Anúncio
Início Noticias A-Z Francal e Ablac se associam para impulsionar mercado calçadista e unir toda...

Francal e Ablac se associam para impulsionar mercado calçadista e unir toda a cadeia produtiva

Anúncio

O projeto Francal Ablac Show vai movimentar o setor calçadista o ano todo por meio de uma série de eventos e ações que vão colaborar com o desenvolvimento do setor.  A parceria está criando o Conselho Permanente do Calçado com foco no consumidor e integrado por associações como Ablac, Abicalçados, Assintecal, Abrecal, CICB e a própria Francal Feiras, além de profissionais de outros segmentos do varejo que serão convidados a trocar experiências de boas práticas e desenvolvimento de cadeias.

A primeira ação entre Francal e Ablac é a formação de um grupo de lojistas para visitar a NRF – Retail´s Big Show & Expo 2020, de 12 a 14 de janeiro, em Nova York, nos Estados Unidos. A missão é sob medida para o grupo selecionado, pois o evento é referência em conteúdo e tecnologias para o varejo mundial e visitado por milhares de lojistas de todos os continentes. A expectativa é de que cerca de 40 dirigentes de lojas de todo e o Brasil e empresários participem do projeto, que tem o apoio de fabricantes.

No mês seguinte, fevereiro de 2020, será realizado em São Paulo o pós NRF customizado para o setor de calçados com a participação dos lojistas integrantes da missão internacional e aberto a todo o setor, em que serão apresentadas as novas tendências do varejo e os principais insights evidenciados durante a feira e o congresso em Nova York.

O calendário de ações da Francal Ablac Show para 2020 inclui ainda duas rodadas de negócios regionais, com nova metodologia, em praças a serem definidas. A iniciativa vai pôr frente à frente compradores com indústrias durante três dias de cada rodada, O objetivo é aproximar as redes de lojas dos polos calçadistas e gerar oportunidades de negócios em sintonia com as novas tendências de mercado, que valorizam a reposição periódica de produtos, a cooperação e a redução de custos.

Anúncio

Presença em feiras regionais

A presença da Francal Ablac Show em parceria com algumas feiras regionais é mais uma das ações que consiste em levar conteúdo de alta qualidade com especialistas em diferentes áreas, tais como tecnologia, clusterização, supply chain management, gerenciamento de categoria e visual merchandising, aos lojistas das regiões de abrangência dos eventos. Desta forma, a Francal Ablac Show amplia o acesso dos lojistas a informações relevantes para a gestão de seus negócios, permitindo a obtenção de novos conhecimentos em suas próprias cidades ou regiões de localização, e também colaboram para a profissionalização das feiras regionais, que têm ganhado importância na política de compras do varejo nos últimos anos.

“Vamos promover o debate em torno de temas de interesse do varejo e oferecer soluções consagradas em outros mercados em que atuamos e que podem ser incorporadas ao setor calçadista”, explica Fernando Ruas, diretor de Negócios da Francal, fazendo referência à expertise da Francal em 15 diferentes segmentos econômicos em que promove feiras de negócios atualmente.

Conforme Ruas, o lançamento comercial da Francal Ablac Show ocorrerá no próximo dia 20. Além das iniciativas já definidas, outras deverão ser anunciadas ainda em 2019. “Estamos trabalhando intensivamente e investindo para promover a retomada do ânimo, da confiança e dos negócios do setor calçadista, que é onde a Francal teve início”, finalizou.

Francal Ablac Show em junho de 2020 – Lançamento das coleções primavera-verão

Em junho, de 1° a 3, será realizada a 52ª edição da Francal, agora Francal Ablac Show, no Expo Center Norte, para os lançamentos da principal temporada de vendas do ano – primavera-verão. Em sua edição realizada em junho deste ano, a Francal, com seu novo posicionamento 100% Varejo, proporcionou a milhares de lojistas uma imersão completa no grande universo do consumo, apresentando novas tecnologias, soluções e serviços para o varejo de calçados e acessórios de moda.

Francal Ablac Show em agosto de 2020 – Salão Alto Verão

         Destaque da parceria anunciada em São Paulo é a realização de um novo evento na segunda quinzena de agosto de 2020 para promover negócios das coleções de alto verão, que impulsionam as vendas nas lojas no fim de ano até os primeiros meses de 2021, período em que tradicionalmente os consumidores procuram por novidades e os negócios aumentam nos pontos de vendas.

