O final de semana foi de muito frio na cidade de São Paulo, mas não espantou o público que compareceu em peso para o Shimano Fest 2022.
No total 48.8 mil pessoas acompanharam os quatro dias de atividades (18 a 21 de agosto) no Memorial da América Latina.
Esse número representa um crescimento de 20% em relação a 2019, última vez no formato presencial. Somente o número de profissionais credenciados superou a casa dos 7.200.
Para isso, o festival passou por reformulação estrutural e ganhou uma área de exposição das empresas 60% maior que há três anos, passando de 2.293 m2 para 3.700m2.
Antes mesmo da consolidação do sucesso do evento, o presidente da Shimano Latin America, Fabio Takayanagi – que veio especialmente do Japão –, confirmou a realização da 13° edição, em 2023, prevista para agosto.
Embalados pelo som dos shows musicais no palco principal do evento e exibições de saltos do BMX free style, os visitantes passearam pelos estandes da Expo, que reuniu 230 marcas nacionais e internacionais.
Todos puderam conferir os modelos de bicicletas, componentes e acessórios, aproveitar preços promocionais e se divertir com ativações.
O estande da OGGi, por exemplo, contou com foto 360 graus, túnel de vento para pedalar em uma bike speed e a presença de um robô gigante, tipo Transformers.
A estimativa dos organizadores é que o evento movimentou R$ 45 milhões, aumento de 30% se comparado ao evento presencial anterior.
ATIVAÇÕES
No Test-Ride by Porto, além de experimentar bikes das principais marcas nacionais e importadas, era possível pedalar para, com a força das perdas, movimentar liquidificadores e “bater” o próprio suco.
A Arena Kids by Sram seguiu recebendo crianças de diferentes idades para brincadeiras e atividades, inclusive aquelas que ainda estão aprendendo a se equilibrar sobre duas rodas.
Na Arena Radical, bikers se exibiram em manobras de diferentes níveis de dificuldade.
COMPETIÇÃO
Ciclistas e amantes do universo bike que lotaram a sede do Shimano Fest 2022 neste domingo tiveram a oportunidade de acompanhar a disputa do MTB Short Track by POWERADE.
Guilherme Muller, atual campeão brasileiro de XCM e vice na XCO, foi o mais veloz e, com o tempo de 24min09, conquistou o título da categoria Elite.
Mário Couto Santos ficou com o vice-campeonato, com 24min33, seguido por Pedro Bertallo (24min51).
No feminino, Stefanye Lindolfo, dona de um título da Elite no Paulista XCC e XCO em 2022, conquistou o título do MTB Short Track by POWERADE.
Ela cravou o tempo de 22min13, à frente de Sabrina Oliveira da Silva, que completou o circuito em 22min47, para chegar em segundo; e Patrícia Loureiro, que terminou na terceira colocação, com 23min12.
A categoria Elite distribuiu R$ 13.000,00 entre as disputas masculina e feminina.
DESAFIO MECÂNICO
O tradicional Desafio Mecânico do Shimano Fest teve um campeão inédito. Estreante na disputa, Stefano Andrade Bezerra, de Itabirito, Minas Gerais, levou o título da edição 2022.
A segunda colocação ficou com Gladston Vinícius, seguido por Ianatã Veiga da Silva.
O Shimano Fest 2022 também foi marcado por ações solidárias. Mesmo com a entrada grátis, muita gente atendeu ao pedido da Shimano e levou 1kg de alimento.
No total, foram arrecadadas quatro toneladas, destinadas a entidades assistências, como o orfanato Lar Nossa Senhora Aparecida, que já recebeu os mantimentos.
No Espaço Black, que recebeu empreendedores da bicicleta que representam minorias, o Pedalar, empreendimento de Queimados, região periférica do Rio de Janeiro, conseguiu doações de peças para montar uma bike a partir de um de seus quadros feitos de bambu.
Jaime de la Rica, diretor geral da Shimano Latin America, comemorou o sucesso da retomada do Shimano Fest ao modelo presencial após três anos.
“Realmente a Shimano transformou São Paulo na capital latino-americana da bike nesses quatro dias. O aumento no número de visitantes e volume de negócios atesta que estamos no caminho certo”, afirmou.
“Seguiremos trabalhando para atender esse mercado cada vez melhor, garantindo produtos de qualidade, confiabilidade, segurança, tecnologia e desempenho, como só a Shimano sabe fazer”, finalizou.
Crédito da imagem: Film Up / Shimano Fest