A GL events Brasil e seus parceiros apresentaram nesta quinta-feira (14) ao prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, detalhes da nova arena multiuso do Anhembi.
A Arena São Paulo, com capacidade para 20 mil pessoas, receberá um investimento de cerca de R$ 500 milhões e conclusão prevista para 2024.
O novo espaço começará a ser erguido no segundo semestre de 2022 através de uma parceria da GL events com a Live Nation Entertainment e a Oak View Group (OVG).
“Hoje é um dia histórico para a nossa cidade porque damos início à implementação do projeto da Arena São Paulo com as três melhores empresas do mundo nos segmentos em que atuam”, celebrou Nunes.
“Vamos construir a melhor arena da América Latina. Será um grande empreendimento para a cidade de São Paulo e para o mundo”, completou.
Parte do projeto DISTRITO ANHEMBI, a arena multiuso, será gerida pelas duas maiores empresas do mercado global de entretenimento Live Nation e a OVG.
A Live Nation, que promove a maioria das grandes turnês internacionais e produz centenas de festivais de música pelo mundo como o Rock in Rio, Lollapalooza e turnês internacionais.
“Como líderes na indústria global do entretenimento ao vivo, entendemos que esse investimento em uma arena de nível mundial será estratégico para intensificar nossos planos de expansão na América Latina”, explicou Michael Rapino, CEO da Live Nation Entertainment.
A Arena será projetada pelo escritório de arquitetura Gensler e terá como referência as arenas desenvolvidas pela OVG em Seattle, Nova York, Califórnia e Manchester, no Reino Unido.
O local contará com recursos inovadores, incluindo programas de sustentabilidade ambiental, assentos VIP, espaços de hospitalidade, diversas ofertas de restaurantes e tecnologia acústica de última geração.
“Estamos honrados em incluir São Paulo em nosso portfólio global e esperamos trabalhar com a GL events e a Live Nation para transformar o DISTRITO ANHEMBI no maior destino de entretenimento da América Latina”, comentou Tim Leiweke, CEO da OVG.
Olivier Ginon, CEO global da GL events, se mostrou entusiasmados em ter a Live Nation e VG como parceiras neste projeto importante para o setor de eventos na capital paulista.
“O entretenimento é o principal componente do DISTRITO ANHEMBI. Vamos potencializar sinergias entre a arena e outros espaços que operamos no Brasil, como a Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro”, acrescentou.
DISTRITO ANHEMBI
A construção da arena marca o primeiro passo para a modernização do ANHEMBI em seus 50 anos de história.
A expectativa do concessionário é que o projeto DISTRITO ANHEMBI despontará como o mais novo bairro de São Paulo, revitalizando não só o local, como também o seu entorno.
Com um programa de investimentos imobiliários de mais de R$ 1 bilhão, o complexo vai se tornar referência mundial para sediar eventos de todos os tipos e portes.
O projeto contempla, além da arena multiuso e de um centro de convenções de grande porte, a construção de empreendimentos com vocações comerciais/corporativos; hotel; hospital; centros comerciais e projetos de inovação.
O Anhembi, que ocupa uma área de 382,5 mil m² em uma localização estratégica de São Paulo, ganhará também um complexo audiovisual com estúdios para filmes, streaming, publicidade e games.
O ANHEMBI
Pelo plano de negócios, o concessionário deverá promover o reposicionamento do complexo a fim de trazer o Anhembi de volta ao mercado de eventos e convenções internacionais.
Os estudos referenciais apontam obrigações para ampliação e diversificação de áreas locáveis, como o aumento da área de convenções em cerca de 24 mil m² locáveis, com a instalação de plenária para cerca de 5 mil pessoas e construção de 8 mil m² em salas modulares.
O objetivo é não apenas revitalizar o Anhembi como desenvolver o seu entorno, estimulando o turismo e incentivando a renovação urbana de uma importante região da cidade.
Além da requalificação dos equipamentos atuais, o modelo foi idealizado para que o concessionário explore empreendimentos associados e atividades comerciais.
Isso desde que eles tenham sinergia e complementariedade de serviços, como agências bancárias, casas de espetáculo, arena multiuso, farmácias, conveniências, hotéis e flats, estacionamentos, entre outros.
No plano de negócios também está previsto um boulevard na atual área do estacionamento.
Toda operação, manutenção e gestão dos espaços já existentes do complexo Anhembi ficarão sob responsabilidade da GL events.
O Sambódromo precisa ter 75 dias de utilização preferencial garantidos para a Prefeitura de São Paulo, como o período de realização do Carnaval e outros eventos.
Após os 30 anos de vigência, todos os ativos retornam para a SPTuris, sem ter onerado recursos públicos.
O site oficial da Arena é http://arenasaopaulo.com.br/ .
Na foto: Brian Kabatznick (VP Executivo da OVG), Olivier Ginon (GL events), prefeito Ricardo Nunes, Milena Palumbo (CEO GL events Brasil) e Rafael Lazarini (Head of Business Development & Advisor LATAM da Live Nation).