Os Estados Unidos são os principais compradores de dispositivos médicos brasileiros, sendo que somente em 2022 adquiriram mais de US$ 230 milhões da indústria nacional, valor 10,7% superior ao registrado em 2021.
E foi justamente visando esse mercado que 37 fabricantes brasileiras participaram do pavilhão nacional, da FIME (Florida International Medical Expo).
A principal feira do segmento médico-hospitalar das Américas, foi realizada entre 21 e 23 de junho em Miami.
O pavilhão brasileiro foi organizado pelo Brazilian Health Devices, projeto de exportação setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a ApexBrasil.
Foram realizados 1.076 contatos com potenciais clientes advindos de diversas partes do mundo, fechando quase US$ 3 milhões em contratos durante o evento.
“Além do resultado imediato, nossas empresas esperam gerar mais US$ 13,3 milhões em negócios nos próximos 12 meses”, comenta Larissa Gomes, gerente de projetos e marketing internacional da ABIMO.
“Tivemos a oportunidade de ampliar nossas relações comerciais com países como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Honduras, Jamaica e República Dominicana”, completa.
Essa foi a 19ª vez que o pavilhão nacional foi montado na feira e, para Larissa, a presença do Brasil é imprescindível para manter a boa relação com os compradores norte-americanos
“Os Estados Unidos são os principais compradores de dispositivos médicos brasileiros. Nossa presença também é importante para ampliar o reconhecimento do país no mercado global”, completa.
Além da visita de potenciais compradores, o pavilhão brasileiro recebeu importantes lideranças que atuam nas estratégias de internacionalização das empresas nacionais.
Entre elas estão Gustavo Loreto, analista de Negócios da ApexBrasil em Miami; Cristiano Franco Berbert, cônsul-geral adjunto; e Valmira Hayes, analista de Comércio Internacional, ambos representantes do Consulado-Geral do Brasil em Miami.
Ao todo, o evento contou com 860 expositores e recebe, em média, 10.500 visitantes ao longo dos três dias de exposição.
Trata-se de um ambiente propício para networking e concretização de negócios. A edição de 2024 será realizada entre 19 e 21 de junho, também em Miami (EUA).