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FITUR 2025 tem edição marcada por recordes e diversas novidades da Embratur

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A 45ª Feira Internacional de Turismo, organizada pela IFEMA MADRID, encerra suas portas com números excepcionais de participação e público.

A FITUR superou expectativas, alcançando uma estimativa inicial de quase 255.000 visitantes, com um crescimento significativo nos três primeiros dias, que reuniram 155.000 profissionais.

Esses números refletem a forte recuperação da indústria global de turismo em 2024, com 1,4 bilhão de chegadas internacionais de turistas, segundo a OMT, assim como números recordes para a Espanha e Madrid, que registraram 94 milhões e 16 milhões de visitantes, respectivamente.

Além disso, os números da FITUR antecipam a previsão de que, em 2025, tanto o número de viajantes quanto os gastos com turismo continuarão crescendo, impulsionados pela forte demanda.

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Em escala global, as receitas relacionadas ao turismo alcançaram 1,9 trilhão de dólares, com a Espanha e Madrid seguindo essa tendência.

Os gastos turísticos aumentaram para 126 bilhões de euros em nível nacional e 16 bilhões de euros na região de Madrid.

Ademais, esses números da FITUR preveem que, em 2025, o número de viajantes e os gastos turísticos continuarão a crescer, impulsionados por uma forte demanda.

Juntamente com esses números excepcionais de participação, e com um total de nove pavilhões, a FITUR 2025 consolida sua liderança em participação, recebendo mais de 9.500 empresas distribuídas em 884 estandes.

Este ano, a FITUR reuniu 156 países de todo o mundo, com 101 deles participando com delegações oficiais. Esse fluxo também teve um impacto econômico de 445 milhões de euros em Madrid.

Sob o tema “Orgulho. Somos Turismo”, a FITUR celebrou uma edição em que todos os participantes defenderam critérios de sustentabilidade para garantir um crescimento global equilibrado e viável a médio e longo prazo, tanto para o planeta quanto para as comunidades locais.

Além disso, especialistas enfatizaram como a diversificação, a redução da sazonalidade e a integração de novas ferramentas tecnológicas estão impulsionando um modelo de turismo inclusivo e competitivo, garantindo um futuro mais sustentável para todos.

Esse modelo está promovendo diferentes tipos de turismo que contribuem para esse desenvolvimento, incluindo o turismo esportivo, cinematográfico e linguístico.

O progresso em direção a esse modelo de turismo sustentável também é essencial para preservar o direito de viajar para as futuras gerações, garantindo que o ato de viajar permaneça uma realidade acessível e enriquecedora.

Com o Brasil como País Parceiro, a Feira foi inaugurada no dia 22 de janeiro pelo Rei e a Rainha da Espanha. O evento contou com a participação de todos os atores da cadeia de valor do setor de turismo.

Eles apresentaram as últimas tendências, demonstraram o dinamismo do setor por meio de inúmeras transações comerciais e compartilharam conhecimentos e melhores práticas para continuar moldando o desenvolvimento sustentável da indústria.

A IFEMA MADRID já está trabalhando na edição de 2026 da FITUR, que ocorrerá de 21 a 25 de janeiro, com o México como País Parceiro.

BRASIL EM DESTAQUE NA FEIRA

O Brasil foi pela primeira vez o país homenageado na Fitur (Feira Internacional de Turismo de Madri), um marco na promoção internacional do turismo brasileiro.

A homenagem reflete o reconhecimento dos esforços do país na liderança da pauta climática e no fortalecimento do turismo sustentável. A Embratur aproveitou a feira para promover diversas ações e encontros:

– Junto com a TAP ela promoveu o Rota das Emoções internacionalmente. A iniciativa faz parte do projeto Vitrine Visit Brasil, em parceria com o Sebrae, que visa diversificar a oferta turística do Brasil.

– A Embratur lançou a plataforma Brasil Travel Specialist. Produzida com o apoio do Sebrae e com a parceria da LATAM, a ferramenta é voltada para agentes de viagens e operadores de turismo ao redor do mundo, com o objetivo de torná-los especialistas em Brasil.

Trata-se de um canal on-line exclusivo para comunicação com agentes de viagens do exterior, em inglês e em espanhol. O acesso é global e, por isso, a estimativa é que se capacite um alto número de agentes de viagem.

– O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, participou da assinatura do contrato do plano de promoção da nova rota da companhia aérea Royal Air Maroc, que liga Casablanca, em Marrocos, a São Paulo. 

– Durante a feira, a Embratur também facilitou a realização de mais de 15 reuniões entre companhias aéreas, como TAP, Latam, Ibéria e Air Europa, com diversos destinos brasileiros. 

– No evento a Embratur oficializou sua adesão inédita ao World Travel & Tourism Council (WTTC), o Conselho Mundial de Viagens e Turismo.

– O presidente da Embratur participou de conversa com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) na FITUR. O objetivo do encontro foi debater possíveis sinergias entre BID e Embratur sobre a internacionalização de experiências sustentáveis de turismo.

– A Embratur lançou sua nova campanha publicitária para o mercado europeu. A campanha “Não há lugar como o Brasil” destaca a diversidade natural e cultural do país, e já está em exibição em países como Bélgica, Países Baixos, Reino Unido, Alemanha, França e Espanha. 

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