E chegou ao fim mais uma edição da FuturePrint, a maior feira da América Latina para os segmentos de serigrafia, sublimação, comunicação visual e impressão digital têxtil.
O evento foi realizado de 12 a 15 de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo, e recebeu mais de 40.000 visitantes, de 15 países para conhecer as novidades das mais de 600 marcas.
Estes expositores eram de 10 nações diferentes, entre elas, Portugal, Espanha, Itália, Bélgica, Japão, China, Índia, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos e Áustria.
A próxima edição, a 32ª FuturePrint, ocorrerá de 10 a 13 de julho de 2024, e o local se mantém sendo o Expo Center Norte.
Este ano consolidou o eixo de formação proposto pela feira e seguiu com os tradicionais Fórum FuturePrint, Sublimação em Ação, Serigrafia em Ação e Talks FutureTêxtil, recebendo 37 palestrantes durante os quatro dias de evento.
Os temas abordados trouxeram luz a aspectos comerciais, gestão, empreendedorismo, empoderamento feminino e marketing.
Também foram contempladas outras questões da atualidade, como as discussões sobre a utilização de I. A. (Inteligência Artificial) no segmento têxtil e de personalizados.
Preocupada com o desenvolvimento sustentável do mercado, a FuturePrint incorpora a agenda ESG em suas práticas e ações, alinhadas aos ODS da ONU, especificamente os ligados aos temas:
– “Educação de Qualidade”, “Indústria, Infraestrutura e Inovação”, “Cidades e Comunidades Sustentáveis” e “Consumo e Produção Responsáveis”.
A organizadora do evento, a Informa Markets, ocupa o topo do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) e promove um programa amplo de metas para incorporar a sustentabilidade em todos seus eventos e incentivar os clientes a fazerem o mesmo.
Dentro dessas iniciativas, vale destacar a celebração dos expositores e suas montadoras que mais aplicaram conceitos sustentáveis na construção de seus espaços dentro do evento, laureando-os com o Prêmio Estande Sustentável.
Os vencedores foram Flexmag e Bogdan (Categoria Verde – Até 20m²); Plastireal e P4Mix (Categoria Amarelo – de 21 a 49m²), HP do Brasil e Next Eventos (Categoria Azul – 50 a 99m²); e Imprimax e Projetando Eventos (Categoria Branco – Acima de 100m²).
A FuturePrint também ofereceu um espaço exclusivo para auxiliar empresas expositoras e visitantes a encontrarem as melhores condições de financiamento, através da Sala de Crédito.
O evento ainda comportou a 4ª edição do Decor Wrapping, o maior campeonato de envelopamento do segmento, que reuniu 32 competidores que passaram por desafios utilizando a criatividade e a agilidade.
A iniciativa foi uma realização da Imprimax e premiou Henrique Carias Araújo (1º lugar), André William Alves Evangelista (2º lugar) e Rafael Crispim Gomes (3º lugar).