As feiras Bio Brazil Fair | Biofach America Latina e Naturaltech voltam aos pavilhões com uma das suas marcas registradas, a triagem in loco de resíduos durante o evento.
A prática reforça a preocupação da organizadora, a Francal Feiras, em diminuir os impactos ambientais de grandes eventos.
E os números de 2019 atestam o bom resultado da gestão de resíduos da Bio Brazil Fair | Biofach America Latina e Naturaltech.
Naquele ano, foram recicladas 2,4 toneladas de papel, 44 quilos de metal, 16,8 toneladas de plásticos, 10,4 toneladas de papelão e 89 quilos de vidro.
Além disso, 16,4 toneladas de madeiras foram recuperadas e 14,5 toneladas de descartes orgânicos enviados para compostagem.
Essa preocupação já existia anteriormente, mas desde 2005 possuímos um trabalho estruturado de triagem e destinação de resíduos.
“Ações como essa fazem parte nossos eventos há quase duas décadas”, comenta a head de produtos da Bio Brazil Fair | Biofach America Latina e Naturaltech, Valeska Ciré.
“E quando falamos destas feiras, esse trabalho ganha um sentido maior, pois os eventos são vitrine para todo o cuidado que possuímos nesse âmbito, e que se conecta ainda mais com a exposição de produtos orgânicos e naturais”, completa.
Além da gestão de resíduos, a conscientização acontece também em outras duas vias: expositores e visitantes.
Os expositores recebem uma lista de boas práticas sugeridas e o visitante também é orientado a trazer de casa seu kit zero lixo (com copo, guardanapo de pano, talheres reaproveitáveis e garrafas de água).
Na última edição, por meio da parceria com a LC Almeida Ambiental, todo resíduo gerado nas fases de montagem, durante o evento e na desmontagem foi acompanhado e monitorado por profissionais especializados que tratam da logística do descarte, e o material reciclável foi doado a cooperativas de reciclagem.
Foram 55 toneladas de resíduos coletados, 35 toneladas de resíduos reciclados e 60% de lixo compensado.
Os expositores tiveram grande participação, e os mais engajados receberam o SELO VIVA VERDE como forma de reconhecimento de suas atitudes sustentáveis.
DO EVENTO À COOPERATIVA
Enquanto acontece o evento, a cooperativa Central do Tietê realiza a triagem in loco dos resíduos. De lá, o material vai direto para um galpão da entidade.
“Lá, o material é pesado e separado de maneira mais detalhada”, comenta Luiz Almeida, engenheiro ambiental e responsável pela gestão de resíduos em eventos da Francal Feiras.
“Desde 2019, também passamos a fazer a compostagem de tudo aquilo que não foi possível reciclar. Dessa forma, trabalhamos com algo muito próximo a zero resíduos no aterro sanitário”, acrescenta.
Ciré indica que ações como essas nos eventos da Francal Feiras também valorizam a questão socioambiental.
“O trabalho com a Central do Tietê vai além das feiras, minimizando os desafios da comunidade de catadores por meio de doações e outras parcerias”, completa Ciré.
Em 2022 a expectativa da Francal Feiras é reunir 700 expositores do setor de produtos orgânicos e naturais que voltam a ocupar o Anhembi, na capital paulista, entre os dias 8 e 11 de junho.
Os visitantes também terão acesso a uma programação de mais de 120 horas de conteúdo sobre tendências, gestão, marketing, tecnologias e novidades que estão chegando ao mercado.
Serviço:
Data: 8 a 11 de junho
Horário: 10h às 20h (dias 8 e 9, das 10h às 13h, exclusivo para lojistas e profissionais do setor)
Local: Pavilhão de Exposições Anhembi