Anúncio
Início Geral Francisco Guarisa, Diretor de Marketing da TAP no Brasil, fala sobre as...

Francisco Guarisa, Diretor de Marketing da TAP no Brasil, fala sobre as ações da companhia no país

Anúncio

A TAP  é a principal companhia aérea portuguesa, em operação desde 1945 e membro da Star Alliance desde 14 de março de 2005. Tem o seu hub em Lisboa, plataforma privilegiada de acesso na Europa, na encruzilhada entre o continente Africano e a América do Norte e do Sul.   Na América do Sul, a TAP é líder de operação  ligando Brasil e Europa, com voos diretos à partir de Lisboa e Porto para 12 destinos, extendendo a sua operação a todas as regiões do País: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Francisco Guarisa, Diretor de Marketing da TAP no Brasil, conversou com o Grupo Radar de Comunicação e falou sobre as estratégias de atuação da empresa no País. Confira!

A TAP é hoje o principal elo de ligação entre o Brasil e o continente Europeu.  Isto mostra que a estratégia em apostar no mercado brasileiro foi correta?

Na verdade sim, a companhia tem uma estratégia muito bem definida na questão da diversificação dos Hubs aqui no Brasil.

Anúncio

Como foi o processo de mostrar para o mercado que a TAP é hoje referência para quem quer viajar daqui para a Europa?

Com a minha entrada, em 2008, nós intensificamos este trabalho, com o reposicionamento da marca aqui no Brasil, de mostrar esta imagem e tornar aquilo que era real sendo percebido pelo mercado. Acho que é uma estratégia que foi correta e esta dando resultado hoje, de mostrar a empresa como a maior companhia aérea em termos de ligação entre Brasil-Europa. São mais de 80 voos por semana, saindo de Norte a Sul. Hoje atendemos  12 cidades brasileiras.

Qual a importância hoje do Youtube como estratégia de marketing para a companhia?

Fizemos a alguns anos atrás no Brasil um Flashmob em São Paulo e Rio de Janeiro (assista aqui) e outras companhias também fizeram. Hoje patrocinamos um projeto muito interessante, que foi uma proposta discutida há alguns anos atrás que são os “Escapadas de Viagem” (assista aqui).

O que é este projeto?

São Webvídeos que estamos veiculando no Youtube. Já são mais de 6 milhões de views e, no último que lançamos, alcançamos 1 milhão e 200 views em 3 semanas. Isto leva para o nosso site um volume de pessoas que normalmente não iriam.

E a Fan Page da empresa no Facebook, como você avalia este canal?

O Facebook é muito importante, pois com ele nós abrimos um novo canal de comunicação. Um ponto importante é que nele nós não fazemos questão de ter um milhão de pessoas. Atualmente  temos 20 e poucos mil, se não me engano. É um número pequeno, mas que para nós é fundamental pois é um público qualificado, que interage conosco, que curte e compartilha, tira dúvidas. Eu brinco que não é um fã “sanguessuga”, que fica esperando promoção para poder interagir. Nosso público quer informação e procuramos atender. Para nós é uma ferramenta muito importante.

E as ações postas em prática aqui no Brasil servem de modelo para as operações da TAP em outros País…

Fico feliz por isto, pois foi uma forma que encontramos para trabalhar e tornar o projeto um pouco diferente. É obvio que isto reverbera. Alguns mercados da TAP já têm trabalhado algumas situações parecidas como as que estamos desenvolvendo no Brasil. Ficamos muito felizes com isto.

Fonte: Entrevista originalmente concedida ao Radar Television, programa de televisão que pertence ao Grupo Radar de Comunicação, detentor do Portal Radar

Anúncio

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile