Fispal Tecnologia debate e mostra as últimas tendências em embalagens e sistemas de empacotamento

Anúncio

Componente obrigatório e decisivo para o sucesso comercial de praticamente todas as categorias de produtos, a embalagem movimenta, mundialmente, mais de US$ 500 bilhões, representando dentre 1% e 2,5% do PIB de cada país. No Brasil, o segmento gera R$ 47 bilhões e mais de 200 mil postos de emprego diretos e formais, segundo a Associação Brasileira de Embalagem.

Nas indústrias de alimentos e bebidas, a embalagem desempenha um papel vital, sendo responsável pela segurança e manutenção das condições saudáveis do produto a ser consumido. Alinhada a este cenário, a 32ª edição da Fispal Tecnologia reunirá uma série de fornecedores com soluções inovadoras de embalagem e empacotamento, além de especialistas que debaterão como as aplicações avançadas de tecnologia têm aliado sustentabilidade, custos reduzidos e alto padrão de qualidade neste segmento.

Entre os expositores do segmento de embalagens, está a Tradbor Stand-Up Pouches, que apresenta em primeira mão no Brasil o sistema Gualapack de pouch com bico e tampa, ideal para o uso em alimentos pastosos e bebidas. Além de todos os atributos inerentes à embalagem flexível – leveza, compatibilidade ambiental, diversidade de formatos e volumes, conveniência e praticidade para o consumidor final – o sistema Gualapack se destaca pelo alto nível de segurança alimentar. O sistema também possui um tratamento térmico, que aliado à alta barreira da estrutura da embalagem, aumenta consideravelmente a vida de prateleira do produto e torna o sistema perfeito para bebidas (alcoólicas e não alcoólicas), energéticos, alimentos como baby food, snacks, purês de frutas, lácteos e iogurtes, molhos e sobremesas.

Já a SIG Combibloc, fabricante mundial de embalagens longa vida para bebidas e alimentos, apresenta neste ano suas últimas soluções, com foco no custo total de manufatura, segurança alimentar e sustentabilidade. A companhia tem investido em produtos sustentáveis, desde a extração das matérias-primas até o descarte final. Por isso, as embalagens da SIG são produzidas com papel cartão certificado pelo FSC (Forest StewardshipCouncil). A combibloc EcoPlus, por exemplo, é uma embalagem cartonada asséptica que reduz em 28% a emissão de CO2 quando comparada a uma embalagem convencional de 1 litro do mesmo formato.

Anúncio

Outra solução interessante que estará disponível na Fispal Tecnologia, é a Solufilm, produto da fabricante Solupack, que embala produtos com filmes polilefínicos encolhíveis em um equipamento automático de alta produtividade. A empresa também aposta em outras duas soluções: o Sistema Solufiller, envase automático de alimentos fluidos em pouches flexíveis sem ar, ideal para o acondicionamento de alimentos fluidos para o mercado institucional como atomatados, leite condensado, requeijão, molhos, maionese, caldas, coberturas, óleos comestíveis, sucos e comidas preparadas, e o Equipamento Retort, um sistema completo de embalagens flexíveis que podem ser esterilizadas em autoclave, substituindo as latas. A empresa possui ainda uma linha de descartáveis ecológicos que são amigáveis ao meio ambiente, como pratos e potes compostáveis feitos de bagaço de cana de açúcar e talheres e copos feitos majoritariamente de amido de milho.

Na categoria de embaladoras, a Cavanna apresenta um flowpack de alta velocidade com sistema de carregamento de biscoitos em pilhas de alta performance, juntamente com um sistema de transporte vibratório de produtos. Um dos diferenciais é a capacidade do sistema de se adequar a variações de espessura dos produtos, reduzindo assim paradas e perdas.

Redução de custo é o foco da Empacotadeira DG-4 da Indumak. A linha DG é conhecida como uma opção econômica e acaba de passar por uma atualização tecnológica. Para otimizar a relação custo x benefício, a DG-4 traz como novidade o sistema de tracionamento da embalagem por correias (conceito de mesa fixa). Este equipamento, portanto, é limitado em acessórios e dispositivos, cumprindo seu papel de aquisição econômica. A companhia traz ainda para a Feira mais duas empacotadoras, a MG-1000 e a LINCE 4 com Plataforma e Cabeçote Múltiplo.

Para o mercado de bebidas, a Krones do Brasil mostrará a Craftmate, uma enchedora para latas de diferentes formatos e volumes com rendimento que varia entre 6.000 e 18.000 latas por hora. Já o sistema One2Brew permite construir uma cervejaria completa em menos de um ano, desde o início do projeto até o envase da primeira garrafa. Este sistema é indicado para empresas com uma capacidade produtiva de 300.000 hectolitros de cerveja por ano. Um projeto tradicional levaria, pelo menos, 18 meses para ser entregue.

Considerada uma das maiores fornecedoras do Brasil no ramo de envase, a DMOM aposta nas máquinas automáticas para envase de produtos líquidos e pastosos em garrafas/frascos, linha DMSG, e em copos/potes, linha DMS. As soluções atendem as necessidades de pequenas e médias empresas dos mercados de alimentos, laticínios, farmacêutico, cosmético, agrícola e higiene. Uma das estratégias que a empresa vem adotando é o desenvolvimento de equipamentos sustentáveis, com redução de utilização de energia elétrica e menor consumo de ar comprimido.

O setor de embalagens estará em pauta nos painéis de conteúdo da Fispal Tecnologia. Os visitantes poderão conhecer as últimas tendências em materiais, formatos e identidade visual na palestra Nutritional Design Thinking, que acontece às 14h30 do dia 14. O ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos – também debaterá o tema com foco nos produtos cárneos e lácteos, às 17h30, no último dia do evento.

Serviço :

Fispal Tecnologia – 32ª Feira Internacional de Processos, Embalagens e Logística para as Indústrias de Alimentos e Bebidas
Data: 14 a 17 de junho de 2016
Horário: 13h às 20h
Local: Pavilhão do Anhembi
Endereço: Av. Olavo Fontoura 1.209, Santana – São Paulo/SP. Credenciamento: http://www.fispaltecnologia.com.br/pt/