Fórum Eventos divulga relatório ESG com resultados de ações no âmbito das ODS

Anúncio

O Grupo Conecta Eventos, divulgou nesta semana os resultados das ações de sustentabilidade adotadas no Fórum Eventos 2023, que aconteceu em abril no Centro de Convenções Frei Caneca.

O Fórum Eventos 2023 em parceria com a empresa Evento Sustentável e a Tour House desenvolveram diversos esforços no sentido de tornar o evento mais sustentável e alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O evento estimulou a adoção de práticas responsáveis e sustentáveis, proporcionando engajamento e comprometimento através de ações e conteúdo.

O Fórum Eventos foi planejado, projetado e organizado para atender a dois grandes objetivos:  Minimizar os impactos ambientais e sociais e construir um legado positivo para todos os públicos

Anúncio

EVENTO CARBONO ZERO – ESFORÇOS ESG praticado no Fórum Eventos 2023

– Fórum Eventos 2023 é carbono neutro com compensação através de créditos de sete toneladas de carbono do projeto de recuperação e preservação da biodiversidade da Amazônia;

– Foram neutralizou todas as ações referentes aos deslocamentos da equipe de organização, fornecedores, expositores, participantes e palestrantes, hospedagens, gerenciamento de resíduos, consumo de água, energia e descartes e destinação de resíduos.

Desde suas edições iniciais o Fórum Eventos vem realizando esforços no sentido de alcançar a meta de Lixo Zero. 

Em 2023, 143,5 kg de material foram reciclados e 35 litros de orgânicos encaminhados para compostável.

As ações que levam atingir a meta se iniciam com a gestão de materiais, orientação aos stakeholders e gestão de resíduos.

– Redução ao máximo de materiais impressos, optando por painéis digitais e aplicativo (sinalização, divulgação e informações);

– Redução de resíduos com ações de orientação e engajamento junto aos stakeholders;

– Redução no consumo e utilização de água e energia elétrica;

– Diminuição da poluição atmosférica;

– Diminuição de deslocamentos da audiência e fornecedores;

– Coleta seletiva de resíduos da montagem até a desmontagem do evento, realizada por ONG de Catadores e Recicladores;

– Descarte de resíduos orientado durante montagem, operação, incluindo buffet e desmontagem do evento;

– Espaço com iluminação de LED;

– Painéis utilizados nos estandes são reutilizáveis e recicláveis;

A&B

– Cuidadoso dimensionamento de A&B para evitar uma quantidade muito além do necessário. O excedente de A&B não consumido foi doado;

– Disponibilização de opções de alimentação natural para participantes e equipe de organização;

– Opções de A&B pensando na minimização de utilização de talheres e materiais;

– Os materiais de serviço de A&B foram reutilizáveis, recicláveis ou biodegradáveis;

 – Foram utilizados dispensers de água com copos biodegradáveis para a equipe de organização e copos de papel e vidro para os participantes, disponibilizados durante todo o evento;

– Coleta seletiva na área de preparação de A&B: orgânicos, recicláveis e rejeitos comuns;

– Redução na utilização de recursos naturais;

SOCIAL

– Foram avaliadas as questões de segurança do trabalho e saúde dos stakeholders atuantes nas diversas etapas do evento, principalmente durante a montagem e desmontagem;

– Visando oferecer um maior conforto e flexibilidade, disponibilizamos vouchers de alimentação na Praça de Alimentação do Shopping para todas as nossas equipes de trabalho;

– Utilizamos fornecedores da região, privilegiando a economia circular;

– ONG de Catadores e Recicladores foram contratadas para atuarem no processo de gestão dos resíduos;

– O evento se mostrou totalmente diverso e incluso em todas as cenas: organização, fornecedores, conteúdo e participantes;

– Forte participação de lideranças femininas como palestrantes e participantes;

– Cuidamos das questões de acessibilidade tanto na escolha do espaço do evento, como em relação às áreas de estandes e arena de conteúdo;

– Foi proporcionada uma variedade de temas de alta qualidade e relevância ao público, focados em sustentabilidade, protagonismo, liderança, diversidade, tecnologia e humanidades;

O Grupo Conecta Eventos, responsável pela realização do Fórum Eventos, demonstra seu compromisso e atitudes com a Gestão da Sustentabilidade ESG do evento:

– Desenvolvendo uma Política de Gestão Sustentável, a partir de um planejamento cuidadoso;

– Respeitando o ser humano em todas as ações do evento, se comprometendo em assegurar um ambiente saudável, promovendo o bem-estar para todos os stakeholders;

– Atuando para o crescimento econômico, inclusivo e sustentável e trabalho decente para todos;

– Assumindo um papel de liderança junto aos stakeholders, contribuindo para a construção de instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

O diretor do Fórum Eventos e CEO do Grupo Conecta Eventos, Sergio Junqueira Arantes ressalta que dos 17 ODS, o Fórum Eventos atendeu a 14 (1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 10, 11, 12, 13, 15 e 17).

Daniel Costa, CEO da Evento Sustentável e Coordenador da ISO 20121 – Gestão da Sustentabilidade em Eventos, destacou a importância do engajamento de todos os envolvidos na realização do evento para um resultado efetivo de sustentabilidade nos eventos.

“Foi uma grata a satisfação o desafio de liderar o processo de gestão da sustentabilidade do Fórum Eventos 2023. E graças ao trabalho e comprometimento de todas as equipes envolvidas no evento fizemos a diferença”, disse.

Confira o resultado completo em https://www.eventosustentavel.com/relatorio-esg-forum-eventos/