A TAP é a principal companhia aérea portuguesa, em operação desde 1945 e membro da Star Alliance desde 14 de março de 2005. Tem o seu hub em Lisboa, plataforma privilegiada de acesso na Europa, na encruzilhada entre o continente Africano e a América do Norte e do Sul. Na América do Sul, a TAP é líder de operação ligando Brasil e Europa, com voos diretos à partir de Lisboa e Porto para 12 destinos, extendendo a sua operação a todas as regiões do País: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Francisco Guarisa, Diretor de Marketing da TAP no Brasil, conversou com o Grupo Radar de Comunicação e falou sobre as estratégias de atuação da empresa no País. Confira!
A TAP é hoje o principal elo de ligação entre o Brasil e o continente Europeu. Isto mostra que a estratégia em apostar no mercado brasileiro foi correta?
Na verdade sim, a companhia tem uma estratégia muito bem definida na questão da diversificação dos Hubs aqui no Brasil.
Como foi o processo de mostrar para o mercado que a TAP é hoje referência para quem quer viajar daqui para a Europa?
Com a minha entrada, em 2008, nós intensificamos este trabalho, com o reposicionamento da marca aqui no Brasil, de mostrar esta imagem e tornar aquilo que era real sendo percebido pelo mercado. Acho que é uma estratégia que foi correta e esta dando resultado hoje, de mostrar a empresa como a maior companhia aérea em termos de ligação entre Brasil-Europa. São mais de 80 voos por semana, saindo de Norte a Sul. Hoje atendemos 12 cidades brasileiras.
Qual a importância hoje do Youtube como estratégia de marketing para a companhia?
Fizemos a alguns anos atrás no Brasil um Flashmob em São Paulo e Rio de Janeiro (assista aqui) e outras companhias também fizeram. Hoje patrocinamos um projeto muito interessante, que foi uma proposta discutida há alguns anos atrás que são os “Escapadas de Viagem” (assista aqui).
O que é este projeto?
São Webvídeos que estamos veiculando no Youtube. Já são mais de 6 milhões de views e, no último que lançamos, alcançamos 1 milhão e 200 views em 3 semanas. Isto leva para o nosso site um volume de pessoas que normalmente não iriam.
E a Fan Page da empresa no Facebook, como você avalia este canal?
O Facebook é muito importante, pois com ele nós abrimos um novo canal de comunicação. Um ponto importante é que nele nós não fazemos questão de ter um milhão de pessoas. Atualmente temos 20 e poucos mil, se não me engano. É um número pequeno, mas que para nós é fundamental pois é um público qualificado, que interage conosco, que curte e compartilha, tira dúvidas. Eu brinco que não é um fã “sanguessuga”, que fica esperando promoção para poder interagir. Nosso público quer informação e procuramos atender. Para nós é uma ferramenta muito importante.
E as ações postas em prática aqui no Brasil servem de modelo para as operações da TAP em outros País…
Fico feliz por isto, pois foi uma forma que encontramos para trabalhar e tornar o projeto um pouco diferente. É obvio que isto reverbera. Alguns mercados da TAP já têm trabalhado algumas situações parecidas como as que estamos desenvolvendo no Brasil. Ficamos muito felizes com isto.
Fonte: Entrevista originalmente concedida ao Radar Television, programa de televisão que pertence ao Grupo Radar de Comunicação, detentor do Portal Radar