FIMAI / SIMAI

Anúncio

Há alguns anos as pessoas perceberam que a preservação do planeta também significa a preservação da própria vida, por isso, responsabilidade social virou uma palavra de ordem.

Mas como as indústrias vêm lidando com isso?

As indústrias químicas foram as primeiras a liderar um processo denominado como “Desenvolvimento Sustentável” que basicamente conceitua a manutenção do crescimento, mas sob uma forma controlada, com produtos mais eficientes, menos agressivos ao homem e ao meio ambiente, processos mais limpos, incentivo ao reuso, reciclagem, conceito de co-produto, etc.

Há um estigma de que apenas grandes empresas podem adotar medidas eficientes de responsabilidade social, mas as micro e pequenas empresas também devem estar cientes de que agir com responsabilidade social requer mudança de práticas e não necessariamente aumento de despesas.

Anúncio

“Hoje temos em torno de 7 mil empresas alinhadas às leis,  mas ainda falta o comprometimento das micro e pequenas para avançarmos ainda mais nesta questão”, comenta Julio Tocalino Neto, diretor da FIMAI.

“Apesar da evolução no reconhecimento da importância do tema meio ambiente na sociedade como um todo, entendo que há a necessidade de se intensificar as fiscalizações por parte das agências ambientais em todos os Estados da Federação e que eventuais multas, sejam convertidas em ações sociais e esclarecimentos técnicos”, completa o diretor presidente da EcoVital, Paulo Márcio Simões.

Mas, o que realmente é a responsabilidade socioambiental?

Isto e muito mais você vai ficar sabendo durante a FIMAI – Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade. Referência internacional, o evento traz novas tendências, inovações tecnológicas, práticas ambientais bem-sucedidas e proatividade no setor socioambiental, que a transforma em um centro gerador de experiências e de negócios importantes.

A EcoVital será uma das grandes novidades da Feira. Empresa da Vital Engenharia Ambiental S.A  que é o braço ambiental do Grupo Queiroz Galvão resume sua participação na FIMAI.

“Levaremos um suporte para o crescimento sustentável das indústrias, oferecendo soluções ambientais seguras e corretas para a destinação final dos rejeitos, aqueles que não foram passíveis de reaproveitamento ou reciclagem”, conta Simões.

Nesta edição acontecem ainda eventos paralelos, como o Congresso do CONFEA/CREA, o 2º Seminário da A&WMA, além da 10° edição do Seminário de Resíduos Recicle CEMPRE, XVI SIMAI e a 1ª Oil Spill Brazil.

 

XVI FIMAI / SIMAI – Feira e Seminário Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade

De: 11 a 13 de novembro

Local: Centro de Convenções Expo Center Norte – SP

www.fimai.com.br

 

Fonte: Matéria originalmente publicada na 23ª edição da Radar Magazine, publicação do Grupo Radar de Comunicação ao qual pertence também o Portal Radar