         Com layout inovador, o Francal Ablac Show – Alto Verão ocorrerá no Expo Center Norte, na capital paulista, com o formato de salão de negócios e estandes padronizados, além de workshop com conteúdo diversos e relevante.

            Inédito no Brasil e baseado em iniciativas do gênero consagradas no exterior, o Francal Ablac Show é uma nova oportunidade de negócios que se insere no calendário anual do setor. Embora relevante em termos de vendas, tanto para fabricantes quanto para lojistas, o alto verão não dispunha até então de um evento que reunisse os dois segmentos e atendesse as demandas específicas do varejo para o período que vai de outubro a março.

“Queremos fortalecer ainda mais nosso papel de fomentar o desenvolvimento de toda a cadeia de calçados, bolsas e acessórios de moda, gerar negócios entre a indústria brasileira e o varejo nacional e internacional e firmar a Francal como a principal plataforma de conexão com o varejo”, explica Abdala Jamil Abdala, presidente da Francal Feiras.

O anúncio da parceria contou com a presença, além de dirigentes da Francal e da Ablac, de empresários da indústria calçadista e diretores de entidades do setor, como Abicalçados, Assintecal, Abrecal e CICB. Os dirigentes foram convidados a integrar o conselho consultivo permanente da sociedade, que deverá reunir-se bimestralmente para definir as principais diretrizes.

“Este dia marca o início de uma nova etapa em nosso setor, que demanda novas ações para enfrentar as dificuldades conhecidas. Há vários anos consecutivos, registra resultados negativos pela falta de comunicação entre indústria, varejo e serviços. Vamos transformar esta realidade em conjunto”, afirmou o presidente da Ablac, Marcone Tavares, na abertura da cerimônia.

Segundo ele, o varejo de calçados registrou queda de 7,2% no faturamento em 2018, em relação a 2017, enquanto outros segmentos, como farmacêutico e e-commerce, cresceram 13% e 11%, respectivamente, o que indica a necessidade de reinventar-se nos próximos para a retomada do crescimento. “A parceria com a Francal vai dar origem a inovações importantes e formas atrativas de atender ao novo consumidor, um dos grandes desafios que se impõem atualmente”, disse Tavares. 

“Quem compra é quem manda e movimenta a cadeia produtiva, que deve convergir para ele. Enquanto o consumidor não compra, ninguém vende”, acrescentou o diretor de negócios da Francal, Fernando Ruas, ao apresentar as ações que integram a parceria com a Ablac.

Um amplo trabalho de comunicação, que se iniciou com a apresentação em São Paulo, vai divulgar a Francal Ablac Show em todo o Brasil nos próximos meses. Tanto dirigentes da Francal quanto da Ablac estarão diretamente envolvidos em um conjunto de ações estratégicas que vai apresentar o novo conceito a fabricantes e lojistas visando assegurar sua presença em São Paulo e nos eventos regionais.

União de expertises em benefício do setor

Parceiras há 15 anos e conectadas no novo consumidor, a Francal Feiras e a Ablac unem suas expertises para propor novos caminhos para o desenvolvimento do setor calçadista. Com sede em São Paulo, a Francal Feiras, maior promotora de eventos de capital nacional do Brasil, possui 15 eventos de diferentes setores, entre eles o calçado com uma das principais feiras de calçados e acessórios no mundo, conectando a indústria brasileira ao varejo e a importadores dos cinco continentes em um grande encontro anual do mercado calçadista. Concentra negócios, moda, conhecimento, soluções e serviços para o varejo em total sintonia com as demandas de um setor em constante transformação.

A Ablac possui cerca de 1,8 mil associados, entre eles a 40 maiores redes de lojas de calçados brasileiras, que reúnem 14 mil pontos de vendas e são responsáveis por cerca de 51% do faturamento do canal. Com forte atuação institucional, a entidade vem ampliando suas atividades nos últimos anos no campo político e, agora, soma-se à Francal para ofertar aos seus associados novas oportunidades de especialização em diferentes áreas do conhecimento, bem como de aquisição de produtos.

Anúncio

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile