A FITUR 2022 – agendada para 19 a 23 de janeiro, em Madri – recebeu o apoio do Governo, da Comunidade de Madrid, da Câmara Municipal de Madrid, da Organização Mundial do Turismo e do setor privado para seguir em frente.
“A Câmara Municipal de Madrid está comprometida com a FITUR, queremos mostrar que representa um setor forte, comprometido e responsável, e que estamos também em um destino seguro”, afirmou Almudena Maíllo, Delegada de Turismo da Câmara Municipal de Madrid, em coletiva realizada na última terça-feira (11).
O ministro da Saúde de Madri, Enrique Ruiz Escudero, também interveio com um apelo para atender com máxima responsabilidade e cumprimento das medidas de segurança e com uma mensagem de apoio ao setor.
“Nosso objetivo é que feiras como esta possam ser realizadas, já atingimos uma desaceleração em casos positivos em nossa Comunidade e vamos insistir muito na vacinação”, comentou.
Para José Vicente de los Mozos, presidente do Comitê Executivo da IFEMA Madrid, a FITUR vai mostrar que o equilíbrio entre a economia e o combate à pandemia é possível.
“Queremos lançar desde Madri uma mensagem de confiança ao mundo em 2022. O setor quer mostrar que aprendemos a conviver com a pandemia e as feiras não podem parar enquanto enfrentamos esta situação”, afirmou.
A Fitur 2022 ocupará oito pavilhões do centro de exposições (3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10) que representam uma área líquida de 56.700 m².
Nesta área estarão representantes de todas as Comunidades Autónomas, destinos espanhóis, startups, e uma participação de 107 países, entre destinos e empresas.
No total, a FITUR reunirá 600 expositores e reunirá 6.933 participantes, conforme explicado por Javier Sánchez-Prieto, presidente do Comitê Organizador da FITUR.
Protocolo de segurança e requisitos de entrada
Durante a celebração da FITUR, todos os que entrarem no evento devem usar máscara e ter um dos seguintes documentos (de saúde): certificado Covid da União Europeia, QR Spain Health, teste PCR negativo ou teste de antígeno negativo realizado nas 24 horas anteriores.
No caso de não possuir nenhum destes documentos, haverá a opção de fazer um teste (antígeno) no próprio centro de exposições, onde existirão áreas habilitadas tanto nas entradas norte como sul.
Esses testes não serão gratuitos e têm um custo que é pago antes de realizá-los. Além disso, será disponibilizado o serviço de PCR para eventuais procedimentos de retorno aos seus países pelos participantes do evento.
Assim como na Fitur 2021, o centro de exposições contará com um protocolo de medidas e sistemas para garantir a segurança de todos os expositores e visitantes, validado pelo Ministério da Saúde da Comunidade de Madri.
A IFEMA usará ainda a tecnologia de ambiente seguro do Wizzie Analytics, já usado na edição anterior e também no Mobile World Congress em 2021.
O sistema Wizzie Data Platform examina terabytes de dados de movimento de visitantes e analisa a temperatura de um espaço ou os níveis de CO2.
Atrações
Pela segunda vez, a FITUR entregará o Prêmio “Estande Sustentável”, organizado em colaboração com o Instituto de Turismo.
A eles soma-se o Concurso de Turismo AireLibre, organizado pela FITUR e pela revista AireLibre, para promover o desenvolvimento e comercialização da indústria do turismo.
Outras premiações são o ‘The Chatbots Tourism Awards 2021’ e o ‘AMT Smart Destinations Awards’.
Ima das novidades deste ano será a FITUR CRUISES, que nesta primeira edição será realizada apenas no sábado e apresentará o turismo de cruzeiros, seus desafios, oportunidades e novas experiências.
A oferta é completada por FITURTECHY, FITUR KNOW HOW & EXPORT, FITUR SCREEN, FITUR LGBT +, FITUR TALENT, FITUR WOMAN, FITUR LINGUA e o FITUR MICE!