O Grupo Conecta Eventos, divulgou nesta semana os resultados das ações de sustentabilidade adotadas no Fórum Eventos 2023, que aconteceu em abril no Centro de Convenções Frei Caneca.
O Fórum Eventos 2023 em parceria com a empresa Evento Sustentável e a Tour House desenvolveram diversos esforços no sentido de tornar o evento mais sustentável e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O evento estimulou a adoção de práticas responsáveis e sustentáveis, proporcionando engajamento e comprometimento através de ações e conteúdo.
O Fórum Eventos foi planejado, projetado e organizado para atender a dois grandes objetivos: Minimizar os impactos ambientais e sociais e construir um legado positivo para todos os públicos
EVENTO CARBONO ZERO – ESFORÇOS ESG praticado no Fórum Eventos 2023
– Fórum Eventos 2023 é carbono neutro com compensação através de créditos de sete toneladas de carbono do projeto de recuperação e preservação da biodiversidade da Amazônia;
– Foram neutralizou todas as ações referentes aos deslocamentos da equipe de organização, fornecedores, expositores, participantes e palestrantes, hospedagens, gerenciamento de resíduos, consumo de água, energia e descartes e destinação de resíduos.
Desde suas edições iniciais o Fórum Eventos vem realizando esforços no sentido de alcançar a meta de Lixo Zero.
Em 2023, 143,5 kg de material foram reciclados e 35 litros de orgânicos encaminhados para compostável.
As ações que levam atingir a meta se iniciam com a gestão de materiais, orientação aos stakeholders e gestão de resíduos.
– Redução ao máximo de materiais impressos, optando por painéis digitais e aplicativo (sinalização, divulgação e informações);
– Redução de resíduos com ações de orientação e engajamento junto aos stakeholders;
– Redução no consumo e utilização de água e energia elétrica;
– Diminuição da poluição atmosférica;
– Diminuição de deslocamentos da audiência e fornecedores;
– Coleta seletiva de resíduos da montagem até a desmontagem do evento, realizada por ONG de Catadores e Recicladores;
– Descarte de resíduos orientado durante montagem, operação, incluindo buffet e desmontagem do evento;
– Espaço com iluminação de LED;
– Painéis utilizados nos estandes são reutilizáveis e recicláveis;
A&B
– Cuidadoso dimensionamento de A&B para evitar uma quantidade muito além do necessário. O excedente de A&B não consumido foi doado;
– Disponibilização de opções de alimentação natural para participantes e equipe de organização;
– Opções de A&B pensando na minimização de utilização de talheres e materiais;
– Os materiais de serviço de A&B foram reutilizáveis, recicláveis ou biodegradáveis;
– Foram utilizados dispensers de água com copos biodegradáveis para a equipe de organização e copos de papel e vidro para os participantes, disponibilizados durante todo o evento;
– Coleta seletiva na área de preparação de A&B: orgânicos, recicláveis e rejeitos comuns;
– Redução na utilização de recursos naturais;
SOCIAL
– Foram avaliadas as questões de segurança do trabalho e saúde dos stakeholders atuantes nas diversas etapas do evento, principalmente durante a montagem e desmontagem;
– Visando oferecer um maior conforto e flexibilidade, disponibilizamos vouchers de alimentação na Praça de Alimentação do Shopping para todas as nossas equipes de trabalho;
– Utilizamos fornecedores da região, privilegiando a economia circular;
– ONG de Catadores e Recicladores foram contratadas para atuarem no processo de gestão dos resíduos;
– O evento se mostrou totalmente diverso e incluso em todas as cenas: organização, fornecedores, conteúdo e participantes;
– Forte participação de lideranças femininas como palestrantes e participantes;
– Cuidamos das questões de acessibilidade tanto na escolha do espaço do evento, como em relação às áreas de estandes e arena de conteúdo;
– Foi proporcionada uma variedade de temas de alta qualidade e relevância ao público, focados em sustentabilidade, protagonismo, liderança, diversidade, tecnologia e humanidades;
O Grupo Conecta Eventos, responsável pela realização do Fórum Eventos, demonstra seu compromisso e atitudes com a Gestão da Sustentabilidade ESG do evento:
– Desenvolvendo uma Política de Gestão Sustentável, a partir de um planejamento cuidadoso;
– Respeitando o ser humano em todas as ações do evento, se comprometendo em assegurar um ambiente saudável, promovendo o bem-estar para todos os stakeholders;
– Atuando para o crescimento econômico, inclusivo e sustentável e trabalho decente para todos;
– Assumindo um papel de liderança junto aos stakeholders, contribuindo para a construção de instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
O diretor do Fórum Eventos e CEO do Grupo Conecta Eventos, Sergio Junqueira Arantes ressalta que dos 17 ODS, o Fórum Eventos atendeu a 14 (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 10, 11, 12, 13, 15 e 17).
Daniel Costa, CEO da Evento Sustentável e Coordenador da ISO 20121 – Gestão da Sustentabilidade em Eventos, destacou a importância do engajamento de todos os envolvidos na realização do evento para um resultado efetivo de sustentabilidade nos eventos.
“Foi uma grata a satisfação o desafio de liderar o processo de gestão da sustentabilidade do Fórum Eventos 2023. E graças ao trabalho e comprometimento de todas as equipes envolvidas no evento fizemos a diferença”, disse.
Confira o resultado completo em https://www.eventosustentavel.com/relatorio-esg-forum-eventos/