Reconhecida como o maior encontro de alimentação fora do lar na América Latina, a Fispal Food Service, Fispal Sorvetes e Fispal Café realizou sua 33ª edição com mais de 1.500 marcas em exposição e uma programação paralela com atividades comandadas por nomes influentes do segmento e direcionadas, especialmente, à gestão de negócios. O complexo de eventos apresenta um panorama completo do setor, complementado pela realização simultânea do 21º ExpoVinis Brasil, principal evento de vinhos promovido no País.
“Somos a única feira a atender toda a cadeia de alimentação fora do lar, por isso nosso empenho constante em trazer as mais inovadoras soluções do segmento aliadas a conhecimento sobre a gestão do negócio”, resume Clélia Iwaki, diretora das feiras.
Negócios, inclusive, foi o principal foco dos mais de 51 mil visitantes que passaram pela feira em seus quatro dias de realização.
Atividades paralelas
O Fórum Gestão à Mesa é realizado pela Fispal em parceria com a Abrasel e trouxe chefs e empresários para comandar sua programação. Entre eles estiveram o chef Meia-noite, do restaurante Capim Santo (da chef Morena Leite); Benny Goldenberg, sócio da chef Paola Carosella nos restaurantes Arturito e Mangiare; e Arri Coser, sócio da NB Steak.
Ronaldo Ayres, famoso mestre pizzaiolo conhecido como Senhor Pizza, encabeçou o projeto Escola da Pizza, que tratou de temas relacionados à gestão de pizzarias. Rogério Shimura, referência em panificação no Brasil, comandou atividades direcionadas a padarias e indústrias de panificação no Espaço Cheiro do Pão.
No ciclo Inspira Café, o destaque ficou por conta das baristas Isabela Rapsoseiras e Regina Machado, do Coffee Lab, que falaram sobre ‘Torra do Café’. A Academia de Gelatos teve como foco palestras direcionadas ao segmento gourmet, uma das principais apostas do setor. Na Escola de Gelados o objetivo foi apresentar oportunidades para a indústria, como tendências em sabores e formatos de sorvetes, picolés e paletas.
Tablet-garçom, robô-sushiman e sorvete a um clique
Conectada às novidades tecnológicas, a Fispal Food Service trouxe uma série de soluções, antecipando as tendências do segmento para os próximos anos, como a autonomia compartilhada entre consumidores e estabelecimentos.
Um dos grandes destaques nos lançamentos em “autoatendimento” foi o Goomer, um tablet que fica na mesa para que o cliente visualize o cardápio e faça o pedido quando quiser e da forma que mais gosta. Na prática, é um garçom dedicado e disponível 100% do tempo.
Outra solução inovadora apresentada na feira foi o WiFire, cujo objetivo é oferecer uma nova experiência de consumo: ele coleta os dados dos usuários no ambiente do estabelecimento e os cruza com feedbacks vindos de pesquisas de satisfação e informações das redes sociais. A partir daí, media um atendimento personalizado, pois reconhece o cliente no momento em que ele retorna ao estabelecimento, analisa seu perfil e envia mensagens no celular do proprietário.
Ainda na onda do “ao toque de uma tela”, o Robô Cube apresenta um sistema altamente tecnológico para (auto)servir sorvetes, açaí e frozen yogurt. O cliente faz o pedido no painel, seleciona tamanho, sabores e cobertura, e, após efetuar o pagamento, recebe a sobremesa em copos colecionáveis.
Dos doces para os salgados, os amantes da culinária japonesa também foram surpreendidos pelas Sushitops, máquinas para a produção rápida de sushis e nigiris.
Espaço VegNice
Atendendo a uma demanda atual, a Fispal tratou da importância da adaptação de cardápios para oferecer alternativas ao consumidor vegano. O espaço foi capitaneado pela VegNice, organização que promove ações para levar ao público informação sobre o veganismo. Os especialistas apresentaram maneiras de potencializar as vendas através da criação de opções veganas e as possibilidades de formatar um cardápio saboroso e sem nenhum ingrediente de origem animal.
Além de enriquecedores conteúdos, os visitantes puderam realizar negócios com os expositores do Espaço VegNice e experimentar as iguarias veganas como os hambúrgueres, hot dogs, cookies, gelatos, pão de queijo e, claro, a famosa coxinha de jaca.
A Fispal Food Service já confirmou sua data em 2018: entre 12 e 15 de junho em São Paulo (SP)!
Créditos da imagem: Studio F