A Food ingredients South America (FiSA) voltou a ser realizada pela Informa Markets em sua plenitude na última semana.
A 24ª edição do evento reuniu mais de 10 mil participantes no São Paulo Expo, oferecendo conteúdo de alta qualidade e oportunidades de negócios e networking.
Quem não pôde comparecer ao pavilhão teve a chance de conferir transmissões online na plataforma digital Fisa Xperience.
“Registramos corredores, estandes e auditórios cheios, e colhemos inúmeros relatos de pessoas felizes só por poder voltar a frequentar o evento”, comemora Diane Coelho, Gerente de Negócios da FiSA.
“A vontade dos profissionais do mercado em reviver um encontro tão tradicional, somada a todas as transformações no cenário da alimentação, resultou numa edição de altíssimo nível”, completa.
Coelho acrescenta que muitos expositores comentaram sobre a qualificação do público, formado por executivos de alta influência nos departamentos de procurement e inovação.
Entre as transformações referidas pela executiva está o boom dos alimentos e bebidas plant-based (à base de vegetais).
Se no passado eles já foram produtos de nicho, reservados a vegetarianos e veganos, cada vez mais rumam ao mainstream.
Segundo levantamento do The Good Food Institute (GFI), 49% dos brasileiros já buscam reduzir o consumo de produtos de origem animal. E 85% demonstram propensão a experimentar produtos plant-based.
Há anos a FiSA debate essa incontornável tendência e, de olho nela, preparou uma atração especial: a Plant-Based Experience.
O espaço combinou palestras de especialistas, apresentação de novos produtos e demonstrações de receitas com chefs, sempre com foco na alimentação à base de plantas.
“Os consumidores, de fato, têm buscado um equilíbrio entre a saudabilidade dos alimentos e o impacto sobre o meio ambiente”, diz Mônica Simão, Customer Success Manager da Mintel, responsável por conteúdos apresentados no espaço.
A diversidade dos produtos veganos e plant-based pôde ser vista durante os três dias da atração. Houve espaço para panificação, confeitaria, moqueca, bebidas infantis e lácteas, e até mesmo feijoada com farofa de couve.
MARCO REGULATÓRIO PARA A CATEGORIA
O plant-based também foi um grande eixo do Summit Future of Nutrition, atração mais tradicional da FiSA.
Dentre os painéis relacionados ao tema, um deles tratou da regulamentação dessa categoria de alimentos e bebidas, que está no radar do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Hugo Caruso, coordenador geral da Qualidade Vegetal do DIPOV (Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal) do MAPA, detalhou a consulta pública realizada na busca de subsídios para a elaboração de um marco regulatório. P
atrícia Castilho, gerente geral de Alimentos da Anvisa, ressaltou que o plant-based precisa desse instrumento para que as empresas possam investir com segurança.
“Vamos publicar o relatório das oficinas públicas e aprimorar o diagnóstico preliminar dos problemas regulatórios. Ainda existem algumas fases até termos o texto final”, ela explicou.
CARNE CULTIVADA TAMBÉM EM ALTA
Além do plant-based, as carnes cultivadas e fermentadas foram grandes temas da FiSA deste ano.
Somados, os negócios de carnes alternativas receberam investimentos da ordem de US$ 5 bilhões em 2021, um aporte anual recorde, segundo o GFI.
Desde 2020, foram investidos quase US$ 11,1 bilhões no setor, sendo US$ 8 bilhões (73%) após o início da pandemia.
No dia 10 de agosto, representantes da JBS e da BRF participaram do Summit Future of Nutrition, detalhando os investimentos feitos em carnes cultivadas, focadas na produção a partir de células bovinas não modificadas geneticamente e até na impressão 3D dos alimentos.
A transformação digital dos processos de inovação da cadeia de valor de alimentos também foi fartamente debatida no congresso científico da FiSA.
Painéis e palestras abordaram as contribuições que a Inteligência Artificial (IA), o machine learning e a ciência de dados têm proporcionado ao setor — a exemplo de apoios na criação de novos sabores, texturas e até na aparência de produtos finais.
“Não substituímos o ser humano, mas agregamos uma ferramenta que tem ajudado a acelerar o processo”, explicou Cynthia Pereira, diretora de R&D da NotCo.
SUSTENTABILIDADE, UM DESAFIO INESCAPÁVEL
“Não podemos mais encarar a responsabilidade ambiental como algo para amanhã”, lembra Clélia Iwaki, diretora do portfólio de Alimentos & Bebidas da Informa Markets
“Até porque, se não cuidarmos da mitigação dos impactos ao planeta em regime de urgência máxima, esse amanhã estará comprometido”, completa.
A sustentabilidade não esteve somente nos conteúdos e nas ofertas dos expositores, mas permeou todo o evento.
A Informa Markets utilizou na FiSA credenciais de papel, materiais impressos com certificação FSC (Conselho de Manejo Florestal) e incentivo à devolução pelos visitantes, na saída do pavilhão, das bags de plástico recebidas na entrada, para reutilização em outros eventos, entre outras ações.
Além disso, a organização priorizou o uso de iluminação de LED, de maior eficiência energética, incentivou o uso de transporte público e as caronas solidárias para redução de gases, promovendo ainda coleta seletiva de orgânicos e recicláveis.
Outra ação de destaque foi a parceria com a Fruta Imperfeita para a distribuição aos convidados de frutas com alguma imperfeição visual, normalmente descartadas pelo mercado mesmo estando totalmente aptas para o consumo.
O New Product Zone, atração dos três dias da FiSA, se propôs a ser uma janela para o futuro. Para tanto, o espaço contou com uma vitrine de produtos inovadores, de grandes marcas e do mundo todo, e com palestras sobre tendências de consumo e de comportamento.
O objetivo foi inspirar os visitantes a repensar o portfólio de suas empresas e construir novas estratégias.
Outras atrações que enriqueceram a experiência na FiSA este ano foram:
– Technology Bootcamp by Intercompany, espaço dedicado à interseção entre a indústria de alimentos e a tecnologia;
– 1º Hub Regulatório, curso organizado pelas empresas Regularium e Meta Regulatória para ensinar os fornecedores a homologar ingredientes na lista positiva da Anvisa;
– Lounge Choco & Coffee by Prova, que ofereceu uma variedade de sabores e inovações em bebidas à base de café, chocolate, choco bomb e biscoitos com extratos e aromas brown notes, além de mascaradores em produtos proteicos.
TRANSMISSÕES ONLINE
Quem não pôde comparecer ao pavilhão São Paulo Expo teve a oportunidade de acompanhar alguns takes da FiSA por meio da plataforma digital FiSA Xperience.
Além de assistir às transmissões na plataforma, o público teve a chance de entrar em contato com os expositores e de conferir os conteúdos do Warm Up, evento digital de aquecimento da feira híbrida.
Mesmo com o encerramento do evento híbrido, os profissionais da indústria poderão continuar a desfrutar de conteúdos exclusivos, incluindo momentos do Summit Future of Nutrition, na plataforma FiSA BrainBox (https://www.fi-events.com.br/pt/brainbox.html )