O Futurecom Digital Week, realizado no formato online entre os dias 8 e 11 de novembro, com encerrou sua segunda edição com debates robustos e aprofundados em inúmeros temas.
Sob o mote “Think The Future, Think Ahead”, o evento teve como protagonista a tecnologia de quinta geração (5G) e seus impactos em futuro próximo na sociedade e na economia nacional.
Foram mais de 64 horas de conteúdo, 300 palestrantes e mais de 10 mil visitantes na plataforma de negócios nos quatro dias em que foram realizados o evento online, cheio de experiências imersivas.
Neste ano o evento inovou mais uma vez colocando a grande tendência do momento: o metaverso, ferramenta de imersão e experiência com ampla perspectiva de utilização em várias áreas de negócios, com grande destaque na estratégia presente das Big Techs.
Baseada em uma inédita e nova realidade virtual com foco em experiência imersiva, o Metaverso 1.0 Futurecom foi desenvolvido em parceria com a MCI.
Por meio de um espaço virtual, com simulações de nossa realidade com cenários digitais interativos, os visitantes puderam explorar, aprender, interagir e cumprir missões em quatro ilhas temáticas: Smart City, Agro, Indústria 4.0 e Futurolândia. Um universo onde a tecnologia, conectividade e sustentabilidade fazem parte do dia a dia de todos, transformando a vida de quem convive nestes diferentes espaços.
O lançamento do Metaverso 1.0 Futurecom contou com a participação da futurista americana, Amy Webb, autora de “Os nove titãs da IA”, que destacou a aplicação de tecnologias emergentes e o que as pessoas devem esperar para 2030.
Amy Webb diz que viveremos o “You of Things”, o chamado “Você das Coisas”, e teremos a “Casa das Coisas”, com uma série de máquinas inteligentes, que poderão controlar a utilização de determinados serviços por meio de dispositivos.
O Futurecom Digital Week contou ainda com participações virtuais do ministro das Comunicações, Fábio Faria, e do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTIC), astronauta Marcos Pontes.
Ambos destacaram o marco do leilão 5G e o crescimento da Economia Brasileira a partir do uso de tecnologias de ponta.
Omercado corporativo também esteve representado por altas lideranças do setor de tecnologia, bem como dos segmentos do Agro, da Indústria, do Varejo e de Serviços, além de autoridades das diversas esferas de governo.
“Foram dias de muito conhecimento, relacionamento e conteúdos relevantes sobre temas que norteiam questões de investimento e de estratégia de negócios como 5G, Edge Computing, IoT, Blockchain, entre tantos outros. Atingimos a nossa missão de não apenas apresentar tendências, mas trazer aplicações efetivas com impactos diretos sobre a cadeia de valor de cada segmento”, comemora Hermano Pinto, diretor de Tecnologia de Infraestrutura do Informa Markets.
O executivo encerrou o Futurecom Digital Week com a confirmação da data do Futurecom 2022, que será realizado no São Paulo Expo, de 18 a 20 de outubro do ano que vem.
O organizador aponta que será uma grande jornada de soluções e negócios no modelo híbrido, unindo os ambientes físico, com a presença do público no pavilhão, e também o digital, com um extenso universo de interações.
A plataforma de negócios permanece ativa para interações, conteúdos e debates ao longo de todo o período até o Futurecom 2022, sempre com muitas novidades e oportunidades para todos.