A 35ª Fispal Tecnologia, maior e mais completa feira para a indústria de alimentos e bebidas da América Latina, apresentou para 39.370 mil visitantes as principais soluções, equipamentos, serviços, inovações e tendências de mais de 1.500 marcas expositoras. A edição comemorativa, que foi realizada de 25 a 28 de junho, no São Paulo Expo, contou ainda com conteúdo relevante e atrações que ajudaram a aprimorar o conhecimento dos profissionais que estiveram presentes no evento.
Para Marina Cappi, Show Manager da feira, a ampliação do espaço de conteúdo foi o grande destaque dessa edição, proporcionando uma plataforma com mais de 200 horas de palestras. “Para a Fispal Tecnologia é muito importante oferecer essa oportunidade para os nossos visitantes estabelecerem o contato com representantes de grandes empresas e terem acesso a cases e experiências bem-sucedidas”, comenta.
A edição comemorativa de 35 anos atraiu para o pavilhão mais de 100 novas empresas expositoras, apliando o mix de produtos, serviços e soluções para a indústria, além de fortalecer o posicionamento da Fispal como o palco para o lançamento de tecnologias e inovações do setor.
Além disso, explica Marina, “O aumento no interesse dos novos expositores está diretamente relacionado a participação cada vez maior de tomadores de decisão, que realmente buscam a feira por ela ser um ambiente de negócios propício para estabelecer novos contatos e parcerias”. A executiva complementa que a Fispal Tecnologia traz cada vez mais soluções para empresas de todos os portes, desde as pequenas até as grandes.
Oportunidades de negócios
Para estimular ainda mais o fechamento de novos negócios, a Fispal Tecnologia promoveu duas rodadas de negócios. A estreia da internacional que contou com compradores da Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai e movimentou mais de R$ 13 milhões. Já a rodada nacional gerou mais de R$10 milhões em receita, o que representa um aumento de 8% em relação ao ano passado.
A Fispal Tecnologia fechou parcerias com importantes entidades representativas da indústria de alimentos da América do Sul. Entre elas, estão CEPALI – Câmara de Empresas Paraguaias de Alimentação; CIALI – Câmara Internacional de Alimentos; Chile Alimentos – Associação das Empresas de Alimentos do Chile; e Redalimentaria.
Pavilhões Internacionais
A Fispal Tecnologia mostrou sua força internacional com o aumento de 12% em área de exposição internacional na comparação com a edição do ano passado. A feira reuniu 71 empresas de 13 diferentes nações e contou com pavilhões da França, China, Turquia, Itália e dos Estados Unidos.
A visitação internacional também foi impulsionada este ano. Nos quatro dias, a feira contou com a presença de visitantes de 42 países.
Arena de conteúdo
O governador de São Paulo, João Doria, juntamente com o diretor do ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos), Luis Madi, e o presidente do grupo Informa, Marco Basso, participaram da plenária de abertura da Arena de Contéudo FispalTec, a grande novidade dessa edição do evento, composta por 4 grandes Fóruns: o Fórum Fispal Tecnologia, que tratou da gestão fabril e da Indústria 4.0; o TecnoDrink, com conteúdo voltado para o setor de bebidas; o Fórum de Embalagens, que abordou as principais tendências e inovações para embalagens; e o Fórum de Marketing Digital que apresentou cases de marketing digital para a indústria de alimentos e bebidas.
Na ocasião, Doria enfatizou a importância do estado de São Paulo para a economia do País e o papel das indústrias de alimentos e bebidas neste contexto.
O economista Ricardo Amorim foi o Keynote Speaker da Arena FispalTec. Com atuação no mercado financeiro desde 1992, ele compartilha atualmente todo seu conhecimento através de palestras e consultorias. Durante o evento, Amorim apresentou uma análise da conjuntura econômica atual do Brasil e do cenário das indústrias de alimentos e bebidas.
A Arena FispalTec reuniu também entre seus palestrantes executivos de grandes empresas, como Ambev, Nestlé, PepsiCo, Danone, Coca-Cola, Grupo Petrópolis, Kraft Heinz, Seara, Heineken, Natura, Klabin, Tetra Pak, entre outros.
Experiências e consultorias
Os visitantes da feira também tiveram acesso a uma série de experiências e consultorias gratuitas para aprimorar os seus negócios. O Cafezinho com Tecnologia foi desenvolvido com o Instituto Mauá de Tecnologia e teve como objetivo mostrar para as pequenas e médias indústrias como iniciar a jornada de transformação digital.
A Opção Vegana, realizada com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), ofereceu um plantão gratuito para esclarecer dúvidas sobre o processo de inclusão de receitas ou produtos veganos no portfólio das indústrias. Os visitantes também tiveram a oportunidade de assistir palestras sobre o assunto.
A Arena da Cerveja Artesanal, que contou com mais de 100 horas de conteúdo de especialistas do Instituto da Cerveja Brasil, degustações e consultorias gratuitas, foi também um grande sucesso de público. O espaço recebeu mais de mil visitas de empreendedores e fabricantes da bebida que puderam se atualizar sobre matérias primas, escolas internacionais de cerveja e processos produtivos.
Na Fispal Tec Experience, os visitantes tiveram a oportunidade de ver de perto como a transformar embalagens em experiências, utilizando a Realidade Aumentada e puderam compreender melhor as vantagens proporcionadas por essa tecnologia.
As visitas técnicas às sedes de indústrias de alimentos e bebidas também foi outra novidade da 35ª da Fispal Tecnologia. Cerca de 150 participantes foram conhecer as unidades industriais da Nespresso, Grupo Petrópolis, Wessel, além da Microcervejaria do Instituto da Cerveja Brasil.
Qualidade de ensino
A participação do Instituto SENAI, que é referência no ensino profissional, foi ampliada na 35ª edição da Fispal Tecnologia. O público presente pôde saber mais sobre a evolução da automação industrial na Escola Móvel Indústria 4.0 e ver de perto a integração de tecnologias que otimizam o processo produtivo.
O Lab de Soluções resolveu os desafios de inovação de duas indústrias com a ajuda de profissionais de diversas áreas tecnológicas do SENAI. A Minerva Foods estava em busca de um sistema de medição online de pH no processo de resfriamento da carne e a Ananse Química recorreu aos especialistas do SENAI para promover uma experiência olfativa sem precisar abrir a embalagem de um produto, ou seja, utilizar o olfato a favor da marca para que o cliente seja atraído pelo cheiro.
Já o Lounge de Inovação trouxe 10 produtos totalmente inovadores que foram criados por alunos do Instituto SENAI. Chamaram a atenção dos visitantes uma embalagem comestível com resíduos de laranja, a linguiça vegana de jaca e o Donopet, um snack saudável para humanos e pets. O próximo passo é captar indústrias que buscam alimentos e bebidas inéditos e com formulação pronta para serem fabricados e lançados no mercado.
O Instituto SENAI também esteve à frente do Startups Pitches que reuniu Foods Techs que demonstraram soluções para as indústrias de alimentos e bebidas.
Espaço da embalagem
A Fispal Tecnologia contou, mais uma vez, com o Lounge ABRE da Embalagem, realizado em parceria com a Associação Brasileira da Embalagem (ABRE). No espaço, o Circuito ABRE de Palestras recebeu representantes de empresas associadas à entidade em palestras de 20 minutos que abordaram novas tecnologias, design e inovação. Além de oferecer conteúdo, o Lounge recebeu os votos para o Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira na categoria “Voto Popular”.