GL events tem agenda consistente para 2022

Eventos em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador vão contribuir para a economia local e desenvolvimento dos destinos

Quase dois anos sem eventos em todo o país, o mercado agora vive uma expectativa mais concreta sobre a retomada das agendas de shows, congressos corporativos e eventos técnico-científico.

A consolidação da vacinação e uma sinalização positiva da economia impulsionam marcas, empresas e associações a buscar novamente a conexão presencial com seus públicos. Planos deixam de ser somente planos e agora já se refletem em negociação e confirmação. 

Um dos principais players do mercado de eventos no mundo, a multinacional francesa GL events retomou grande parte de seu calendário global e agora acompanha o aquecimento do setor no Brasil.

A multinacional oferece soluções completas para o setor e contribui para o desenvolvimento dos destinos onde atua, fomentando toda a cadeia de turismo de negócios e entretenimento.

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Seus equipamentos na capital paulista, no Rio de Janeiro, em Santos e em Salvador têm pelo menos 130 eventos confirmados até dezembro, com uma parcela considerável de congressos e encontros corporativos – aposta importante na captação da GL events, já que este tipo de evento é um propulsor da economia local.

Segundo dados do Ministério do Turismo (MTur), um congressista nacional gasta em torno de US$ 75 por dia – cerca de R$ 350, com a cotação atual do dólar. Já um congressista internacional deixa nas cidades em torno de US$200 – o equivalente a R$ 940. CEO da GL events no Brasil, Milena Palumbo diz que o ‘destino Brasil’ ainda é muito representativo porque tem excelentes equipamentos e infraestrutura adequada para receber principais congressos do mundo.

Por isso, os escritórios internacionais da companhia também já estão voltando a trabalhar comercialmente para a captação de congressos médicos e científicos para o Brasil, usando toda a expertise de mais de 40 anos da multinacional, que opera em 27 países.

“A GL events trabalha para reunir as pessoas e estes últimos anos foram muito desafiadores para todos nós. Estamos mais otimistas e trabalhando com bastante dedicação para entregar as melhores experiências aos nossos parceiros e clientes”, diz Milena. “Não só acreditamos na recuperação do setor como pretendemos seguir com a ampliação de nossa atuação no Brasil porque entendemos há várias possibilidades de negócios para consolidar o país como o principal hub de eventos da América Latina”, afirma ela.

Para Milena, há uma série de iniciativas importantes adotadas pelo governo federal para atração de turistas, mas a publicidade de massa ainda é muito voltada para o turismo de lazer, sem articulação estratégica definida para atração e captação de grandes produções e congressos internacionais – como já ocorre em outros países.

Ela afirma que é preciso identificar em que clusters o Brasil tem potencial diferencial para atacar esse ecossistema como um todo, a exemplo da Costa Rica, que explora significativamente seu potencial no mercado audiovisual através do fomento e promoção de seu próprio governo.

“O mundo está cada vez mais nichado e precisamos explorar melhor essa característica. Para cada segmento, o Brasil deveria implementar uma agenda estruturada de atração e captação, como roadshows muito bem planejados, produção de materiais de promoção, interlocução com os players locais participação em eventos especializados de cada segmento”, acredita.

Agenda 2022

 No calendário deste ano, estão o Congresso Brasileiro de Algodão e o Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva no Centro de Convenções Salvador, que está com a agenda com ocupação máxima nos meses de agosto e novembro. Os eventos confirmados e em negociação devem movimentar cerca de R$ 100 milhões. A capital baiana também receberá a Bienal do Livro Bahia, evento realizado pela GL events, entre 10 e 15 de novembro, que deve receber mais de cem mil pessoas, reunindo as principais editoras do mercado, autores renomados e formadores de opinião em uma programação cultural para toda família.  
Em São Paulo, o São Paulo Expo e o Distrito Anhembi estão localizados em regiões que devem receber o maior número de pessoas de toda a capital paulista, com quase 7 milhões de participantes em mais de 100 eventos cadastrados, segundo o levantamento realizado pelo Visit São Paulo, do São Paulo Convention & Visitor Bureau. No São Paulo Expo, entre os eventos confirmados estão Expo Postos, Estetika, Wecome Tomorrow e CCXP.   
 Já no Distrito Anhembi, há uma maior diversidade entres feiras de negócios, congressos e grandes shows. Até dezembro, o local recebe o show da Dualipa, além da Campus Party, Arena Cross, ORTO 2022, IN2022, FARMARCAS 2022, Knofest, Congresso ABRAPE e o Primavera Sound.  
Em Santos, o Blue Med Convention Center é um importante espaço para gerar negócios, empregos e renda tanto para a cidade quanto para a região. Com 30 mil metros quadrados de área construída, abrangendo a Praça Almirante Gago Coutinho e parte de um terreno cedido pela União, a venue contém um pavilhão de feiras e exposições e um salão de eventos, onde deve receber este ano a Gran Expo – Encontro de Empreendedores, Congresso Latino Americano de Portos e os shows de Ana Vitória, Marisa Monte e Roupa Nova.   
 No Rio de Janeiro, Jeunesse Arena, um dos principais espaços multiuso do mundo, terá shows de grandes artistas nacionais e internacionais ocupando todos os sábados até o fim do ano, como Milton Nascimento, Michael Bublé, Harry Styles, Slipknot e Billie Eilish, além de competições de e-sports.
Já o Riocentro, importante complexo de eventos do país, traz desde o CVDL – Congresso Veterinário de Leon que acontecerá na cidade por 10 anos até apresentação do Cirque de Soleil, marcada para novembro. Sua estrutura com estúdios também garante receita com a locação dos espaços para gravação de programas e encontros corporativos que reúnam diversas praças.  

Conteúdo de Marca

Este conteúdo é uma produção da Danthi Comunicações para a GL events Brasil e não faz parte do conteúdo jornalístico do Portal Radar