FIEXPO Latin America 2024 se despediu do Panamá com números históricos

Anúncio

A FIEXPO Latin America 2024, realizada na cidade do Panamá, de 10 a 13 de junho, alcançou números recordes em termos de participação de profissionais da Indústria de Reuniões.

Estiveram presentes 734 expositores de mais de 70 destinos, e 1.133 compradores e visitantes comerciais. Foram realizadas 12.803 reuniões onde foram geradas e negociadas oportunidades de negócios no valor estimado de 872 milhões de dólares.

No âmbito da feira, foi realizada pela primeira vez a certificação Certified Incentive Specialist (CIS) da SITE, atraindo profissionais interessados em fortalecer seus conhecimentos e especialização no segmento de incentivos.

Este ano, sob a liderança da #Meet4Impact e do GDS – Global Destination Sustainability Movement, a FIEXPO Latin America reafirmou seu compromisso com a sustentabilidade e o legado na indústria de reuniões, marcando o segundo ano de implementação de práticas responsáveis.

Anúncio

Nesta edição, destacou-se o poder transformador das reuniões centradas nas pessoas e seu desenvolvimento pessoal e profissional significativo, como fundamentais para o desenvolvimento de comunidades conscientes de sua capacidade regenerativa.

Isso não teria sido possível sem a colaboração inestimável de parceiros estratégicos como PROMTUR Panamá, ProColombia, o Ministério do Turismo do Uruguai e o Instituto Costarriquenho de Turismo.

A 11ª edição do Fórum Político Latino-Americano sobre Turismo de Reuniões contou com a participação de mais de quarenta autoridades de turismo da América Latina e do Caribe, incluindo ministros, vice-ministros e diretores de turismo, representando 12 países.

Também contou com a presença destacada de Senthil Gopinath, CEO da ICCA, Sherrif Karamat, CEO da PCMA, Martin Boyle, CEO da IAPCO, Ana María Viscasillas, Presidente do Conselho Diretivo do EIC, entre outras autoridades e representantes de entidades internacionais.

As sessões educativas foram um dos pontos focais da FIEXPO Latin America 2024, oferecendo uma ampla gama de oportunidades de aprendizado e desenvolvimento profissional.

Destaque ainda para o Next Generation Summit, um evento desenhado para inspirar e capacitar a próxima geração de profissionais MICE. Este summit focou no desenvolvimento de habilidades digitais e de liderança, promovendo um ambiente de aprendizado interativo e colaborativo.

O programa Connecting Minds: From Scratch, dirigido pelo especialista Mike Van Der Vijver, foi um dos principais atrativos desta edição.

Este mega laboratório de design de programas eficazes ofereceu aos participantes a oportunidade de criar e desenvolver programas desde o início, integrando conceitos inovadores e estratégias práticas para a indústria MICE.

Os fóruns especializados, como o Corporate Forum e o Fórum de Associações Internacionais e Latino-Americanas, organizados em colaboração com a PCMA e a ICCA, reuniram especialistas e líderes do setor para debater sobre as tendências e desafios atuais, oferecendo valiosas perspectivas e estratégias para o futuro da indústria de reuniões.

O Meeting Hub se tornou um epicentro de conhecimento e inovação, abrigando conferências magnas e painéis de discussão sobre temas cruciais como inteligência artificial, transformação de eventos, sustentabilidade, liderança e Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI).

Este espaço facilitou a troca de ideias e práticas que contribuirão significativamente para o avanço da indústria, promovendo um ecossistema de eventos mais inclusivo e sustentável.

A FIEXPO Latin America 2025 será realizada na Costa Rica, um destino que promete continuar com o legado de excelência e crescimento da indústria de eventos.

PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA

Juntamente com 14 coexpositores nacionais, a Embratur marcou presença na maior feira de turismo de negócios da América Latina. a Agência apresentou a diversidade dos biomas, da cultura, da gastronomia e dos segmentos em geral dos destinos brasileiros.

Além disso, a diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, recebeu o prêmio “Fiexpo Award de Gestión destacada de País”.

A honraria reconhece pessoas que fizeram contribuições significativas para o marketing, o posicionamento e a comercialização de seu país.

“Cravamos nossa liderança da América Latina no setor de negócios e eventos. Acho que o prêmio está conectado a isso: reconhecimento do nosso trabalho em equipe. Esse prêmio é de toda a equipe da Embratur, pois coroa nosso trabalho coletivo”, comemorou a diretora.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, avaliou a participação da Agência na feira e a liderança do Brasil no segmento.

“A participação do Brasil na Fiexpo consolida nossa diretriz de que o setor de negócios e eventos internacionais é prioritário, e a América Latina é um mercado estratégico”, disse.

“Foram mais de 350 reuniões de prospecção de oportunidades e fechamento de negócios, entre nossos coexpositores e os buyers presentes na feira”, completou.

No estande da Embratur também estiveram os destinos Amazonas, Litoral Norte de São Paulo e Rio Grande do Norte, os convention bureau de São Paulo, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu, Porto Alegre e Florianópolis.

Ainda: operadores, organizadores de eventos, redes hoteleiras, organizações do segmento MICE e centros de convenções.