A Gamescom finalmente retornou ao presencial em Colônia, na Alemanha, após dois anos puramente digitais.
Apesar dos desafios específicos no ano de reinício, os organizadores Koelnmesse e a Associação Alemã de Jogos chegaram a uma conclusão positiva do evento.
Cerca de 265.000 visitantes, de mais de 100 países, estiveram no evento. Um milhão de pessoas, em todo o mundo, também acompanharam o programa digital.
Embora isso esteja abaixo dos 373.000 visitantes presenciais registrados em 2019, é uma grande conquista, considerando que os ingressos foram limitados devido à pandemia.
Só no sábado à noite (27), mais de 130 milhões de visualizações foram contabilizadas, desde o grande show de abertura Gamescom: a noite anterior à inauguração.
Apenas 10 minutos após o show de abertura, o evento atingiu o número um nas tendências globais do Twitter.
Cerca de 100 expositores de 53 países passaram por todo o site. Com uma quota de 75 por cento, até agora, vieram ainda mais expositores do que o habitual do estrangeiro.
Felix Falk, Diretor Administrativo da associação alemã da indústria de jogos, mencionou que o evento superou as expectativas da organização.
“Apesar dos desafios especiais que todas as pessoas envolvidas neste ano enfrentam, a atmosfera única em que as pessoas viveram desde o primeiro dia foi muito bonita”, celebrou.
“Depois de mais de dois anos com eventos digitais exclusivos, a alegria de encontros reais no setor e na comunidade foi grande. A Gamescom 2022 foi o maior desafio de todos os tempos”, completou.
Falk acrescentou que, com esse retorno presencial, combinado com a oferta digital expandida da feira, o evento tem a chance ideal de ter sucesso em um futuro híbrido.