétrica proveniente de fontes renováveis de 38% para 70%;
- Aumento da incidência de mulheres em posições gerenciais de 46% para 49%;
- Extensão da cobertura do seguro de saúde completo para 100% dos funcionários;
- Aumento do número de horas de treinamento em 50%;
- Lançamento de um novo evento dedicado aos temas da descarbonização industrial;
- Garantir que pelo menos 80% do valor das compras seja coberto por avaliação ESG.
Como forma de integrar ainda mais a sustentabilidade no modelo de negócios da Fiera Milano, alguns dos 30 objetivos foram inseridos nas formas de remuneração de curto prazo (MBO) da alta administração, com um peso de 15-20%.
Em 16 de maio de 2024, a Fiera Milano inaugurou um dos maiores e mais potentes sistemas fotovoltaicos de telhado da Itália e um dos 10 maiores do mundo, localizado nos telhados do centro de exposições em Rho (leia aqui).
A Fiera Milano obteve a certificação ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental, reconhecimento que atesta a capacidade da empresa de identificar e gerir de forma eficiente os impactos ambientais de suas atividades, conduzindo a um uso mais racional dos recursos, à redução de desperdícios e à otimização dos processos.
A Fiera Milano conquistou o primeiro lugar no ESG Identity Corporate Index 2024, na categoria de empresas italianas de médio porte cotadas na bolsa.
Este índice de sustentabilidade, desenvolvido pela ET.Group e apresentado em 19 de junho na ESG Business Conference, premia a capacidade das empresas de integrar a sustentabilidade em seus modelos de negócios.
A Fiera Milano registrou uma melhoria notável de +27% em relação à pontuação de avaliação do ano passado, obtendo a qualificação de Top Performer ESG.
FIERA MILANO VENCE O INDUSTRY PARTNER AWARD
A Fiera Milano venceu o Industry Partner Award 2024 graças ao inovador projeto de montagens sustentáveis de baixo impacto ambiental criadas inteiramente a partir de carpetes reciclados nas feiras anteriores, com o objetivo de orientar as escolhas de organizadores e expositores em direção a soluções de montagem mais sustentáveis, seguindo os princípios da economia circular (leia aqui).