Fundador da Showdesign cita tendências e necessidades para o mercado de eventos no pós pandemia

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Depois de um período difícil devido à pandemia de covid-19, o mercado de eventos ressurge com toda força.

“Os eventos presenciais voltaram ao ritmo. Diria que até um ritmo maior por conta da demanda reprimida. Foram muitos shows e feiras adiados”, conta Rogério Fernandez, especialista em gestão e organização de eventos, fundador e CEO da Showdesign.

De acordo com Fernandez, o ano de 2022 foi positivo para o setor e para a empresa. E houve novidades, herança do período pandêmico.

“Algo que passou a fazer parte dos eventos presenciais foram as lives, o modelo híbrido. Anteriormente as pessoas não aceitavam bem isso”, explica.

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“Hoje, um palestrante pode estar nos Estados Unidos e participar em tempo real de um evento presencial. Já funciona”, completa.

O especialista não acredita em tendências disruptivas para o ano de 2023 no setor de eventos. Para ele, o mercado deve continuar crescendo e fazendo uso de algumas tecnologias, como aquelas do segmento de  games.

“Há uma empresa que em breve vai chegar ao mercado, e que se chama Lab Experience, que vai entregar uma experiencia única em termos de interatividade, projeção e totens”, afirma.

Fernandez explica que algumas tecnologias possibilitam que a pessoa possa tocar, passar por sensores e conseguir informações etc.

“Já acontece no Brasil, mas de forma mais lenta. Há equipamentos que geram possibilidades diferentes para feiras, shows, eventos, mas ainda têm custo alto, poucas empresas têm e mesmo os clientes não estão muito dispostos a investir ainda”, diz ele.

O especialista cita o Metaverso como um exemplo que está em andamento, mas ainda depende muito da parte de hardware para expandir.

Outra necessidade do setor é contar com bons profissionais. Para Fernandez, é fundamental que as empresas da área invistam nas pessoas.

“Dependemos 100% da equipe nesse mercado. Inclusive já cheguei a presenciar eventos que não foram realizados por não terem bons profissionais”, conta.

Ele sugere que treinamento, capacitação e liderança sejam algo fundamental para as empresas do setor investirem.

“Além disso, um conselho que dou para quem quer atuar e ter sucesso na área é amar trabalhar com eventos, amar a profissão”, afirma.

“É apenas assim que você terá comprometimento com a entrega, pois a responsabilidade que temos é enorme. A pessoa não pode trabalhar apenas pelo dinheiro. Dessa forma o negócio não sobrevive”, conclui.