De 03 a 05 de agosto, a Câmara Municipal de São Paulo recebe o Fórum Paulista de Surf, evento que debaterá os rumos do esporte – de patrocínio à preparação.
Outro destaque do evento será a formação de cerca de 90 árbitros de surf, essencial para um esporte que está cada vez mais popular no Brasil.
“Cada final de semana no Brasil devem ocorrer, no mínimo, de 20 a 30 campeonatos somando todos os estados, a demanda é gigante”, explica Sérgio Gadelha, coordenador geral do curso e árbitro chefe da ISA, WSL South America e CBSurf.
“Além disso, com os resultados dos brasileiros no circuito mundial, muitos atletas almejam a profissionalização e os títulos. Tudo isso corrobora para a crescente necessidade de qualificação e atualização de juízes de surf, que é o objetivo dentro do fórum”, completa.
Para o curso “ISA – Juiz Nível 1”, foram disponibilizadas 50 vagas presenciais e 40 vagas online, já preenchidas.
Com o intuito de desenvolver ainda mais a potência do esporte no país, todas as federações estaduais filiadas à CBSurf, além das associações municipais do estado de São Paulo, tiveram o direito a 2 vagas e a inscrição, no valor de 120 dólares, custeada pela organização do evento.
DEBATES SOBRE O SURF
O último dia do Fórum será marcado por palestras e debates com um panorama sobre conquistas e desafios do surf brasileiro.
A programação começa a partir das 14h no Palácio Anchieta, Câmara Municipal de São Paulo.
Serão explorados temas como o mercado e patrocínio esportivo, mídia e jornalismo especializado, o papel do treinador no desenvolvimento de talentos, preparação física e o Surf Feminino.
O painel de encerramento do evento começa às 18h40 e será sobre gestão pública esportiva, com a presença do vereador George Hato; o secretário municipal de esportes de São Paulo, Cacá Vianna; Rodrigão, Secretário Municipal de Esportes da Praia Grande; e o Secretário Municipal de Esportes de Bertioga, Danilo Leme.
05 DE AGOSTO DE 2022
PROGRAMAÇÃO
PALESTRAS E MESAS-REDONDA
1) MERCADO E PATROCÍNIO ESPORTIVO (14h00 às 14h50)
– Evandro Abreu (case Super Surf)
2) MÍDIA E JORNALISMO ESPECIALIZADO (15h00 às 15h40)
– Bruno Bocayuva
3) O papel do treinador no desenvolvimento de talentos para o surfe: uma perspectiva de longo prazo (15h50 até 16h40)
– Paulo Kid
– Pedro Ivo Simione
4) PREPAÇÃO FÍSICA E CONDICIONAMENTO PARA COMPETIÇÕES (16h50 até 17h40)
– Prof. Flavio Ascânio
– Marcus Vinicius (Surfuncional)
5) SURF FEMININO (17h50 até 18h30)
– Marina Werneck
– Diolanda Vaz (ABSF)
– Carolina Moura (ASF)
– Débora Gesualdo (Coletivo Longarinas)
6) GESTÃO PÚBLICA ESPORTIVA (18h40 até 19h30)
– George Hato (vereador SP)
– Cacá Vianna (Secretário Municipal de Esportes de SP)
– Rodrigão (Secretário Municipal de Esportes da Praia Grande)
– Danilo Leme (Secretário Municipal de Esportes de Bertioga)
O evento tem homologação da International Surfing Association – ISA, supervisão da Confederação Brasileira de Surf – CBSurf e idealização da Associação Santos de Surf (ASS), Associação Bertioguense de Surf (ABS), Associação de Surf da Grande São Paulo (ASGSP).
A realização é da Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Esportes.