Na última quarta-feira (22) foi celebrada duas décadas da inauguração do FYCMA (Palacio de Ferias y Congresos de Málaga), centro de convenções e exposições que está entre os principais organizadores de feiras na Espanha e um dos locais de congressos mais procurados no sul da Europa.
O espaço abriu as suas portas em 2003 como uma ferramenta alinhada com a abordagem estratégica da cidade de Málaga e desde então realizou um programa que consistiu em um total de mais de 2.600 eventos entre feiras, exposições, congressos, convenções, conferências, concertos e etc.
Esta atividade reuniu mais de 9,3 milhões de pessoas e gerou um impacto económico no ambiente que ultrapassa os 2.020 milhões de euros.
Como organizadora e promotora de feiras, a FYCMA foi responsável nestes 20 anos por mais de 180 eventos e fóruns especializados que contribuíram para a consolidação de Málaga como enclave tecnológico de referência graças ao seu compromisso com a formação profissional eventos da área de inovação, transformação digital e geração de conhecimento.
Esta orientação para conteúdos relacionados com o paradigma da economia digital tem significado também um antes e um depois em feiras emblemáticas do setor como a Simed, a Mediterranean Real Estate Show, ou a H&T, a Hospitality Innovation Show, que teve sua última edição realizada em fevereiro deste ano.
Essas feiras e fóruns profissionais da FYCMA oferecem espaços para geração de negócios e oportunidades, lançamento de projetos disruptivos e estabelecimento de alianças.
Além disso, compartilham uma vocação internacional e o objetivo comum de promover a atração de talento e investimento, buscando a convergência entre as capacidades do tecido produtivo e de pesquisa espanhol e as necessidades do mercado global.
O programa de feiras da FYCMA, próprias e de terceiros, reuniu mais de 32.000 empresas e entidades expositoras desde 2003, ocupando mais de 1,5 milhões de metros quadrados líquidos.
PROVEDORA DE ESPAÇOS E SERVIÇOS PARA MAIS DE 2.280 EVENTOS
Paralelamente a esta iniciativa organizadora, o Palácio tem sido fornecedor de espaços e serviços para mais de 2.280 eventos de organizadores externos.
Com o passar dos anos o espaço tem se adaptado permanentemente aos desafios de cada momento, especialmente nos aspetos relacionados com a digitalização, acessibilidade e sustentabilidade.
No campo digital, por exemplo, a FYCMA avançou nos últimos anos na melhoria da experiência do cliente com a implementação de ‘FYCMA Click’, sua loja online para contratação de móveis e serviços, e o lançamento de um novo tour virtual para facilitar a visualização remota das salas pelos organizadores.
O Palácio também aderiu ao projeto internacional ‘Net Zero Carbon Events’ desde 2021 e possui certificação ISO 20121 para a gestão da sustentabilidade nos eventos.
Da mesma forma, a venue de Málaga iniciou recentemente testes para medir a pegada de carbono com o objetivo de propor alternativas que permitam reduzi-la e compensá-la.
Conforme estabelecido em seu Plano Diretor 2022-2024, o futuro imediato da FYCMA passa por reforçar os esforços para continuar liderando o calendário nacional de eventos relacionados ao campo da inovação e da economia digital, promovendo sua internacionalização e posicionando-se na vanguarda na geração de negócios e a difusão do conhecimento especializado.
A sua estratégia empresarial aposta em um crescimento coerente e sustentado da atividade de base qualitativa, privilegiando as chamadas profissionais com capacidade para amplificar o seu impacto positivo no meio ambiente.