A Francal Feiras firmou parceria com a Greener – plataforma de tokenização de ativos focados na pauta ESG – para compensar o carbono de 12 eventos e torná-los mais sustentáveis.
O primeiro cálculo das emissões aconteceu na 39ª Feira Internacional de Brinquedos – Abrin, realizado no começo de março de 2023, no Expo Center Norte, em São Paulo.
A ação é o início de uma série de medidas da empresa em busca de um posicionamento mais sustentável.
Fernando Ruas, diretor de negócios da Francal Feiras, explica que a empresa começou uma jornada sustentável, com o compromisso de zerar a emissão de gases de efeito estufa.
Para tanto, diversas ações estão em implantação tanto no ambiente corporativo quanto nos eventos que organiza.
“Para termos sucesso neste propósito, é de extrema importância contarmos com o envolvimento de expositores e visitantes”, afirma o executivo.
Segundo o executivo, com base no cálculo da Abrin deste ano, as marcas poderão contratar a Greener para a compensação de carbono na edição de 2024.
“A Greener tem uma tecnologia inovadora, onde as pessoas sabem que estão adquirindo algo exclusivo e ajudando na preservação ambiental”, aponta.
“Além de zerar nossas emissões, queremos proporcionar o acesso a este serviço para nossos clientes. Esperamos que usem nas suas operações, de uma forma facilitada, simples e com custo acessível”, completa.
O cálculo de emissões de carbono nos eventos da Francal será realizado pela nova joint venture formada pelas duas empresas Dax Green e Tacet Vere – startup-filha da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Ela fornecerá ferramentas tornarão possível contabilizar as emissões de gases do efeito estufa (GEE), de acordo com o GHG Protocol.
A Greener tem como objetivo manter a preservação de 530 mil hectares de florestas nativas nos estados do Amazonas, Mato Grosso, Pará e Rondônia.
Por isso, Gustavo Ene, presidente executivo da empresa, classifica como importante a parceria com a Francal.
“Ela estimulará práticas sustentáveis e a preservação do meio ambiente em grandes eventos por todo o Brasil, tendo esta iniciativa como exemplo”, explicou.
Outras práticas sustentáveis já estão em uso nos eventos organizados pela Francal e foram intensificados a partir da Abrin 2023, como:
– Devolução de crachás, cestos de coleta seletiva do lixo, incentivo à diminuição do uso de materiais impressos;
– Transfer gratuito para expositores e visitantes de pontos estratégicos para os pavilhões de exposição, entre outros.
“Queremos mostrar ao expositor que práticas sustentáveis geram valor reputacional, ao visitante que ele é parte importante neste processo e que todos ganham no final”, conclui Ruas.